A “ranzinzice” te pegou?

A convivência com as coisas chatas do cotidiano vão minando nossa paciência podendo nos transformar em verdadeiros ranzinzas. Temos que tomar muito cuidado!

Quanto mais amadurecemos mais nos tornamos críticos, exigentes e seletivos. É a ordem natural da vida. Talvez o ônus da experiência ou até mesmo o preço da evolução, diria. Alguns, porém, extrapolam e, de tão críticos, atingem a patente de “ranzinza”. Ranzinzice é um tipo de status adquirido com a convivência com os chatos da vida e suas teorias, hábitos e modos igualmente chatos. O chato é uma entidade em ascensão no mundo.

A intolerância com as coisas chatas do cotidiano, em qualquer âmbito da convivência, vai minando nossa paciência e, sem que notemos, vai nos tornando ranzinzas. Quem de nós não está de saco cheio com o “Lula livre”, ou com “Quem matou Marielle?” ou ainda “Fora Bozo!”. Ninguém aguenta! E aí, meus amigos, eis que surge, altaneiro, o “estado de ranzinzice” que vem afetando os mortais desse início de século.

Confesso que fui atingido por esse “vírus” e passo a dividir com vocês algumas de minhas muitas prevenções contra certas chatices que aguçam a latência de minha ranzinzice. Uma delas, de ordem religiosa. Ontem fomos à uma celebração de Bodas de Ouro. Com todo respeito à fé, que me perdoem as crenças e os crentes de qualquer credo, mas dar as mãos aos vizinhos de banco nas diversas e diferentes igrejas e abraçá-los desejando paz e amor é algo, no mínimo, constrangedor. Se ficasse apenas entre os vizinhos da direita e da esquerda seria apenas chato. Mas tem “irmãos” que deixam seus lugares, duas a três filas à frente, e saem abraçando a igreja inteira. Isso extrapola o entendimento. É chato demais!

Aproveitando esse ensejo, fico encafifado com o beijinho que a maioria das pessoas dá no dedo indicador da mão direita logo após fazerem o sinal da Cruz. Também me pergunto o que representa repetir o gesto, sempre por três vezes e rapidamente. Por que não duas ou quatro e mais pausadamente? Não acho ruim. Apenas queria saber. E aí me pergunto: curiosidade pura e simples ou pródromos de ranzinzice em fase inicial?

Mudando de foco, embora os gestos de fé acima tenham tudo a ver com eles, uma coisa que muito me intriga é a necessidade que têm os jogadores de futebol de fazerem média com suas escolhidas beijando a aliança na comemoração do gol. Acho de uma breguice transoceânica! E o coraçãozinho feito com as mãos, arrancado do peito e jogado em direção à torcida? É de doer! A bola por debaixo da camisa simulando uma gravidez prefiro não comentar sob pena da minha inspiração desaparecer e não conseguir concluir essa crônica.

Voltando às Bodas de ontem. Tenho convicção que aqueles que prendem a ponta da gravata por dentro da calça dificilmente alcançarão o reino do céu. Muito menos aqueles que a deixam acima do umbigo, parecendo mais um babador do que propriamente uma gravata. É dose!

Não tenho nenhuma dúvida de que nada nos fortalece mais espiritualmente do que ter paciência com prolixos, estes mesmos que ao serem cumprimentados respondem explicando, nos mínimos detalhes, porque estão bem ou mal. E quando falam nos segurando ou apertando ou ainda empurrando, a certeza absoluta da nossa salvação é irreversível.

Mais uma das Bodas. Querem algo mais grotesco do que assistir ou conviver com pessoas que mascam chicletes e com a boca semi-aberta? E em plena festa? E, quando passam dos cinqüenta com a mesma mania, como ontem, aí é mais grotesco ainda. Vide o campeoníssimo técnico Abel Braga e tantos outros seguidores deste hábito tão “lindo”. Tenho a impressão que todo mascador de chicletes cumprimenta com aquela mão mole durante um aperto de mão, outro hábito que só Freud explica, além de constranger os de mão forte. Tive vontade de comprovar mas Thaïs não deixou.

Alguns vícios de vernáculo são, no mínimo, intrigantes. Refiro-me àquelas pessoas que quando falamos “´Muito obrigado” respondem com um “Imagina!” Imagina o quê, meu Deus? Não é implicância, juro. É algo intangível. Um despropósito, diria. Pior do que isso é quem se despede mandando um “beijo no coração”. Permitam-me: não há nada mais “démodé” nessa vida de meu Deus. Recebemos um ontem e temos certeza que foi sincero. Mas não muda minha opinião.

E por aí vai! Com ranzinzice ou sem ranzinzice, o importante é ser feliz. E eu sou!!!

*Carlos Eduardo Leão é médico e cronista

Total
0
Shares
0 comments
Deixe um comentário

Emoji Keyboard

Smileys

😀
😁
😂
🤣
😃
😄
😅
😆
😉
😊
😋
😎
😍
😘
😗
😙
😚
🙂
🤗
🤩
🤔
🤨
😐
😑
😶
🙄
😏
😣
😥
😮
🤐
😯
😪
😫
😴
😌
😛
😜
😝
🤤
😒
😓
😔
😕
🙃
🤑
😲
☹️
🙁
😖
😞
😟
😤
😢
😭
😦
😧
😨
😩
🤯
😬
😰
😱
😳
🤪
😵
😡
😠
🤬
😷
🤒
🤕
🤢
🤮
🤧
😇
🤠
🤡
🤥
🤫
🤭
🧐
🤓
😈
👿
👹
👺
💀
👻
👽
🤖
💩
😺
😸
😹
😻
😼
😽
🙀
😿
😾

People

👶
👦
👧
👨
👩
👴
👵
👨‍⚕️
👩‍⚕️
👨‍🎓
👩‍🎓
👨‍⚖️
👩‍⚖️
👨‍🌾
👩‍🌾
👨‍🍳
👩‍🍳
👨‍🔧
👩‍🔧
👨‍🏭
👩‍🏭
👨‍💼
👩‍💼
👨‍🔬
👩‍🔬
👨‍💻
👩‍💻
👨‍🎤
👩‍🎤
👨‍🎨
👩‍🎨
👨‍✈️
👩‍✈️
👨‍🚀
👩‍🚀
👨‍🚒
👩‍🚒
👮
👮‍♂️
👮‍♀️
🕵️‍♂️
🕵️‍♀️
💂‍♂️
💂‍♀️
👷‍♂️
👷‍♀️
🤴
👸
👳‍♂️
👳‍♀️
👲
🧕
🧔
👱
👱‍♂️
👱‍♀️
🤵
👰
🤰
🤱
👼
🎅
🤶
🧙‍♀️
🧙‍♂️
🧚‍♀️
🧚‍♂️
🧛‍♀️
🧛‍♂️
🧜‍♀️
🧜‍♂️
🧝‍♀️
🧝‍♂️
🧞‍♀️
🧞‍♂️
🧟‍♀️
🧟‍♂️
🙍
🙍‍♂️
🙍‍♀️
🙎
🙎‍♂️
🙎‍♀️
🙅
🙅‍♂️
🙅‍♀️
🙆‍♂️
🙆‍♀️
💁‍♂️
💁‍♀️
🙋
🙋‍♂️
🙋‍♀️
🙇
🙇‍♂️
🙇‍♀️
🤦
🤦‍♂️
🤦‍♀️
🤷
🤷‍♂️
🤷‍♀️
💆
💆‍♂️
💆‍♀️
💇
💇‍♂️
💇‍♀️
🚶
🚶‍♂️
🚶‍♀️
🏃
🏃‍♂️
🏃‍♀️
💃
🕺
👯
👯‍♂️
👯‍♀️
🧖‍♀️
🧖‍♂️
🕴
🗣
👤
👥
👫
👬
👭
💏
👨‍❤️‍💋‍👨
👩‍❤️‍💋‍👩
💑
👨‍❤️‍👨
👩‍❤️‍👩
👪
👨‍👩‍👦
👨‍👩‍👧
👨‍👩‍👧‍👦
👨‍👩‍👦‍👦
👨‍👩‍👧‍👧
👨‍👨‍👦
👨‍👨‍👧
👨‍👨‍👧‍👦
👨‍👨‍👦‍👦
👨‍👨‍👧‍👧
👩‍👩‍👦
👩‍👩‍👧
👩‍👩‍👧‍👦
👩‍👩‍👦‍👦
👩‍👩‍👧‍👧
👨‍👦
👨‍👦‍👦
👨‍👧
👨‍👧‍👦
👨‍👧‍👧
👩‍👦
👩‍👦‍👦
👩‍👧
👩‍👧‍👦
👩‍👧‍👧
🤳

Handsigns

💪
👈
👉
☝️
👆
🖕
👇
✌️
🤞
🖖
🤘
🖐
👌
👍
👎
👊
🤛
🤜
🤚
👋
🤟
✍️
👏
👐
🙌
🤲
🙏
🤝
💅
👂
👃
👣
👀
👁
🧠
👅
👄
💋

Clothing

👓
🕶
👔
👕
👖
🧣
🧤
🧥
🧦
👗
👘
👙
👚
👛
👜
👝
🎒
👞
👟
👠
👡
👢
👑
👒
🎩
🎓
🧢
💄
💍
🌂
💼

Animals

🐶
🐱
🐭
🐹
🐰
🦊
🐻
🐼
🐨
🐯
🦁
🐮
🐷
🐽
🐸
🐵
🙈
🙉
🙊
🐒
🐔
🐧
🐦
🐤
🐣
🐥
🦆
🦅
🦉
🦇
🐺
🐗
🐴
🦄
🐝
🐛
🦋
🐌
🐚
🐞
🐜
🕷
🕸
🐢
🐍
🦎
🦂
🦀
🦑
🐙
🦐
🐠
🐟
🐡
🐬
🦈
🐳
🐋
🐊
🐆
🐅
🐃
🐂
🐄
🦌
🐪
🐫
🐘
🦏
🦍
🐎
🐖
🐐
🐏
🐑
🐕
🐩
🐈
🐓
🦃
🕊
🐇
🐁
🐀
🐿
🐾
🐉
🐲
🌵
🎄
🌲
🌳
🌴
🌱
🌿
☘️
🍀
🎍
🎋
🍃
🍂
🍁
🍄
🌾
💐
🌷
🌹
🥀
🌻
🌼
🌸
🌺
🌎
🌍
🌏
🌕
🌖
🌗
🌘
🌑
🌒
🌓
🌔
🌚
🌝
🌞
🌛
🌜
🌙
💫
⭐️
🌟
⚡️
🔥
💥
☄️
☀️
🌤
⛅️
🌥
🌦
🌈
☁️
🌧
🌩
🌨
☃️
⛄️
❄️
🌬
💨
🌪
🌫
🌊
💧
💦
☔️

Food

🍏️
🍎️
🍐️
🍊️
🍋️
🍌️
🍉️
🍇️
🍓️
🍈️
🍒️
🍑️
🍍️
🥝️
🥑️
🍅️
🍆️
🥒️
🥕️
🌽️
🌶️
🥔️
🍠️
🌰️
🥜️
🍯️
🥐️
🍞️
🥖️
🧀️
🥚️
🍳️
🥓️
🥞️
🍤️
🍗️
🍖️
🍕️
🌭️
🍔️
🍟️
🥙️
🌮️
🌯️
🥗️
🥘️
🍝️
🍜️
🍲️
🍥️
🍣️
🍱️
🍛️
🍚️
🍙️
🍘️
🍢️
🍡️
🍧️
🍨️
🍦️
🍰️
🎂️
🍮️
🍭️
🍬️
🍫️
🍿️
🍩️
🍪️
🥛️
🍼️
☕️️
🍵️
🍶️
🍺️
🍻️
🥂️
🍷️
🥃️
🍸️
🍹️
🍾️
🥄️
🍴️
🍽️

Activities

⚽️️
🏀️
🏈️
⚾️️
🎾️
🏐️
🏉️
🎱️
🏓️
🏸️
🥅️
🏒️
🏑️
🏏️
⛳️️
🏹️
🎣️
🥊️
🥋️
⛸️
🎿️
⛷️
🏂️
🏋️‍♀️️
🏋️️
🤺️
🤼‍♀️️
🤼‍♂️️
🤸‍♀️️
🤸‍♂️️
⛹️‍♀️️
⛹️️
🤾‍♀️️
🤾‍♂️️
🏌️‍♀️️
🏌️️
🏄‍♀️️
🏄️
🏊‍♀️️
🏊️
🤽‍♀️️
🤽‍♂️️
🚣‍♀️️
🚣️
🏇️
🚴‍♀️️
🚴️
🚵‍♀️️
🚵️
🎽️
🏅️
🎖️
🥇️
🥈️
🥉️
🏆️
🏵️
🎗️
🎫️
🎟️
🎪️
🤹‍♀️️
🤹‍♂️️
🎭️
🎨️
🎬️
🎤️
🎧️
🎼️
🎹️
🥁️
🎷️
🎺️
🎸️
🎻️
🎲️
🎯️
🎳️
🎮️
🎰️

Travel

🚗
🚕
🚙
🚌
🚎
🏎
🚓
🚑
🚒
🚐
🚚
🚛
🚜
🛴
🚲
🛵
🏍
🚨
🚔
🚍
🚘
🚖
🚡
🚠
🚟
🚃
🚋
🚞
🚝
🚄
🚅
🚈
🚂
🚆
🚇
🚊
🚉
🚁
🛩
✈️
🛫
🛬
🚀
🛰
💺
🛶
⛵️
🛥
🚤
🛳
🚢
⚓️
🚧
⛽️
🚏
🚦
🚥
🗺
🗿
🗽
⛲️
🗼
🏰
🏯
🏟
🎡
🎢
🎠
🏖
🏝
🏔
🗻
🌋
🏜
🏕
⛺️
🛤
🛣
🏗
🏭
🏠
🏡
🏘
🏚
🏢
🏬
🏣
🏤
🏥
🏦
🏨
🏪
🏫
🏩
💒
🏛
⛪️
🕌
🕍
🕋
🗾
🎑
🏞
🌅
🌄
🌠
🎇
🎆
🌇
🌆
🏙
🌃
🌌
🌉
🌁

Objects

⌚️
📱
📲
💻
⌨️
🖥
🖨
🖱
🖲
🕹
🗜
💽
💾
💿
📀
📼
📷
📸
📹
🎥
📽
🎞
📞
☎️
📟
📠
📺
📻
🎙
🎚
🎛
🕰
⌛️
📡
🔋
🔌
💡
🔦
🕯
🗑
🛢
💸
💵
💴
💶
💷
💰
💳
💎
⚖️
🔧
🔨
🛠
🔩
⚙️
🔫
💣
🔪
🗡
⚔️
🛡
🚬
⚰️
⚱️
🏺
🔮
📿
💈
⚗️
🔭
🔬
🕳
💊
💉
🌡
🚽
🚰
🚿
🛁
🛀
🛎
🔑
🗝
🚪
🛋
🛏
🛌
🖼
🛍
🛒
🎁
🎈
🎏
🎀
🎊
🎉
🎎
🏮
🎐
✉️
📩
📨
📧
💌
📥
📤
📦
🏷
📪
📫
📬
📭
📮
📯
📜
📃
📄
📑
📊
📈
📉
🗒
🗓
📆
📅
📇
🗃
🗳
🗄
📋
📁
📂
🗂
🗞
📰
📓
📔
📒
📕
📗
📘
📙
📚
📖
🔖
🔗
📎
🖇
📐
📏
📌
📍
✂️
🖊
🖋
✒️
🖌
🖍
📝
✏️
🔍
🔎
🔏
🔐
🔒
🔓

Symbols

❤️
💛
💚
💙
💜
🖤
💔
❣️
💕
💞
💓
💗
💖
💘
💝
💟
☮️
✝️
☪️
🕉
☸️
✡️
🔯
🕎
☯️
☦️
🛐
♈️
♉️
♊️
♋️
♌️
♍️
♎️
♏️
♐️
♑️
♒️
♓️
🆔
⚛️
☢️
☣️
🉑
📴
📳
🈶
🈚️
🈸
🈺
🈷️
✴️
🆚
💮
🉐
㊙️
㊗️
🈴
🈵
🈹
🈲
🅰️
🅱️
🆎
🅾️
🆑
🆘
⭕️
🛑
⛔️
📛
🚫
💯
💢
♨️
🚷
🚯
🚳
🚱
🔞
📵
🚭
❗️
‼️
⁉️
🔅
🔆
〽️
⚠️
🚸
🔱
⚜️
🔰
♻️
🈯️
💹
❇️
✳️
🌐
💠
Ⓜ️
🌀
💤
🏧
🚾
♿️
🅿️
🈳
🈂️
🛂
🛃
🛄
🛅
🚹
🚺
🚼
🚻
🚮
🎦
📶
🈁
🔣
ℹ️
🔤
🔡
🔠
🆖
🆗
🆙
🆒
🆕
🆓
0️⃣
1️⃣
2️⃣
3️⃣
4️⃣
5️⃣
6️⃣
7️⃣
8️⃣
9️⃣
🔟
🔢
#️⃣
*️⃣
▶️
◀️
🔼
🔽
➡️
⬅️
⬆️
⬇️
↗️
↘️
↙️
↖️
↕️
↔️
↪️
↩️
⤴️
⤵️
🔀
🔁
🔂
🔄
🔃
🎵
🎶
✖️
💲
💱
™️
©️
®️
〰️
🔚
🔙
🔛
🔝
✔️
☑️
🔘
⚪️
⚫️
🔴
🔵
🔺
🔻
🔸
🔹
🔶
🔷
🔳
🔲
▪️
▫️
◾️
◽️
◼️
◻️
⬛️
⬜️
🔈
🔇
🔉
🔊
🔔
🔕
📣
📢
👁‍🗨
💬
💭
🗯
♠️
♣️
♥️
♦️
🃏
🎴
🀄️

Clocks

🕐
🕑
🕒
🕓
🕔
🕕
🕖
🕗
🕘
🕙
🕚
🕛
🕜
🕝
🕞
🕟
🕠
🕡
🕢
🕣
🕤
🕥
🕦
🕧

  1. Leão, boa tarde ! Sou fã de suas crônicas ! Eu dizia antigamente que se o Lula fosse eleito eu mudaria pro Canadá ??, evidentemente sem poder, pois eu sabia que ia dar em merda !!!
    José Maurício

  2. Concordo: pois quanto mais escusos ospensamentos ou atitudes, quero sigilos e votos fechados (anô imos) … precisamos de muita paciência para mudar o comportamento da nossa sociedade, que é imediatista, sem persistência e de curta lembrança.
    Abrss

  3. Caro Leão, verdadeira fera. Tive o prazer de conhecer, hoje, sua mãe Marlene, amiga de minha esposa na hidroginástica. Eu gostaria muito de ter escrito essa pérola. Estamos juntos. Atenção redobrada com os toffolis da vida. Grande e forte abraço. Boa Páscoa

  4. Parabéns Cadu, como sempre inteligente, lúcido para nos ajudar a tolerar sem exaltar. Temos que agir com inteligência e ajudar no que for possível nosso governo realizar nossos sonhos. Forte abraço
    Ellos

  5. Não querendo polemizar, mas o governo Bolsonaro parece muito eficiente: não precisa adversários, já traz embutida sua própria oposição. Quanto lambança e contradição! Eu também era esperançoso… Henrique Radwanski

  6. Nossa! BOM DEMAIS! Falou e disse. É necessário que continue escrevendo. Vou até elevar meu pedido ao “Divino Espírito Santo” para que continue te iluminando. Nossos votos de Feliz Páscoa para você e família. Angelina

  7. Cadú – concordo com você, e há tempos tomei minha decisão: já disse o que tinha de dizer. Agora, a pedra já está rolando e não serão três ou quatro capas pretas, associados à ratazana que nem raticidas tira do Congresso, que vai impedi-la de rolar. Talvez dar alguns pulinhos, mas continuará em frente. Nas minhas crônicas no DT, já mergulho em águas mais serenas. Na verdade, sem perder de vista o Planalto Central, mas de soslaio. Feliz Páscoa com Thais e meninas! Evaldo

  8. Amei thuthuca.
    Lembra que fiquei um ano fora das grandes partidas. Pois é eu estava em treinamento de patriotismo no exército brasileiro. Sou tenente da reserva, meu número era 17(aluno). Parabéns! Leo

  9. Cadu
    Obrigado pela bela leitura que reflete os 100 dias de cada pensante brasileiro com um mínimo de coerência . Continue sua bela trajetória . Beijo e Feliz Páscoa a todos !!!
    Benja

  10. [quote=Anônimo]????? Continue com sua militância que se transforma em nossa!
    Há muito descobri q debater com esquerdista é como tentar amansar uma zebra selvagem! Inútil! Não o faço mais!
    Melhora substancial em minha qualidade de vida????? Alexandre Garcia [/quote]

  11. Bom dia!
    Acabo de ler!!!
    Como dizem os operadores do mercado financeiro quando acertam a alta do preço de determinada ação:
    “No cú do mosquito!!!!”
    Parabéns!!!!
    É exatamente isso!!!!
    É igualzinho à questão da seca do Nordeste!!!!
    Nunca vai acabar, porque tem um milhão de FDP que vivem dela, diuturnamente,explorando à exaustão o povo sofrido que lá habita!!!
    Vc meu amigo é corajoso o suficiente para colocar a nú essa esquerda maldita que quer, é sempre quis, manter o Brasil no mais completo atraso para repartir o butim com a “companheirada” tosca e iletrada!!!
    Vc me representa!!!
    #acordaBrasil!!!
    #forçacapitão!!!
    #libertasquaeseratamem!!!
    #tamosjuntos!!!!

    PRONTO FALEI!!!!
    ABS FRATERNOS

    Gustavo Mercadante

  12. Parabéns pelos cem dias!!!
    Como sempre, a crônica de hoje está ótima!!!
    Repassando!!!
    Feliz Páscoa para você e sua família, que seja cheia de renascimento das nossas esperanças no Brasil melhor!!!! Ressurreição de valores de dignidade!!!
    Abraços. Felet

  13. Continue com sua militância que se transforma em nossa!
    Há muito descobri q debater com esquerdista é como tentar amansar uma zebra selvagem! Inútil! Não o faço mais!
    Melhora substancial em minha qualidade de vida?????? Alexandre Garcia

  14. ????????????Desse barco ñ desisto. Que tal juntar 2000 empresarios maiores do Brasil, fazer greve, ir pra Brasilia. Ficarem uma semana e dois de cada lado dos deputados e senadores. E… vote já e aberto q quero ver, e se votar de sacanagem apanha!! Kkk Bozola

  15. Hehehehe! Li a última , Kadu. Muito boa. Concordo que foi uma escolha fácil diante da continuidade da esquerda que tínhamos pela frente e modus operandi conhecido. Enfim, parabéns pela defesa da idéia . Vamos acreditar nos resultados parciais aqui e acolá . Precisamos ! Mas tá difícil . Adorno

  16. Bom dia, querido amigo! Fatos incontestáveis! Derrubar é mais fácil que construir! E o sistema de perpetuação é algo que transcende as políticas governamentais. Fomos testemunhas disto! Uma linda Páscoa para esta sua linda Família! Grande abraço. Ithamar

  17. Mais que 2/3 da população que pensa no Brasil, comunga deste pensamento 1/3 é dividido entre PT, PSOL, e outros que copiam e são associados em nome de uma esquerda falida somados aos ignorantes que não pensam e atuam como massa de manobra. Infelizes que não almejam muito mais que um sanduiche de mortadela e acreditam em mentiras milagrosas. Abs amigo.

  18. Múcio Leão
    Parabéns, meu querido irmão!
    Só contrário do que pensa, tel sido um prazer te acompanhar através das suas belas crônicas.
    Continue assim, um exemplo de retidão e persistência naquilo que acredita!
    Esperando pela próxima crônica, deixo um grande abraço e uma feliz Páscoa para você e toda a sua família!

Previous Post

Maradona e o grotesco do excesso

Next Post

A Ditadura dos “Pets”

Related Posts
Total
0
Share