A política carcerária brasileira precisa ser urgentemente revista sob a ótica constitucional.
Um Bolsonaro comedido, menos falastrão, que não desse trela às provocações e que não caísse em tentação e armadilhas. Era tudo que eu queria. Mais nada, juro! Mas vocês acham isso possível? Seria ele? Seria o cara que elegemos e que tanto nos encantou pela transparência, sinceridade, autenticidade e compromisso com a verdade? Onde fica o João 8:32 nessa?
Aí perguntam pro cara sobre a chacina de Altamira e ele, já “p. da vida” com o Holy Cross da OAB, sai de “Pergunte para as vítimas dos que morreram lá o que elas acham. Depois que elas responderem eu respondo a vocês”. Pronto! Prato cheio pra esquerdalha!
Gente do céu, quem não se lembra no auge da campanha, daquela antológica entrevista com um batalhão de repórteres questionando sobre a rebelião no presídio de Pedrinhas, no Maranhão? Pra refrescar a “canhota” brasileira: “Uma das coisas boas do Maranhão é o presídio de Pedrinhas. É só você não estuprar, não sequestrar, não praticar latrocínio que você não vai pra lá, porra! Acabou! Tem que dar vida boa pra aqueles canalhas? Desculpe a palavra mas eles f… “nóis” a vida toda e aí “nóis” os trabalhadores vamo manter esses caras presos com uma vida boa? Eles têm mais é q se f… Acabou! Acabou! Os presídios brasileiros tão uma maravilha. Quem estupra, sequestra e mata tem que ir pra lá mesmo e não pra uma colônia de férias”
Eu e 58 milhões de brasileiros ouvimos, assimilamos e entendemos esse recado. Votamos nesta narrativa e ele ganhou. E não é nessa altura do campeonato que vamos deixar de entender as entrelinhas da resposta sobre Altamira. O que quer a esquerda caviar? Que o Bozo reserve uma ala do Copacabana Palace pra colocar essa canalhada que mata, estupra, sequestra, esquarteja sem dó nem piedade? Que eles tenham direito ao banho de sol pela manhã na bela praia em frente, com caipirinha e peroá frito? Aulas de francês e boas maneiras á tarde? Ou ler Marks, Engels, Lenin e Trotsky na biblioteca refrigerada do quarto andar? É muita hipocrisia dessa gente.
Esses caras têm direito sim a cama, comida e banho quente. Mas têm que pagar por isso. Se estivessem soltos, só teriam isso se trabalhassem. Estão presos porque pensaram diferente. E não me venham com o papinho de que são coitadinhos excluídos da sociedade capitalista porque não pega mais. Estamos vacinados. São 726 mil que poderiam estar asfaltando estradas, construindo creches, arando terra pra plantio, plantando e saudando mandioca, estocando vento e o escambau pra pagarem a sua “estadia” e tirarem do cangote do Estado, em última análise do nosso, medidas assistencialistas como auxílio reclusão, vale-transporte para suas visitas, entre outras benesses, em detrimento das vítimas e suas famílias arrasadas que nada recebem pelos desatinos da sua delinquência. Custeiam seus algozes numa inversão incrível de valores. Sobraria dinheiro para reformas das unidades prisionais e, sobretudo, para a Educação, o ÚNICO antídoto que liberta o homem do legado de miséria imposto por governos irresponsáveis.
Mas está na Constituição, Leão! Taí outra coisa que precisa ser urgentemente revista. Obsoleta, protecionista, assistencialista com 440 páginas (só perda pra Bíblia) contra 5 da Americana e que trava o Brasil em suas pretensões libertárias de progresso e modernidade administrativa.
O Brasil mudou gente! Não há nenhum desrespeito e nenhuma gravidade nesta resposta.
Segundo Caio Copolla, a situação está mudando para uma outra visão da criminologia onde a vítima passa a ser a protagonista na política penal onde teria mais oportunidade de fala e decisão para dimensionar a gravidade de um crime. Bolsonaro nada mais faz do que ir de encontro a essa bandidolatria curtida pela esquerda e sua peculiar tradução das regras dos Direitos Humanos.
Ninguém discute a responsabilidade de custódia do Estado para com a população carcerária. O que houve foi uma guerra entre facções criminosas e o que se questiona é a exigência constitucional para que nós, honestos, trabalhadores e pagadores de impostos indenizemos as famílias destes infelizes criminosos. Portanto, é justo e faz-se mister a mesma pergunta às famílias enlutadas pelas atrocidades cometidas pelos mortos mas nem por isso menos bandidos.
São 7 meses de governo apenas. O Centro de Recuperação Regional de Altamira não foi construído neste governo. A superlotação daquele antro não foi ordenada por este governo. As condições subumanas daquela pocilga, a falta de estrutura mínima para subsistência com um mínimo de dignidade encontrada naquele complexo não são atribuídas a este governo. A barbárie medieval e as consequências imediatas da chacina retratam apenas o descompromisso dos 16 anos de atraso impostos pela incompetência da esquerda. Nestes 7 meses, ao contrário senso e sob a égide de Moro, muito se avançou com reduções históricas da criminalidade e violência a números impressionantes além de ações estratégicas de desarticulação de comandos por líderes de facções no submundo dos cárceres brasileiros.
Reflitamos sobre o pensamento de Maquiavel sobre a integridade física do cidadão: “Antes de tudo, estejamos armados. Todos os profetas armados venceram. Os desarmados, destruídos”. Armados não só por armas mas por Educação, inteligência e ação, ouso completar.
Por Carlos Eduardo Leão
quanta ignorancia
Nunca li tanta bobagem em um único texto. Primeiro que não existe índio no Brasil, temos povos originários, com suas diferentes línguas e etnias. Segundo, que o genocídio indígena acontece desde 1500 até os dias atuais. Vai estudar história e pare de ser racista.
O Brasil é um cemitério indígena.
Um texto excelente e esclarecedor. Vou compartilhar.
Miluti Tancredi
Texto excelente!!!!
Excelente texto. Deveria ser lido por todos os brasileiros, inclusive os canhotinhas.
Ernesto Silva Filho
ADOREI! VC É UM ESPETÁCULO TANTO EM CIRUGIA PLASTICA COMO ESCRITOR! SOU SUA FÃ! PARABÉNS! SUA PRIMA MIRINHA SAUDADESSSS????????????????????????????????????????
Parabéns Carlos Eduardo!
Adorei a análise”muita terra pra pouco índio”!!
Nunca tinha parado para pensar na quantidade de ocupação dessas terras!
Espetacular !
Maria Teresa Emery
Ótimo!!!
Vc como sempre se supera nas suas colocações!!!
Lucia Helena Castrp
ADOREI! VC É UM ESPETÁCULO TANTO EM CIRUGIA PLASTICA COMO ESCRITOR! SOU SUA FÃ! PARABÉNS! SUA PRIMA MIRINHA SAUDADESSSS
Palmena
Parabéns. Minhas cadeiras eletricas são os índios. Eles são ladrões e aproveitadores. Dentro de suas áreas tem televisão de último tipo. Carros que nunca pude ter igual. Amo seu lado político Carlos Eduardo além do profissional e do nosso DNA. Bjs
Regina Lomba
Este índio safado mora em Paris no seizieme que nada mais é que o Bois de boulogne o melhor bairro de Paris e mais elitista para se morar!
É mole?
Virginia
Sou amiga e fã de carteirinha da sua mãe e da sua irmã;e agora sou sua fã também.
Parabéns por tudo que escreveu .
Adorei!
Excelente! Bjs da mãe!
Parabéns Carlos Eduardo !!! Deus te abençoe . Abraços da prima Gláucia.
Bom dia Cadu . Nem imagina como adorei sua crônica . Me desculpa mas tenho pavor de índio.
Amei essa crônica!!!! Foi uma aula pra mim!!!! Perfeita análise, espetacular!!!!!!!! Menino, vc é inteligente, heim?!
Silvana Leão
Espetacular!!!!! Maravilhosa análise!!!!! Parabéns!!!!!
Muito bom, muito bom mesmo!!
Maira
Gostei e muito. Mais uma análise perfeita, desta vez sb o que os índios e suas reservas verdadeiramente representam para a ganância de governos como o de Mácron.
Cristina Ramos
Perfeito meu amigo. Parabéns!!
Guido Bretzke
Cada dia melhor em seus temas! Este índio é aquele que ia para o Congresso com um gravador debaixo do braço, gravando tudo que os políticos prometiam…aprendeu com eles…
Espetacular! Falou tudo!
Afonso Leonel
Esse indio não era aquele que participava das orgias do Sting em Londres?
Ruddy Abularach
Excelente !
Eduardo Nigri
Excelente artigo, meu amigo Leão! Exatamente como penso!
José Elvio Monteze
Gostaria de receber os seus comentários, pq gostei muito. ZAP 32 984391418. Obrigada Lêda
Excelente os brasileiros analfabetos
em Amazônia pseudos conhecedores da região podem aprender o que a CF 88, legisla e os reais interesses de terceiros.
Favor aproveitar o raciocínio comparando quanto cada brasileiro detém de propriedade
própria no caso o percentual do seu condomínio, terreno . Antonio Pinto Netto.
Comentário perfeito. Não há o que acrescentar.
Excelente explanação. Tudo muito bem colocado. Obrigada
Excelente Cadu ! Encaminhei para vários grupos !
Lunga
Ótimo texto
Fábio Bongiovani
Otimo.????????????????????????????????
Boa Leão !!!!
Waldir Simões
Cadu, excelente texto.
Bhering
É isso aí Cadú.!!!!!
Lula
Está fantástico!
Parabéns Cadú
Fernando Basto
Seu raciocínio sobre este assunto está muito bem colocado.
Emerson Fidelis
Adorei verdadeira pouca vergonha somos as vítimas
Meu caro amigo Cadu, mais uma vez com brilho e coragem voce expoe essa canalha esquerdo poupulista que tira proveito dessa causa indigenista que tambem me da enorme preguiça.
Abraço do Guilherme Riccio.
????????????????excelente reflexão! Nem apito, nem celular, eles querem é Euro!€????????
Daniele
????????????????????????. Nossa! Falou e disse! É um privilégio receber, ler e aprender com suas crônicas. Já vou espalhar. Grande abraço
Angelina
Parabéns pela crônica. Concordo em gênero, número e grau.
Helio Areas
Perfeito.Índio quer apito
Claro
Dólar melhor ainda
Abdisio
Que bom ter você para dizer sempre o que pensamos! Parabéns!!
Cícera
Excelente reflexão, chefe!!!
Sylverson
Parabéns Leão. Excelente, claro, objetivo… Manoel Rocha.
Perfeito, Cadu! Cristalino! Esse Raoni é um oportunista de carteirinha. E o Macron, fosse bom, não estaria às voltas com seu mau desempenho. Ithamar
Este Raoni nunca me “desceu” bem, desde que se uniu ao Sting e o próprio Sting e passaram a ser a “dupla sertaneja” mais chata do mundo!
Até o Sting desistiu dele, ao que me parece….
Ele não perde uma oportunidade de aparecer e tirar proveito disto em causa própria!
Realmente está na hora de nos colocarmos ao lado deles e realmente ajudar a terem a vida que lhes plena cidadania e dignidade, manter a sua cultura e deixar a causa de coitadinhos de lado, porque nunca o foram!
Parabéns meu amigo querido!
Um grande abraço!
Múcio.
O que mais me espanta e entristece é ver a quantidade de brasileiros, a maioria letrada e culta, ainda acreditando que o “índio” dirigindo uma Hilux e usando um smartphone última geração, só quer meio Brasil para caçar capivara para ser degustada assada numa fogueira no meio da taba… Acho que andam assistindo muito filme de faroeste… Perfeita sua crônica, Cadu. Abraços, Evaldo
Clareza e objetividade no texto Adorei
Julio Pinheiro
Ótima matéria!!!
Leila Gintijo
Mais um forte abraço enaltecido pelas colocações !
P Meximuda !
Mais um forte abraço enaltecido pelas colocações !
P Meximuda !
Fantástico texto! Nada pior do que “culpa mal administrada”!
Muito bem!
O Brasil sofre de “culpa mal administrada” com relação aos nativos que habitam o território nacional. Sempre os tratamos como hipossuficientes com isso os tornamos “adolescentes mimados sem limites”. Nunca é tarde para começar o processo de “educação”. Excelente texto
Abraço
Porfirio Andrade
Zero paciência. Até para isso os portugueses não serviram!!! Já viu índio nos EUA???
Fernando Bruno
Falou tudo Leão.
Jorge Miranda
Texto muito assertivo. Perfeito. Grande abraço
Régis
Pleno acordo.
Emilio Epiphânio
Perfeito. Uma hora te conto o que é ter uma fazenda perto deles.
Bozola
Kkkk. Zero paciência pra índio. É muita terra pra pouco índio. Kkkkkkkk. Museu do índio vivo. Adorei o texto.
Patrícia
Muito bem Cadu, sensacional ….. o povo deveria saber e contemplar com consciência o nosso atual governo!
Veja que os gaúchos e paranaenses e uma leva de catarinenses, culturalmente educados por europeus ( italianos, alemães ) sem deixar a milenar cultura japonesa, que chegaram ao Brasil e estão fazendo a diferença no cerrado brasileiro.
Abriram terras, como as demais indígenas e fortaleceram nosso agro negócio responsável pelo maior PIB brasileiro , hoje já caminhamos para ser o maior produtor de soja do mundo, somos o segundo maior exportador de algodão do mundo e assim vai.
E a tal FUNAI ( bando de comedores ) deveria estar promovendo a cultura da prosperidade, empregando esses índios no agro e aumentado a capacidade de uma economia ativa e quantidade de vida!
Parabéns Cadu
Geraldinho
Excelente
Rolph Gemperli
Cara… Vc é BRILHANTE! Sensacional
André Miolo
Adorei
Talita
Excelente artigo!
Alberto Simão
Muito bomKadu
Renato Lage
E o Indio da Costa?
Fábio Naccache
Índio brasileiro gosta de Mitsubishi L200 e Hilux
Leão,Cada vez melhor.Abb
Fabrício Sampaio
Gostei, falou tudo!!!
Falou tudo, Leão.