Cloroquina, meu amor!

Se deixarem, a família Cloroquina espera poder fazer o bem que a humanidade tanto aguarda. 
 

“Oi gente, aqui é a Cloroquina e nunca podia imaginar que depois de velha alguém pudesse lembrar de mim dessa maneira. Até crônica eu mereci e fui chamada de “meu amor”. Tô tão emocionada! Pra quem não sabe, sou uma senhora de 86 anos e nasci de parto normal pelas mãos do Dr. Hans Anderson, pesquisador da Bayer nos idos de 1934. Século passado, viu gente! Tô na praça há muito tempo, sou velha de guerra, velha conhecida dos clínicos e agora, sendo eficiente contra o Covid19, inesperadamente tornei-me uma estrela internacional”. 

“Não era nada conhecida do público porque, na maioria das vezes, trato os portadores de malária que, apesar de um flagelo para a humanidade até hoje, afeta predominantemente uma população menos favorecida que, infelizmente, não dá o menor Ibope. Vocês acreditam que em 2018, 228 milhões de pessoas foram afetadas e 400 mil morreram de malária? Só no Brasil foram quase 200 mil infectados? E seriam muito mais não fosse eu. Além disso, trato o lúpus, a artrite e outras dermatopatias. Eu tenho uma irmã caçula, a Hidroxicloroquina (Hidroxi para os íntimos) que também me ajuda nessa luta. Ela nasceu em 1946 e quando alguém tem uma certa resistência à minha pessoa, ela entra em ação. Em sou mais popular mas agimos praticamente igual e não fico triste quando a escolhem”. 

“Fico triste quando falam que nossos efeitos colaterais são muito importantes. Todas as minhas colegas, Dipirona, AAS, Penicilina, Sulfa, Azitromicina, causam efeitos tão ou mais sérios e ninguém fala nada. Como tudo na vida, os excessos têm seu lado negativo. Se me usam com cautela sou mais um remédio comum. Embora raro, existem pessoas mais sensíveis e, pra essas, os cuidados são tomados”. 

Dona Cloroquina, permita-me interrompê-la neste seu memorial, mas como a senhora se sente no combate a esse vírus chinês? 

 “Sinto-me incomodada, Dr. Leão. Sou uma medicação mais do que comprovada e respeitada na prática médica. Em “Observação Clínica” que, diga-se de passagem, é medicina séria, está comprovado, por infectologistas respeitados mundo afora, o meu efeito eficiente contra esse micróbio. Claro que a comprovação científica, base da medicina Hipocrática, é importante, mas nesse caso é de somenos relevância. Vivemos uma pandemia. Estamos em calamidade pública. É um “estado de guerra” com a morte rondando as pessoas. Se eu fosse uma desconhecida da ciência, vá lá! Mas não sou”. 

“Eu sei que o senhor raramente me receita, mas receita muito a minha amiga Finasterida pros seus “carecas”. Ela é um pouco mais nova. Regula com a minha irmã, Hidroxi. No início de sua vida, a Finasterida era exclusiva dos Urologistas para tratar o aumento benigno da próstata. Com o tempo, a “observação clínica”, mostrou a sua eficácia na calvície e, há mais de 20 anos,  ela é usada também pra esse fim. A comprovação científica foi atestada. Houve tempo suficiente para esse processo. E na medicina, são raras as “observações” que não sejam comprovadas mais tarde. Fiquei muito triste em saber que existem médicos importantes e formadores de opinião que aproveitaram de minha eficácia e sonegaram essa informação tão relevante à ciência e ao interesse coletivo. Será que eles leram mesmo o Código de Ética de vocês?” 

“Leve à frente esse meu depoimento, Dr. Leão. Eu sou uma velha senhora conhecida da Medicina. Há uma esperança na minha eficácia que nunca passou pela minha cabeça. E se eu puder fazer, novamente, alguma coisa pela vida, farei com o mesmo amor que dispenso aos desafortunados da malária, lúpus e artrite. Que Deus ilumine os que decidem pela pandemia.” 

Muito obrigado, Dona Cloroquina. Vou levar à frente sim. Sua humildade, dentro de uma grandeza sem precedentes, encanta e emociona. Que a senhora esteja certa pois a esperança lhe aguarda. 

Um beijo. 

 

 

 

 

Fontes pesquisadas 

https://news.un.org/pt/story/2019/12/1696561 

http://www6.ensp.fiocruz.br/visa/?q=node/2083 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-04/casos-de-malaria-no-brasil-tem-queda-de-38 

https://www.tuasaude.com/hidroxicloroquina/ 

https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/qual-a-diferenca-entre-cloroquina-e-hidroxicloroquina-posso-substituir-um-pelo-outro

Total
0
Shares
0 comments
Deixe um comentário

Emoji Keyboard

Smileys

😀
😁
😂
🤣
😃
😄
😅
😆
😉
😊
😋
😎
😍
😘
😗
😙
😚
🙂
🤗
🤩
🤔
🤨
😐
😑
😶
🙄
😏
😣
😥
😮
🤐
😯
😪
😫
😴
😌
😛
😜
😝
🤤
😒
😓
😔
😕
🙃
🤑
😲
☹️
🙁
😖
😞
😟
😤
😢
😭
😦
😧
😨
😩
🤯
😬
😰
😱
😳
🤪
😵
😡
😠
🤬
😷
🤒
🤕
🤢
🤮
🤧
😇
🤠
🤡
🤥
🤫
🤭
🧐
🤓
😈
👿
👹
👺
💀
👻
👽
🤖
💩
😺
😸
😹
😻
😼
😽
🙀
😿
😾

People

👶
👦
👧
👨
👩
👴
👵
👨‍⚕️
👩‍⚕️
👨‍🎓
👩‍🎓
👨‍⚖️
👩‍⚖️
👨‍🌾
👩‍🌾
👨‍🍳
👩‍🍳
👨‍🔧
👩‍🔧
👨‍🏭
👩‍🏭
👨‍💼
👩‍💼
👨‍🔬
👩‍🔬
👨‍💻
👩‍💻
👨‍🎤
👩‍🎤
👨‍🎨
👩‍🎨
👨‍✈️
👩‍✈️
👨‍🚀
👩‍🚀
👨‍🚒
👩‍🚒
👮
👮‍♂️
👮‍♀️
🕵️‍♂️
🕵️‍♀️
💂‍♂️
💂‍♀️
👷‍♂️
👷‍♀️
🤴
👸
👳‍♂️
👳‍♀️
👲
🧕
🧔
👱
👱‍♂️
👱‍♀️
🤵
👰
🤰
🤱
👼
🎅
🤶
🧙‍♀️
🧙‍♂️
🧚‍♀️
🧚‍♂️
🧛‍♀️
🧛‍♂️
🧜‍♀️
🧜‍♂️
🧝‍♀️
🧝‍♂️
🧞‍♀️
🧞‍♂️
🧟‍♀️
🧟‍♂️
🙍
🙍‍♂️
🙍‍♀️
🙎
🙎‍♂️
🙎‍♀️
🙅
🙅‍♂️
🙅‍♀️
🙆‍♂️
🙆‍♀️
💁‍♂️
💁‍♀️
🙋
🙋‍♂️
🙋‍♀️
🙇
🙇‍♂️
🙇‍♀️
🤦
🤦‍♂️
🤦‍♀️
🤷
🤷‍♂️
🤷‍♀️
💆
💆‍♂️
💆‍♀️
💇
💇‍♂️
💇‍♀️
🚶
🚶‍♂️
🚶‍♀️
🏃
🏃‍♂️
🏃‍♀️
💃
🕺
👯
👯‍♂️
👯‍♀️
🧖‍♀️
🧖‍♂️
🕴
🗣
👤
👥
👫
👬
👭
💏
👨‍❤️‍💋‍👨
👩‍❤️‍💋‍👩
💑
👨‍❤️‍👨
👩‍❤️‍👩
👪
👨‍👩‍👦
👨‍👩‍👧
👨‍👩‍👧‍👦
👨‍👩‍👦‍👦
👨‍👩‍👧‍👧
👨‍👨‍👦
👨‍👨‍👧
👨‍👨‍👧‍👦
👨‍👨‍👦‍👦
👨‍👨‍👧‍👧
👩‍👩‍👦
👩‍👩‍👧
👩‍👩‍👧‍👦
👩‍👩‍👦‍👦
👩‍👩‍👧‍👧
👨‍👦
👨‍👦‍👦
👨‍👧
👨‍👧‍👦
👨‍👧‍👧
👩‍👦
👩‍👦‍👦
👩‍👧
👩‍👧‍👦
👩‍👧‍👧
🤳

Handsigns

💪
👈
👉
☝️
👆
🖕
👇
✌️
🤞
🖖
🤘
🖐
👌
👍
👎
👊
🤛
🤜
🤚
👋
🤟
✍️
👏
👐
🙌
🤲
🙏
🤝
💅
👂
👃
👣
👀
👁
🧠
👅
👄
💋

Clothing

👓
🕶
👔
👕
👖
🧣
🧤
🧥
🧦
👗
👘
👙
👚
👛
👜
👝
🎒
👞
👟
👠
👡
👢
👑
👒
🎩
🎓
🧢
💄
💍
🌂
💼

Animals

🐶
🐱
🐭
🐹
🐰
🦊
🐻
🐼
🐨
🐯
🦁
🐮
🐷
🐽
🐸
🐵
🙈
🙉
🙊
🐒
🐔
🐧
🐦
🐤
🐣
🐥
🦆
🦅
🦉
🦇
🐺
🐗
🐴
🦄
🐝
🐛
🦋
🐌
🐚
🐞
🐜
🕷
🕸
🐢
🐍
🦎
🦂
🦀
🦑
🐙
🦐
🐠
🐟
🐡
🐬
🦈
🐳
🐋
🐊
🐆
🐅
🐃
🐂
🐄
🦌
🐪
🐫
🐘
🦏
🦍
🐎
🐖
🐐
🐏
🐑
🐕
🐩
🐈
🐓
🦃
🕊
🐇
🐁
🐀
🐿
🐾
🐉
🐲
🌵
🎄
🌲
🌳
🌴
🌱
🌿
☘️
🍀
🎍
🎋
🍃
🍂
🍁
🍄
🌾
💐
🌷
🌹
🥀
🌻
🌼
🌸
🌺
🌎
🌍
🌏
🌕
🌖
🌗
🌘
🌑
🌒
🌓
🌔
🌚
🌝
🌞
🌛
🌜
🌙
💫
⭐️
🌟
⚡️
🔥
💥
☄️
☀️
🌤
⛅️
🌥
🌦
🌈
☁️
🌧
🌩
🌨
☃️
⛄️
❄️
🌬
💨
🌪
🌫
🌊
💧
💦
☔️

Food

🍏️
🍎️
🍐️
🍊️
🍋️
🍌️
🍉️
🍇️
🍓️
🍈️
🍒️
🍑️
🍍️
🥝️
🥑️
🍅️
🍆️
🥒️
🥕️
🌽️
🌶️
🥔️
🍠️
🌰️
🥜️
🍯️
🥐️
🍞️
🥖️
🧀️
🥚️
🍳️
🥓️
🥞️
🍤️
🍗️
🍖️
🍕️
🌭️
🍔️
🍟️
🥙️
🌮️
🌯️
🥗️
🥘️
🍝️
🍜️
🍲️
🍥️
🍣️
🍱️
🍛️
🍚️
🍙️
🍘️
🍢️
🍡️
🍧️
🍨️
🍦️
🍰️
🎂️
🍮️
🍭️
🍬️
🍫️
🍿️
🍩️
🍪️
🥛️
🍼️
☕️️
🍵️
🍶️
🍺️
🍻️
🥂️
🍷️
🥃️
🍸️
🍹️
🍾️
🥄️
🍴️
🍽️

Activities

⚽️️
🏀️
🏈️
⚾️️
🎾️
🏐️
🏉️
🎱️
🏓️
🏸️
🥅️
🏒️
🏑️
🏏️
⛳️️
🏹️
🎣️
🥊️
🥋️
⛸️
🎿️
⛷️
🏂️
🏋️‍♀️️
🏋️️
🤺️
🤼‍♀️️
🤼‍♂️️
🤸‍♀️️
🤸‍♂️️
⛹️‍♀️️
⛹️️
🤾‍♀️️
🤾‍♂️️
🏌️‍♀️️
🏌️️
🏄‍♀️️
🏄️
🏊‍♀️️
🏊️
🤽‍♀️️
🤽‍♂️️
🚣‍♀️️
🚣️
🏇️
🚴‍♀️️
🚴️
🚵‍♀️️
🚵️
🎽️
🏅️
🎖️
🥇️
🥈️
🥉️
🏆️
🏵️
🎗️
🎫️
🎟️
🎪️
🤹‍♀️️
🤹‍♂️️
🎭️
🎨️
🎬️
🎤️
🎧️
🎼️
🎹️
🥁️
🎷️
🎺️
🎸️
🎻️
🎲️
🎯️
🎳️
🎮️
🎰️

Travel

🚗
🚕
🚙
🚌
🚎
🏎
🚓
🚑
🚒
🚐
🚚
🚛
🚜
🛴
🚲
🛵
🏍
🚨
🚔
🚍
🚘
🚖
🚡
🚠
🚟
🚃
🚋
🚞
🚝
🚄
🚅
🚈
🚂
🚆
🚇
🚊
🚉
🚁
🛩
✈️
🛫
🛬
🚀
🛰
💺
🛶
⛵️
🛥
🚤
🛳
🚢
⚓️
🚧
⛽️
🚏
🚦
🚥
🗺
🗿
🗽
⛲️
🗼
🏰
🏯
🏟
🎡
🎢
🎠
🏖
🏝
🏔
🗻
🌋
🏜
🏕
⛺️
🛤
🛣
🏗
🏭
🏠
🏡
🏘
🏚
🏢
🏬
🏣
🏤
🏥
🏦
🏨
🏪
🏫
🏩
💒
🏛
⛪️
🕌
🕍
🕋
🗾
🎑
🏞
🌅
🌄
🌠
🎇
🎆
🌇
🌆
🏙
🌃
🌌
🌉
🌁

Objects

⌚️
📱
📲
💻
⌨️
🖥
🖨
🖱
🖲
🕹
🗜
💽
💾
💿
📀
📼
📷
📸
📹
🎥
📽
🎞
📞
☎️
📟
📠
📺
📻
🎙
🎚
🎛
🕰
⌛️
📡
🔋
🔌
💡
🔦
🕯
🗑
🛢
💸
💵
💴
💶
💷
💰
💳
💎
⚖️
🔧
🔨
🛠
🔩
⚙️
🔫
💣
🔪
🗡
⚔️
🛡
🚬
⚰️
⚱️
🏺
🔮
📿
💈
⚗️
🔭
🔬
🕳
💊
💉
🌡
🚽
🚰
🚿
🛁
🛀
🛎
🔑
🗝
🚪
🛋
🛏
🛌
🖼
🛍
🛒
🎁
🎈
🎏
🎀
🎊
🎉
🎎
🏮
🎐
✉️
📩
📨
📧
💌
📥
📤
📦
🏷
📪
📫
📬
📭
📮
📯
📜
📃
📄
📑
📊
📈
📉
🗒
🗓
📆
📅
📇
🗃
🗳
🗄
📋
📁
📂
🗂
🗞
📰
📓
📔
📒
📕
📗
📘
📙
📚
📖
🔖
🔗
📎
🖇
📐
📏
📌
📍
✂️
🖊
🖋
✒️
🖌
🖍
📝
✏️
🔍
🔎
🔏
🔐
🔒
🔓

Symbols

❤️
💛
💚
💙
💜
🖤
💔
❣️
💕
💞
💓
💗
💖
💘
💝
💟
☮️
✝️
☪️
🕉
☸️
✡️
🔯
🕎
☯️
☦️
🛐
♈️
♉️
♊️
♋️
♌️
♍️
♎️
♏️
♐️
♑️
♒️
♓️
🆔
⚛️
☢️
☣️
🉑
📴
📳
🈶
🈚️
🈸
🈺
🈷️
✴️
🆚
💮
🉐
㊙️
㊗️
🈴
🈵
🈹
🈲
🅰️
🅱️
🆎
🅾️
🆑
🆘
⭕️
🛑
⛔️
📛
🚫
💯
💢
♨️
🚷
🚯
🚳
🚱
🔞
📵
🚭
❗️
‼️
⁉️
🔅
🔆
〽️
⚠️
🚸
🔱
⚜️
🔰
♻️
🈯️
💹
❇️
✳️
🌐
💠
Ⓜ️
🌀
💤
🏧
🚾
♿️
🅿️
🈳
🈂️
🛂
🛃
🛄
🛅
🚹
🚺
🚼
🚻
🚮
🎦
📶
🈁
🔣
ℹ️
🔤
🔡
🔠
🆖
🆗
🆙
🆒
🆕
🆓
0️⃣
1️⃣
2️⃣
3️⃣
4️⃣
5️⃣
6️⃣
7️⃣
8️⃣
9️⃣
🔟
🔢
#️⃣
*️⃣
▶️
◀️
🔼
🔽
➡️
⬅️
⬆️
⬇️
↗️
↘️
↙️
↖️
↕️
↔️
↪️
↩️
⤴️
⤵️
🔀
🔁
🔂
🔄
🔃
🎵
🎶
✖️
💲
💱
™️
©️
®️
〰️
🔚
🔙
🔛
🔝
✔️
☑️
🔘
⚪️
⚫️
🔴
🔵
🔺
🔻
🔸
🔹
🔶
🔷
🔳
🔲
▪️
▫️
◾️
◽️
◼️
◻️
⬛️
⬜️
🔈
🔇
🔉
🔊
🔔
🔕
📣
📢
👁‍🗨
💬
💭
🗯
♠️
♣️
♥️
♦️
🃏
🎴
🀄️

Clocks

🕐
🕑
🕒
🕓
🕔
🕕
🕖
🕗
🕘
🕙
🕚
🕛
🕜
🕝
🕞
🕟
🕠
🕡
🕢
🕣
🕤
🕥
🕦
🕧

  1. Cadu, sua análise é espetacular. Você é dos poucos médicos brasileiros com coragem de desmascarar o ex-ministro e expor os estragos que ele fez Brasil afora. Abraços do Bira (Belvedere)

  2. Excelente texto Cadu! Confesso que o Mandetta me enganou com aquela fala mansa e cheia “ética” e “boas intenções”. Mas observando as atitudes, as falsas palavras perdem todo o sentido. Beijos para você e Thais. Bom Domingo!
    Isabela

  3. Muito bom, kadu.
    Abandonou o barco de forma a não enfrentar o pico da pandemia. Isto, no imaginário popular equivocado, os incautos dirão que enquanto administrava a doença estava sob controle. Fora contratos suspeitos que estão sob investigação. Lobo em pele de cordeiro.
    Paulão do H. Clinicas

  4. Realnente Cadu, “malandro demais dá pernada em si mesmo” foi demitido! Bolsonaro deu-lhe o benefício da dúvida para sair com elegância, mas, preferiu mostrar à nação a que veio.
    Emília Klein

  5. Muito lúcido o artigo, meu prezado amigo Leão! Acho que você abordou de forma clara e precisa o comportamento de insubordinação, traição e cheio de vaidade do ex-Ministro Mandetta!
    José Elcio

  6. Realmente incrivel. No primeiro momento a gente ate embarca, atonitos,meio perdidos,assustados,e a fala mansa ate eue enganou. Mas cansou. Essa imagem da despedida ai já diz tudo. Politica Este sim e o lado podre da humanidade. Belo texto Cadu

  7. Parabéns, Dr Carlos Eduardo Leão,Brilhante colocação, genial! Uma dissertação, clara, convincente que representa o pensamento de nós brasileiros nacionalistas!
    Maria da Penha Caretta

  8. Cadu, suas interpretações sob os nossos momentos ,estes que a linha de interseção atinge a todos permitem escrever a recente história do Brasil com muita lucidez!Vale um livro sobre estas brasilidades !

  9. Cadu, suas interpretações sob os nossos momentos ,estes que a linha de interseção atinge a todos permitem escrever a recente história do Brasil com muita lucidez!Vale um livro sobre estas brasilidades !

  10. Cadu – mesmo sendo VOX CLAMANTIS IN DESERTO, temos de protestar, reclamar, insistir, até que, como a água em pedra dura, continuar batendo até que fure… Mesmo com esse Congresso “toma lá da cá”. Que surja um Caxias de espada desembanhada, clamando: “Quem for brasileiro, que me siga!” Evaldo

  11. Realmente, Mandetta me faz recordar que “o homem é um animal essencialmente mau”.
    Felizmente, toda verdade vem ao seu tempo.
    Parabéns pelo artigo. Sua caneta tem sido sincera, honesta com você e com os seus leitores.
    Continue nesse caminho, meu amigo.
    Fraternal abraço

    Domingos André

  12. Muito bom , Cadú.
    O cara é de uma vaidade”invejável”!!!
    O seu relato começou com”Ninguém engana a todos o tempo todo” .
    Muito simples,mas extremamente bem cabível à esse “garoto propaganda”.

    Alexandre Wagner

  13. Beleza, Cadu. Neste você se superou! Muito bom mesmo.
    Ainda cunhou uma frase que explica tudo e confere ao cumpañero Mutretta o reconhecimento dos merecidos créditos. Ele bateu recorde na sua especialidade de ortopedista aposentado: engessou o país inteiro!!!!
    Ótimo!

    Sérgio Menin

  14. Ótimo texto. “Nobel por engessar todo o Brasil!”“OMS, espécie de PT internacional”. No início, quase que o ilusionista da fé pública me iludiu. Quando começou a história da hidroxicloroquina… “Não ofusque o brilho do mestre”, já dizia o sábio. Vou compartilhar.
    Márcio Crisóstomo

  15. Mas quanto a Mandetta, pela inércia , pelo bla bla bla estéril e pela falta de jogo de cintura com o presidente.. já vai tarde! O resto de acordo com vc Kadu
    . Um abraço. E como diz Trump: : ” Stay at home: e organizamos a saída gradual, por cidade e Estado segundo os dados de cada lugar. Um abraço meu amigo

  16. Parabéns Leão , parece que nosso colega deixou-se seduzir pela luz dos holofotes, como todo político, e pareceu gostar dos conselhos dos colegas de partido, diga-se nosso 1 ministro , chanceler , conselheiro do Rei (às avessas ), Rodrigo BOTAFOGO Maia , se forem mantidos muitos técnicos da equipe talvez o estrago não seja grande para o novo ministro . Vamos torcer
    Abcs

    Celso

  17. Grande Kadu!! Semore concordo com tudo o que vc fala e nem me manifesto. Mas como médico não posso concordar com a barbaridade escrita por Gulilherme Fiuza em alegar que não existem mapas que comprovem cientificamente o caráter motivador da quarentena.. Kadu, não precisa mapa, Nova York está de joelhos, só um cego pode alegar isso. No dia 29 de Março Trump, todo super homem falou que nova york não precisava quarentena, uma semana depois começou a pedir. Fiquem em casa.

  18. Parabéns, Dr Leão.
    Preciso, conciso, inciso!
    Muito bom mesmo.
    Divulgarei nos meus grupos. Aliás, tem um chamado Democracia Sempre, que o Sr seria muito bem-vindo.
    Abraços.

    Luís Fernando

  19. Análise perfeita, como sempre admirei o seu olhar e capacidade de sintetizar a situação. Parabéns. Lamentavelmente verdadeira, a carga que o Teich assume é maior, oro para que Deus dê muita sabedoria e coragem pra ele, assim como para nosso presidente.
    Abraço e bom final de semana.
    Guido Bretzke

  20. Bom dia!
    Gostei muito!!!
    Não dá para ficar num isolamento sem fim…
    Ciência e lucidez, sem politicagem…
    Que Deus nos salve dos políticos, pois matam mais que o Corona!!!!
    Vai passar…
    Resta saber: quando?
    Forte Abraço!!!
    Gustavo Mercadante

  21. Maravilha Cadu, vc é um excepcional cronista, chego até pensar se vc não está na profissão errada.
    Claro que é uma provocação de um amigo, pois na sua profissão vc é um vencedor.
    Fernando Bhering

Previous Post

É, mas e o Queiroz?

Next Post

HOJE SAI O CRONISTA E ENTRA O MÉDICO

Related Posts
Total
0
Share