MEU AVÔ TINHA RAZÃO

Justiça, dignidade e liberdade são bens máximos e indissociáveis do homem probo

Lembro-me bem daquela bela casa na cidade alta, em Vitória, onde meu avô, Kosciuszko Barbosa Leão, morava. Vovô morreu em 1979 aos 90 anos e a casa está lá do mesmo jeito. Assisti “de camarote” à muitas posses de governadores e outras solenidades importantes já que fica em frente ao Palácio Anchieta, linda sede do Governo do meu Estado natal. Em seu testamento deixou o imóvel para a Academia Espiritossantense de Letras, sua grande paixão que presidiu por tantos anos.

Vovô foi um escritor importante que teve sua biografia citada na icônica Enciclopédia Delta Larousse. Sua obra inclui livros de Direito, Filosofia, Poesia e Contos. Foi jornalista do Diário da Manhã onde se destacou como crítico político de estilo elegante e combativo. Um dos mais influentes advogados de seu tempo, foi diretor por 15 anos da Faculdade de Direito de Vitória-ES e professor emérito de “Introdução à Ciência do Direito” e “Direito Penal”.

Muito provavelmente, no seu íntimo, eu tenha sido sua grande decepção por não seguir o Direito. Desde que comecei a me entender por gente ouvia meu avô falar sobre as leis. Falava com um encantamento contagiante. Ficava feliz com o meu interesse e discutia comigo de uma forma tão didática que me encantava.

“Elas não existem apenas para que haja ordem social ou meramente para cumpri-las. Tampouco para que as pessoas que a infrinjam paguem pelos seus atos. Elas existem para que haja justiça, Carlos Eduardo”, dizia com empostação de grande orador que encantou gerações de juristas.

“E você sabe pra que serve a justiça, meu filho?” perguntou-me com autoridade. “Pra não haver injustiça, vovô?”, respondi com essa tímida e óbvia pergunta para o seu total deleite. “De uma certa maneira, sim. Ao defendermos nossos direitos, ao separarmos o certo do errado, o bem do mal, premiarmos os bons e punirmos os errantes, colocamo-nos ao lado da justiça”, respondia com aquele olhar de carinho que não se apaga de minhas lembranças.

“Nunca se renda às injustiças, meu filho. As leis e regras existem para aqueles que se dispõem a praticá-las e, por essa máxima razão, cumpri-las. Não se cale diante delas sob pena de você perder seus direitos, sua liberdade e, sobretudo sua dignidade. Reze com seu avô e nunca se esqueça desse conselho que você deverá passar à sua descendência: A dignidade do homem é uma virtude sagrada e inegociável, meu filho.”

E lá vinha tia Laurinha com a sua indefectível limonada e broa de milho, uma espécie de hora do recreio quando conversávamos amenidades. Minha irmã Silvana, mesmo mais nova, ouvia tudo com atenção

Nesse dia, na hora da despedida, vovô levantou-se, acompanhou-nos até à porta e, numa espécie de “gran finale”, disse, na sua cativante serenidade “os homens justos, Carlos Eduardo, ciosos de seus direitos e unidos pela justiça eterna são fortes e invencíveis. Nunca se esqueça disso, Ok?” E eu nunca mais me esqueci.

Instigante como tudo isso aflorou à minha memória, justo agora. Talvez pela saudade que, às vezes, bate forte? Será? O engraçado é que veio muito nítido como se ele quisesse reforçar seus postulados.

Vovô foi um patriota. Pode ser por aí…

Total
0
Shares
0 comments
Deixe um comentário

Emoji Keyboard

Smileys

😀
😁
😂
🤣
😃
😄
😅
😆
😉
😊
😋
😎
😍
😘
😗
😙
😚
🙂
🤗
🤩
🤔
🤨
😐
😑
😶
🙄
😏
😣
😥
😮
🤐
😯
😪
😫
😴
😌
😛
😜
😝
🤤
😒
😓
😔
😕
🙃
🤑
😲
☹️
🙁
😖
😞
😟
😤
😢
😭
😦
😧
😨
😩
🤯
😬
😰
😱
😳
🤪
😵
😡
😠
🤬
😷
🤒
🤕
🤢
🤮
🤧
😇
🤠
🤡
🤥
🤫
🤭
🧐
🤓
😈
👿
👹
👺
💀
👻
👽
🤖
💩
😺
😸
😹
😻
😼
😽
🙀
😿
😾

People

👶
👦
👧
👨
👩
👴
👵
👨‍⚕️
👩‍⚕️
👨‍🎓
👩‍🎓
👨‍⚖️
👩‍⚖️
👨‍🌾
👩‍🌾
👨‍🍳
👩‍🍳
👨‍🔧
👩‍🔧
👨‍🏭
👩‍🏭
👨‍💼
👩‍💼
👨‍🔬
👩‍🔬
👨‍💻
👩‍💻
👨‍🎤
👩‍🎤
👨‍🎨
👩‍🎨
👨‍✈️
👩‍✈️
👨‍🚀
👩‍🚀
👨‍🚒
👩‍🚒
👮
👮‍♂️
👮‍♀️
🕵️‍♂️
🕵️‍♀️
💂‍♂️
💂‍♀️
👷‍♂️
👷‍♀️
🤴
👸
👳‍♂️
👳‍♀️
👲
🧕
🧔
👱
👱‍♂️
👱‍♀️
🤵
👰
🤰
🤱
👼
🎅
🤶
🧙‍♀️
🧙‍♂️
🧚‍♀️
🧚‍♂️
🧛‍♀️
🧛‍♂️
🧜‍♀️
🧜‍♂️
🧝‍♀️
🧝‍♂️
🧞‍♀️
🧞‍♂️
🧟‍♀️
🧟‍♂️
🙍
🙍‍♂️
🙍‍♀️
🙎
🙎‍♂️
🙎‍♀️
🙅
🙅‍♂️
🙅‍♀️
🙆‍♂️
🙆‍♀️
💁‍♂️
💁‍♀️
🙋
🙋‍♂️
🙋‍♀️
🙇
🙇‍♂️
🙇‍♀️
🤦
🤦‍♂️
🤦‍♀️
🤷
🤷‍♂️
🤷‍♀️
💆
💆‍♂️
💆‍♀️
💇
💇‍♂️
💇‍♀️
🚶
🚶‍♂️
🚶‍♀️
🏃
🏃‍♂️
🏃‍♀️
💃
🕺
👯
👯‍♂️
👯‍♀️
🧖‍♀️
🧖‍♂️
🕴
🗣
👤
👥
👫
👬
👭
💏
👨‍❤️‍💋‍👨
👩‍❤️‍💋‍👩
💑
👨‍❤️‍👨
👩‍❤️‍👩
👪
👨‍👩‍👦
👨‍👩‍👧
👨‍👩‍👧‍👦
👨‍👩‍👦‍👦
👨‍👩‍👧‍👧
👨‍👨‍👦
👨‍👨‍👧
👨‍👨‍👧‍👦
👨‍👨‍👦‍👦
👨‍👨‍👧‍👧
👩‍👩‍👦
👩‍👩‍👧
👩‍👩‍👧‍👦
👩‍👩‍👦‍👦
👩‍👩‍👧‍👧
👨‍👦
👨‍👦‍👦
👨‍👧
👨‍👧‍👦
👨‍👧‍👧
👩‍👦
👩‍👦‍👦
👩‍👧
👩‍👧‍👦
👩‍👧‍👧
🤳

Handsigns

💪
👈
👉
☝️
👆
🖕
👇
✌️
🤞
🖖
🤘
🖐
👌
👍
👎
👊
🤛
🤜
🤚
👋
🤟
✍️
👏
👐
🙌
🤲
🙏
🤝
💅
👂
👃
👣
👀
👁
🧠
👅
👄
💋

Clothing

👓
🕶
👔
👕
👖
🧣
🧤
🧥
🧦
👗
👘
👙
👚
👛
👜
👝
🎒
👞
👟
👠
👡
👢
👑
👒
🎩
🎓
🧢
💄
💍
🌂
💼

Animals

🐶
🐱
🐭
🐹
🐰
🦊
🐻
🐼
🐨
🐯
🦁
🐮
🐷
🐽
🐸
🐵
🙈
🙉
🙊
🐒
🐔
🐧
🐦
🐤
🐣
🐥
🦆
🦅
🦉
🦇
🐺
🐗
🐴
🦄
🐝
🐛
🦋
🐌
🐚
🐞
🐜
🕷
🕸
🐢
🐍
🦎
🦂
🦀
🦑
🐙
🦐
🐠
🐟
🐡
🐬
🦈
🐳
🐋
🐊
🐆
🐅
🐃
🐂
🐄
🦌
🐪
🐫
🐘
🦏
🦍
🐎
🐖
🐐
🐏
🐑
🐕
🐩
🐈
🐓
🦃
🕊
🐇
🐁
🐀
🐿
🐾
🐉
🐲
🌵
🎄
🌲
🌳
🌴
🌱
🌿
☘️
🍀
🎍
🎋
🍃
🍂
🍁
🍄
🌾
💐
🌷
🌹
🥀
🌻
🌼
🌸
🌺
🌎
🌍
🌏
🌕
🌖
🌗
🌘
🌑
🌒
🌓
🌔
🌚
🌝
🌞
🌛
🌜
🌙
💫
⭐️
🌟
⚡️
🔥
💥
☄️
☀️
🌤
⛅️
🌥
🌦
🌈
☁️
🌧
🌩
🌨
☃️
⛄️
❄️
🌬
💨
🌪
🌫
🌊
💧
💦
☔️

Food

🍏️
🍎️
🍐️
🍊️
🍋️
🍌️
🍉️
🍇️
🍓️
🍈️
🍒️
🍑️
🍍️
🥝️
🥑️
🍅️
🍆️
🥒️
🥕️
🌽️
🌶️
🥔️
🍠️
🌰️
🥜️
🍯️
🥐️
🍞️
🥖️
🧀️
🥚️
🍳️
🥓️
🥞️
🍤️
🍗️
🍖️
🍕️
🌭️
🍔️
🍟️
🥙️
🌮️
🌯️
🥗️
🥘️
🍝️
🍜️
🍲️
🍥️
🍣️
🍱️
🍛️
🍚️
🍙️
🍘️
🍢️
🍡️
🍧️
🍨️
🍦️
🍰️
🎂️
🍮️
🍭️
🍬️
🍫️
🍿️
🍩️
🍪️
🥛️
🍼️
☕️️
🍵️
🍶️
🍺️
🍻️
🥂️
🍷️
🥃️
🍸️
🍹️
🍾️
🥄️
🍴️
🍽️

Activities

⚽️️
🏀️
🏈️
⚾️️
🎾️
🏐️
🏉️
🎱️
🏓️
🏸️
🥅️
🏒️
🏑️
🏏️
⛳️️
🏹️
🎣️
🥊️
🥋️
⛸️
🎿️
⛷️
🏂️
🏋️‍♀️️
🏋️️
🤺️
🤼‍♀️️
🤼‍♂️️
🤸‍♀️️
🤸‍♂️️
⛹️‍♀️️
⛹️️
🤾‍♀️️
🤾‍♂️️
🏌️‍♀️️
🏌️️
🏄‍♀️️
🏄️
🏊‍♀️️
🏊️
🤽‍♀️️
🤽‍♂️️
🚣‍♀️️
🚣️
🏇️
🚴‍♀️️
🚴️
🚵‍♀️️
🚵️
🎽️
🏅️
🎖️
🥇️
🥈️
🥉️
🏆️
🏵️
🎗️
🎫️
🎟️
🎪️
🤹‍♀️️
🤹‍♂️️
🎭️
🎨️
🎬️
🎤️
🎧️
🎼️
🎹️
🥁️
🎷️
🎺️
🎸️
🎻️
🎲️
🎯️
🎳️
🎮️
🎰️

Travel

🚗
🚕
🚙
🚌
🚎
🏎
🚓
🚑
🚒
🚐
🚚
🚛
🚜
🛴
🚲
🛵
🏍
🚨
🚔
🚍
🚘
🚖
🚡
🚠
🚟
🚃
🚋
🚞
🚝
🚄
🚅
🚈
🚂
🚆
🚇
🚊
🚉
🚁
🛩
✈️
🛫
🛬
🚀
🛰
💺
🛶
⛵️
🛥
🚤
🛳
🚢
⚓️
🚧
⛽️
🚏
🚦
🚥
🗺
🗿
🗽
⛲️
🗼
🏰
🏯
🏟
🎡
🎢
🎠
🏖
🏝
🏔
🗻
🌋
🏜
🏕
⛺️
🛤
🛣
🏗
🏭
🏠
🏡
🏘
🏚
🏢
🏬
🏣
🏤
🏥
🏦
🏨
🏪
🏫
🏩
💒
🏛
⛪️
🕌
🕍
🕋
🗾
🎑
🏞
🌅
🌄
🌠
🎇
🎆
🌇
🌆
🏙
🌃
🌌
🌉
🌁

Objects

⌚️
📱
📲
💻
⌨️
🖥
🖨
🖱
🖲
🕹
🗜
💽
💾
💿
📀
📼
📷
📸
📹
🎥
📽
🎞
📞
☎️
📟
📠
📺
📻
🎙
🎚
🎛
🕰
⌛️
📡
🔋
🔌
💡
🔦
🕯
🗑
🛢
💸
💵
💴
💶
💷
💰
💳
💎
⚖️
🔧
🔨
🛠
🔩
⚙️
🔫
💣
🔪
🗡
⚔️
🛡
🚬
⚰️
⚱️
🏺
🔮
📿
💈
⚗️
🔭
🔬
🕳
💊
💉
🌡
🚽
🚰
🚿
🛁
🛀
🛎
🔑
🗝
🚪
🛋
🛏
🛌
🖼
🛍
🛒
🎁
🎈
🎏
🎀
🎊
🎉
🎎
🏮
🎐
✉️
📩
📨
📧
💌
📥
📤
📦
🏷
📪
📫
📬
📭
📮
📯
📜
📃
📄
📑
📊
📈
📉
🗒
🗓
📆
📅
📇
🗃
🗳
🗄
📋
📁
📂
🗂
🗞
📰
📓
📔
📒
📕
📗
📘
📙
📚
📖
🔖
🔗
📎
🖇
📐
📏
📌
📍
✂️
🖊
🖋
✒️
🖌
🖍
📝
✏️
🔍
🔎
🔏
🔐
🔒
🔓

Symbols

❤️
💛
💚
💙
💜
🖤
💔
❣️
💕
💞
💓
💗
💖
💘
💝
💟
☮️
✝️
☪️
🕉
☸️
✡️
🔯
🕎
☯️
☦️
🛐
♈️
♉️
♊️
♋️
♌️
♍️
♎️
♏️
♐️
♑️
♒️
♓️
🆔
⚛️
☢️
☣️
🉑
📴
📳
🈶
🈚️
🈸
🈺
🈷️
✴️
🆚
💮
🉐
㊙️
㊗️
🈴
🈵
🈹
🈲
🅰️
🅱️
🆎
🅾️
🆑
🆘
⭕️
🛑
⛔️
📛
🚫
💯
💢
♨️
🚷
🚯
🚳
🚱
🔞
📵
🚭
❗️
‼️
⁉️
🔅
🔆
〽️
⚠️
🚸
🔱
⚜️
🔰
♻️
🈯️
💹
❇️
✳️
🌐
💠
Ⓜ️
🌀
💤
🏧
🚾
♿️
🅿️
🈳
🈂️
🛂
🛃
🛄
🛅
🚹
🚺
🚼
🚻
🚮
🎦
📶
🈁
🔣
ℹ️
🔤
🔡
🔠
🆖
🆗
🆙
🆒
🆕
🆓
0️⃣
1️⃣
2️⃣
3️⃣
4️⃣
5️⃣
6️⃣
7️⃣
8️⃣
9️⃣
🔟
🔢
#️⃣
*️⃣
▶️
◀️
🔼
🔽
➡️
⬅️
⬆️
⬇️
↗️
↘️
↙️
↖️
↕️
↔️
↪️
↩️
⤴️
⤵️
🔀
🔁
🔂
🔄
🔃
🎵
🎶
✖️
💲
💱
™️
©️
®️
〰️
🔚
🔙
🔛
🔝
✔️
☑️
🔘
⚪️
⚫️
🔴
🔵
🔺
🔻
🔸
🔹
🔶
🔷
🔳
🔲
▪️
▫️
◾️
◽️
◼️
◻️
⬛️
⬜️
🔈
🔇
🔉
🔊
🔔
🔕
📣
📢
👁‍🗨
💬
💭
🗯
♠️
♣️
♥️
♦️
🃏
🎴
🀄️

Clocks

🕐
🕑
🕒
🕓
🕔
🕕
🕖
🕗
🕘
🕙
🕚
🕛
🕜
🕝
🕞
🕟
🕠
🕡
🕢
🕣
🕤
🕥
🕦
🕧

  1. Dr. Kosciuzsko não foi apenas um grande jurista, poeta e professor. Ele foi uma das pessoas mais generosas que eu conheci na vida. Dr. Aristóbulo, seu irmão, tinha as mesmas características de um homem bondoso e solícito. Meus filhos estudaram no Ginásio São Vicente de Paulo onde ele era um grande diretor e educador. Recebi seu artigo de um grupo de WhatsApp e ganhei meu dia em relembrar esses dois capixabas ilustres. O artigo bem mostra a força da genética. Vou visitar o seu Blog e ler outros artigos. Nasci em Vitória mas moro hoje em São Paulo. Fique com os meus parabéns e com um abraço.
    Raulino Silva

  2. Cadu, parabéns pelo leme que norteou sua infância, seu avô vela orgulhoso pelo neto que de certa forma segue seus passos, e com a alegria com o brilho que nos contagia estimulando as letras que tão bem traduzem pensamentos de maturidade e sociabilidade. Orgulho-me por te-lo visto crescer deste o tempo de residência e o profissional de hoje com a versatilidade de sua alma brasileira, hoje mineiro por adoção. Siga em frente amigo, presenteie -nos com esta verve que Deus lhe deu. SEMPRE. Abraços.
    Emília Klein

  3. Um belo legado deixado por seu avô , exemplo de retidão sabedoria , inteligência e cultura . São pessoas raras , que deixam suas marcas e lições . Você Cadu , prestou atenção em seus ensinamentos e está fazendo o seu dever de casa da forma mais brilhante . Lá de cima , com toda certeza ele deve estar sentindo o maior orgulho de seu neto Carlos Eduardo . Parabéns querido Cadu . Abraços , nina

  4. Um belo legado deixado por seu avô , exemplo de retidão sabedoria , inteligência e cultura . São pessoas raras , que deixam suas marcas e lições . Você Cadu , prestou atenção em seus ensinamentos e está fazendo o seu dever de casa da forma mais brilhante . Lá de cima , com toda certeza ele deve estar sentindo o maior orgulho de seu neto Carlos Eduardo . Parabéns querido Cadu . Abraços , nina

  5. Cadú, agora sei de onde veio tanta poesia em lidar com os temas, desde os mais simples e corriqueiros , até aqueles mais polêmicos e difíceis. Mas acredito que mesmo com tanta honrosa hereditariedade, essa pessoa incrível, talentosa, inteligente e culta que vc se tornou, é mérito seu…
    Grande abraço! Ian Duarte

  6. Belo texto, meu querido amigo! Salve seu Avô Leão, que como o meu avô(tb Leão, só que no nome) tb prezava tanto as leis e nos ensinava a segui-las!
    Em um tempo em were a, justiça quer Legislar, eles fazem muita falta.! Sds destes grandes avós!
    Mucio Leão

  7. Liberdade,liberdade abra as asas sobre nós e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz! Estava me lembrando deste samba, ia repassar ao meu querido mestre Cadu, mas ele tem uma percepção única. Está sempre atual alicerçado em grandes exemplos de virtude como seu avô de quem já tivemos aqui nesta coluna a oportunidade do acesso a um poema lindíssimo.
    Esse é o maior patrimônio que um pai ou avô deixa para seu neto: a dignidade, a retidão de caráter, valores que parecem ter sido negados aos que nos governam( salvo raras excessões)!
    Vivemos dias de incerteza, de golpes contínuos a democracia, a seus princípios fundamentais, mas assim como o avô do nosso amigo e escritor, o que é certo , justo e digno sempre prevalecerá
    Abraço a todos e em especial ao mestre Cadu!!!

  8. Cadu,
    Seu texto é uma poesia.
    Já não me espanta em vc sua tremenda vocação para a escrita e oratória, sua hombridade irretocável e seu grande patriotismo: veio do berço, está no sangue.
    Ótimo ouvir isto, é um ensinamento para todos nós. Obrigado.

  9. Que espetáculo , Cadú.
    O primeiro de tudo é saber que temos boas raízes, e é nosso dever mantê-las.
    Quanto ao momento em que você se “relembrou”dele Ada mais é do que um alerta que ele fez,para que você continue a sua jornada como ele te desejou.
    Abração .

    Alexandre Wagner

  10. Não tive maior convivência com meus avós, mas nos meus 13 anos, quando nos mudamos de Campo Belo para BH, moramos ao lado do Desembargador Gustavo Pena. Gostava muito de ir à sua casa onde eu o ouvia longamente, com enorme prazer pela sabedoria que ele me transmitia. Lamento os jovens de hoje não se importarem em ouvir os mais idosos. Com certeza o mundoo seria bem melhor… Linda crônica, Cadú, que me transportou para os tempos maravilhosos da minha juventude. Creio que por isso somos como somos, e amamos tanto a nosso pátria… Obrigado! Evaldo

  11. Bonitas mensagens do seu avô.
    Me fez lembrar do Seu Alfredo, meu querido avô. Também me tocou muito, principalmente neste momento que a campanha para diretorias da SBCP está em andamento. Tenho certeza que ele, com seu senso de justiça e honradez, não iria aprovar este vale-tudo que está acontecendo. Teremos tempos melhores.
    Alfredo Donabella

  12. Que Grande Homem foi seu avô.
    Lembro- me sempre das poesias ele é eclamadas por você.
    Que haja sempre Justiça e seus Guardiões, exemplos a serem seguidos, privilégio seu de ter de quem puxar e levantar a bandeira deste lema!!!

    Jorge Safe

  13. Excelente!
    “os homens justos, Carlos Eduardo, ciosos de seus direitos e unidos pela justiça eterna são fortes e invencíveis. Nunca se esqueça disso, Ok?”
    Por isto estaremos nas ruas no próximo dia 07.
    Somos fortes, invencíveis, e não deixaremos o comunismo tomar conta de nosso país não!
    Parabéns, Dr Leão!
    Luis Fernando

  14. Belas lições para os tempos que vivemos.

    “Ao defendermos nossos direitos, ao separarmos o certo do errado, o bem do mal, premiarmos os bons e punirmos os errantes, colocamo-nos ao lado da justiça.”

    “A dignidade do homem é uma virtude sagrada e inegociável.”

    Lauro Avellan

  15. Belo, Leão, esta postagem!
    A família que tanto defendemos, estão representadas nas palavras de seu avõ, tão bem seguidas pelo seu neto, que apesar se seguir a medicina, tem palavras que fazem lembrar um jurista, com sua excelente cultura.
    Muito bom!

    Eduardo Belisario

  16. Querido Cadú,
    Adorei o seu texto, por vários motivos!
    Primeiro porque vc fala do seu Avô, uma ligação linda, amorosa e um oceano de sabedoria!
    Segundo porque vc nos fala de Direito, área na qual atuo, diariamente, e me faz recordar de belas histórias e aprendizados da minha formação e da minha vida profissional!
    Eu poderia elencar muitos motivos mais, mas daí não seria um comentário e sim um novo texto!
    Finalizo dizendo que na toada que estamos, realmente, para sairmos dessa babel imoral e lesa-pátria, onde lobos em pele de cordeiro, de botas sujas e de coração impuro, conspurcam, diariamente, contra a Nação- somente sairemos bem dessa, se os homens justos e de bem se unirem num pacto genuíno em prol do Brasil!
    Não sou Atleticano MAS EU ACREDITO!!!
    Parabéns!!!!
    Bola pra frente!!!
    Juntos somos mais!!!
    Abraços

    Gustavo Mercadante

  17. [b]Parabéns Dr. Carlos Eduardo! Infelizmente, há uma inversão total de valores nos dias atuais.[/b]
    [b]O patriotismo, a dignidade e outros valores tão importantes foram deixados de lado, em benefício próprio e pela sede de poder e dinheiro.[/b]
    [b]Wanderley [/b]

  18. Tá lindo, Cadú, uma bela homenagem a um grande homem… coisa rara nos dias de hoje.
    E uma tremenda carapuça para os conspurcadores da Justiça, desgraçadamente acoitados naquela que já foi uma casa respeitabilíssima…
    Flávio Ramos

Previous Post

EU TO É P*** DA VIDA!!!

Next Post

O GRITO DA PAULISTA

Related Posts
Total
0
Share