Justiça, dignidade e liberdade são bens máximos e indissociáveis do homem probo
Lembro-me bem daquela bela casa na cidade alta, em Vitória, onde meu avô, Kosciuszko Barbosa Leão, morava. Vovô morreu em 1979 aos 90 anos e a casa está lá do mesmo jeito. Assisti “de camarote” à muitas posses de governadores e outras solenidades importantes já que fica em frente ao Palácio Anchieta, linda sede do Governo do meu Estado natal. Em seu testamento deixou o imóvel para a Academia Espiritossantense de Letras, sua grande paixão que presidiu por tantos anos.
Vovô foi um escritor importante que teve sua biografia citada na icônica Enciclopédia Delta Larousse. Sua obra inclui livros de Direito, Filosofia, Poesia e Contos. Foi jornalista do Diário da Manhã onde se destacou como crítico político de estilo elegante e combativo. Um dos mais influentes advogados de seu tempo, foi diretor por 15 anos da Faculdade de Direito de Vitória-ES e professor emérito de “Introdução à Ciência do Direito” e “Direito Penal”.
Muito provavelmente, no seu íntimo, eu tenha sido sua grande decepção por não seguir o Direito. Desde que comecei a me entender por gente ouvia meu avô falar sobre as leis. Falava com um encantamento contagiante. Ficava feliz com o meu interesse e discutia comigo de uma forma tão didática que me encantava.
“Elas não existem apenas para que haja ordem social ou meramente para cumpri-las. Tampouco para que as pessoas que a infrinjam paguem pelos seus atos. Elas existem para que haja justiça, Carlos Eduardo”, dizia com empostação de grande orador que encantou gerações de juristas.
“E você sabe pra que serve a justiça, meu filho?” perguntou-me com autoridade. “Pra não haver injustiça, vovô?”, respondi com essa tímida e óbvia pergunta para o seu total deleite. “De uma certa maneira, sim. Ao defendermos nossos direitos, ao separarmos o certo do errado, o bem do mal, premiarmos os bons e punirmos os errantes, colocamo-nos ao lado da justiça”, respondia com aquele olhar de carinho que não se apaga de minhas lembranças.
“Nunca se renda às injustiças, meu filho. As leis e regras existem para aqueles que se dispõem a praticá-las e, por essa máxima razão, cumpri-las. Não se cale diante delas sob pena de você perder seus direitos, sua liberdade e, sobretudo sua dignidade. Reze com seu avô e nunca se esqueça desse conselho que você deverá passar à sua descendência: A dignidade do homem é uma virtude sagrada e inegociável, meu filho.”
E lá vinha tia Laurinha com a sua indefectível limonada e broa de milho, uma espécie de hora do recreio quando conversávamos amenidades. Minha irmã Silvana, mesmo mais nova, ouvia tudo com atenção
Nesse dia, na hora da despedida, vovô levantou-se, acompanhou-nos até à porta e, numa espécie de “gran finale”, disse, na sua cativante serenidade “os homens justos, Carlos Eduardo, ciosos de seus direitos e unidos pela justiça eterna são fortes e invencíveis. Nunca se esqueça disso, Ok?” E eu nunca mais me esqueci.
Instigante como tudo isso aflorou à minha memória, justo agora. Talvez pela saudade que, às vezes, bate forte? Será? O engraçado é que veio muito nítido como se ele quisesse reforçar seus postulados.
Vovô foi um patriota. Pode ser por aí…
Leão, gostei muito. Deus estará conosco.
Dr Carlos Eduardo, como sempre, EXCELENTE
PAULNHO – Casa do Cirurgião Plástico
Ola Cadu. Lendo este emocionante texto, me projeto inteiro nele,ate porque meu momento assim pede. De um certo modo, parece que foi escrito pra mim… Obrigado amigo
Julio Pinheiro
Boas lembranças, na hora certa! Um grande exemplo.
Carolina Leão
Dr. Leão, sua origem capixaba e sua genética familiar, são um orgulho para os brasileiros conscientes! Abs. José Sílvio Rios
Um dos melhores escritos seus.
João Batista Oliveira Filho
Parabéns Cadu,realmente vc foi privilegiado e nós seus amigos tb ,por vc trazer nas veias e exercer o patriotismo com uma maneira peculiar e refinada.gde abç
Vc é o exemplo de que “quem sai aos seus não degenera”. Bravíssimo e que inesquecível avô, sábio humanista.
Cristina Ramos
Parabéns pelas palavras Cadu.
Você foi privilegiado de conviver com seu avô.
Que exemplo.
Eu perdi meus 2 muito precocemente!
Forte abraço
Edgar Tom Back
Dr. Kosciuzsko não foi apenas um grande jurista, poeta e professor. Ele foi uma das pessoas mais generosas que eu conheci na vida. Dr. Aristóbulo, seu irmão, tinha as mesmas características de um homem bondoso e solícito. Meus filhos estudaram no Ginásio São Vicente de Paulo onde ele era um grande diretor e educador. Recebi seu artigo de um grupo de WhatsApp e ganhei meu dia em relembrar esses dois capixabas ilustres. O artigo bem mostra a força da genética. Vou visitar o seu Blog e ler outros artigos. Nasci em Vitória mas moro hoje em São Paulo. Fique com os meus parabéns e com um abraço.
Raulino Silva
Mestre
Com certeza não decepcionou seu avô ao seguir outro caminho
Teria muito orgulho de ver a ombridade do neto
Maravilhoso!
Felipe Sampaio
Parabéns querido amigo Cadu!
Você é uma grande inspiração para mim e para todos os que tem a honra de conhecê-lo!
Forte abraço!
Marco Túlio Cunha
Parabéns querido amigo Cadu!
Você é uma grande inspiração para mim e para todos os que tem a honra de conhecê-lo!
Forte abraço!
Marco Cunha
Parabéns querido amigo Cadu!
Você é uma grande inspiração para mim e para todos os que tem a honra de conhecê-lo!
Forte abraço!
Marco Cunha
Cadu, parabéns pelo leme que norteou sua infância, seu avô vela orgulhoso pelo neto que de certa forma segue seus passos, e com a alegria com o brilho que nos contagia estimulando as letras que tão bem traduzem pensamentos de maturidade e sociabilidade. Orgulho-me por te-lo visto crescer deste o tempo de residência e o profissional de hoje com a versatilidade de sua alma brasileira, hoje mineiro por adoção. Siga em frente amigo, presenteie -nos com esta verve que Deus lhe deu. SEMPRE. Abraços.
Emília Klein
Parabéns, a convivência com os avós é fundamental.
Parabéns meu amigo. Pra vc e seu avô ! Vejo agora de onde vem sua facilidade de escrever e de oratória. Fico feliz! Abração
Ellos Nolli
Boa e oportuna lembrança, Dr. Carlos.
Seu avô era um patriota.
Parabéns pela crônica.
Reynaldo Figueiredo
Belas palavras!
Bernadete Blom
Um belo legado deixado por seu avô , exemplo de retidão sabedoria , inteligência e cultura . São pessoas raras , que deixam suas marcas e lições . Você Cadu , prestou atenção em seus ensinamentos e está fazendo o seu dever de casa da forma mais brilhante . Lá de cima , com toda certeza ele deve estar sentindo o maior orgulho de seu neto Carlos Eduardo . Parabéns querido Cadu . Abraços , nina
Um belo legado deixado por seu avô , exemplo de retidão sabedoria , inteligência e cultura . São pessoas raras , que deixam suas marcas e lições . Você Cadu , prestou atenção em seus ensinamentos e está fazendo o seu dever de casa da forma mais brilhante . Lá de cima , com toda certeza ele deve estar sentindo o maior orgulho de seu neto Carlos Eduardo . Parabéns querido Cadu . Abraços , nina
Obrigado por estas memórias. Muito belas e reconfortantes.
Geraldo Felix Lima
Seu colega anestesista do HJXXIII
Tive um pai patriota e que tbm me ensinou o valor da pátria, da justiça e da liberdade.
Giovana Freire
Cadú, agora sei de onde veio tanta poesia em lidar com os temas, desde os mais simples e corriqueiros , até aqueles mais polêmicos e difíceis. Mas acredito que mesmo com tanta honrosa hereditariedade, essa pessoa incrível, talentosa, inteligente e culta que vc se tornou, é mérito seu…
Grande abraço! Ian Duarte
Foi um avô maravilhoso!!!! Oportuna essa recordação nos dia de hoje!!!!
Silvana
Brilhante Cadu.
Fernando Bhering
Que maravilha de testemunho…!!!
Que privilégio!?
Quanta sabedoria nestas palavras…!!!
Mari Ferreira
Errei. Eu me formei em 1957 e José Eduardo em 1958
Me formei na Faculdade de Direito de Vitória em 1958. Kosciuzcko Barbosa Leão era o Diretor e Professor.
Maria Angélica
Que belos exemplos seu avô deixou. Muito bom relembrar seus ensinamentos para vc é Silvana.
Maria Teresa Emery
Brilhante! Amei ler todo o texto. Parabéns pela ideia de fazer jus a esse grande homem.
Dailza
Cadu, preciso com as palavras como é com o bisturi! Parabéns chefe belo texto
Fabiano Camargos
Bacana caro Cadú!!
Homero Gusmão
Belo texto, meu querido amigo! Salve seu Avô Leão, que como o meu avô(tb Leão, só que no nome) tb prezava tanto as leis e nos ensinava a segui-las!
Em um tempo em were a, justiça quer Legislar, eles fazem muita falta.! Sds destes grandes avós!
Mucio Leão
Mais uma obra de arte em palavras. Parabéns.
Rosimara Bonfim
Osiris Martuscelli texto acima
Liberdade,liberdade abra as asas sobre nós e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz! Estava me lembrando deste samba, ia repassar ao meu querido mestre Cadu, mas ele tem uma percepção única. Está sempre atual alicerçado em grandes exemplos de virtude como seu avô de quem já tivemos aqui nesta coluna a oportunidade do acesso a um poema lindíssimo.
Esse é o maior patrimônio que um pai ou avô deixa para seu neto: a dignidade, a retidão de caráter, valores que parecem ter sido negados aos que nos governam( salvo raras excessões)!
Vivemos dias de incerteza, de golpes contínuos a democracia, a seus princípios fundamentais, mas assim como o avô do nosso amigo e escritor, o que é certo , justo e digno sempre prevalecerá
Abraço a todos e em especial ao mestre Cadu!!!
Cadu,
Seu texto é uma poesia.
Já não me espanta em vc sua tremenda vocação para a escrita e oratória, sua hombridade irretocável e seu grande patriotismo: veio do berço, está no sangue.
Ótimo ouvir isto, é um ensinamento para todos nós. Obrigado.
Crônica realmente inspiradora. Grande brasileiro!
Alexandre Castanheira
Que espetáculo , Cadú.
O primeiro de tudo é saber que temos boas raízes, e é nosso dever mantê-las.
Quanto ao momento em que você se “relembrou”dele Ada mais é do que um alerta que ele fez,para que você continue a sua jornada como ele te desejou.
Abração .
Alexandre Wagner
Não tive maior convivência com meus avós, mas nos meus 13 anos, quando nos mudamos de Campo Belo para BH, moramos ao lado do Desembargador Gustavo Pena. Gostava muito de ir à sua casa onde eu o ouvia longamente, com enorme prazer pela sabedoria que ele me transmitia. Lamento os jovens de hoje não se importarem em ouvir os mais idosos. Com certeza o mundoo seria bem melhor… Linda crônica, Cadú, que me transportou para os tempos maravilhosos da minha juventude. Creio que por isso somos como somos, e amamos tanto a nosso pátria… Obrigado! Evaldo
Agora sei de onde veio sua capacidade de escrever tão bem, sua sagacidade em procurar o justo e sua veia pública….
Que belas lembranças!
Cris Linhares
Bonitas mensagens do seu avô.
Me fez lembrar do Seu Alfredo, meu querido avô. Também me tocou muito, principalmente neste momento que a campanha para diretorias da SBCP está em andamento. Tenho certeza que ele, com seu senso de justiça e honradez, não iria aprovar este vale-tudo que está acontecendo. Teremos tempos melhores.
Alfredo Donabella
Temos fé em Deus na proteção de nosso Brasil! Que os justos prevaleçam!
Guilherme Miranda
Que Grande Homem foi seu avô.
Lembro- me sempre das poesias ele é eclamadas por você.
Que haja sempre Justiça e seus Guardiões, exemplos a serem seguidos, privilégio seu de ter de quem puxar e levantar a bandeira deste lema!!!
Jorge Safe
Que belo depoimento Leão! Emocionante!
José Elcio Monteze
Meu querido amigo, desde Zurich torço para que seu venerável avô esteja certo! Grande abraço.
Ithamar Stocchero
Belíssima querido Cadu. Parabéns !!!!?❤️
Benjamin Gomes Filho
Que texto bonito.Parabéns.
França
Excelente!
“os homens justos, Carlos Eduardo, ciosos de seus direitos e unidos pela justiça eterna são fortes e invencíveis. Nunca se esqueça disso, Ok?”
Por isto estaremos nas ruas no próximo dia 07.
Somos fortes, invencíveis, e não deixaremos o comunismo tomar conta de nosso país não!
Parabéns, Dr Leão!
Luis Fernando
Fátima
Parabéns por dividir conosco,recordar é viver.
Que belo depoimento Leão! Contagiante e emocionante! Parabéns, meu caro!
Seu avô Cadu,era um homem sábio e que por certo faria muita falta nos dias de hoje.Um grande abraço.Roberto Paolinelli.
Temos fé em Deus na proteção do nosso Brasil! Que os justos prevaleçam!
O meu senso de justiça é muito grande, por isso, hoje, sofro pelo que estão fazendo com ela, desrespeitando tudo o que sempre acreditei! #bolsonaroate2026 nossa esperança!
Parabéns Cadu, a sabedoria dos avós é riqueza que não se esquece. Obrigado por nos trazer a lembrança desses entes tão queridos.
Pardini
Belas lembranças e lições. Esperemos que elas predominem no nosso país, em que a justiça tem sido tão vilipendiada.
Valéria
Belas lições para os tempos que vivemos.
“Ao defendermos nossos direitos, ao separarmos o certo do errado, o bem do mal, premiarmos os bons e punirmos os errantes, colocamo-nos ao lado da justiça.”
“A dignidade do homem é uma virtude sagrada e inegociável.”
Lauro Avellan
Cadu !! Parabéns pelo seu Avô e por você Tenho o prazer de dizer que sou seu amigo.
Emerson Leão
Vc tem a quem se espelhar!!!
Flora Gertum
Muito bom. Sutil mas matador.
Fernando Renó
Querido tio Kosciusko. Ele é tia Laurinha eram adoráveis!
Irmão de minha avó, Um orgulho da nossa família.
Belíssimas lembranças.
Espetáculo de crônica!!!
Ana C.
Bom senso e lucidez do Dr Leão!
“A dignidade do homem é uma virtude sagrada e inegociável.” REPASSANDO!!!!
José Luís Fellet
Parabéns, Cadu. Boas lembranças de seu avô, de quem, certamente, você herdou essa clareza de raciocínio para expor suas ideias. Bom domingo. Grande abraço.
Hélio Arêas
Uma herança valiosa. Obrigado por compartilhar nesta preguiçosa manhã de domingo.
Célio José de Oliveira
Bom dia Leão. Parabéns pro seu avô, sempre muito admirado por sua sabedoria e caráter. Ótima genética.
Manoel Nascimento Rocha
Espetacular!
Saudações
Que privilégio tão sólidos e puros ensinamentos que recebeu de seu amado avô!!!!!!
Isso reflete em você imensamente
Abc
Belo, Leão, esta postagem!
A família que tanto defendemos, estão representadas nas palavras de seu avõ, tão bem seguidas pelo seu neto, que apesar se seguir a medicina, tem palavras que fazem lembrar um jurista, com sua excelente cultura.
Muito bom!
Eduardo Belisario
Belo exemplo a seguir, Cadu.
Emerson Fidélis
Vivências muito ricas e um legado fantástico! Exemplos que nos marcam por toda vida. Parabéns. Renato Maciel
Saudosa lembrança, de uma atualidade instigante!
Belíssimo texto !
Avante Brasil
Humberto do Val
Parabéns Cadu.
Como sempre perfeito.
Honrando o seu pedigree
Paulo Randal
Querido Cadú,
Adorei o seu texto, por vários motivos!
Primeiro porque vc fala do seu Avô, uma ligação linda, amorosa e um oceano de sabedoria!
Segundo porque vc nos fala de Direito, área na qual atuo, diariamente, e me faz recordar de belas histórias e aprendizados da minha formação e da minha vida profissional!
Eu poderia elencar muitos motivos mais, mas daí não seria um comentário e sim um novo texto!
Finalizo dizendo que na toada que estamos, realmente, para sairmos dessa babel imoral e lesa-pátria, onde lobos em pele de cordeiro, de botas sujas e de coração impuro, conspurcam, diariamente, contra a Nação- somente sairemos bem dessa, se os homens justos e de bem se unirem num pacto genuíno em prol do Brasil!
Não sou Atleticano MAS EU ACREDITO!!!
Parabéns!!!!
Bola pra frente!!!
Juntos somos mais!!!
Abraços
Gustavo Mercadante
Que belas e privilegiadas memórias meu amigo. Obrigado por compartilhar
Célio José de Oliveira
É bom sabermos que não somos um isoladamente. Somos pedacinhos de nossos antepassados numa linha genética rumo ao futuro. Parabéns Leão.
Parabéns ????
Boas reflexões. Entristece ao revisar- mos algumas verdades passadas.
Rodrigo D’eça Neves
[b]Parabéns Dr. Carlos Eduardo! Infelizmente, há uma inversão total de valores nos dias atuais.[/b]
[b]O patriotismo, a dignidade e outros valores tão importantes foram deixados de lado, em benefício próprio e pela sede de poder e dinheiro.[/b]
[b]Wanderley [/b]
Show.
Ubirajara Martinelli
Edificante! Bom domingo meu querido!
Alexandre Garcia
Que bela lembrança, Cadu. Realmente, foi um privilégio….
Walter Pereira
Emocionante… Memórias de bons momentos são ensinamentos que duram por toda uma vida!
André Miolo
Tá lindo, Cadú, uma bela homenagem a um grande homem… coisa rara nos dias de hoje.
E uma tremenda carapuça para os conspurcadores da Justiça, desgraçadamente acoitados naquela que já foi uma casa respeitabilíssima…
Flávio Ramos
Caduzinho ,
Que lindo !!!
Suas raizes culturais são fortes e profundas justificando este homem maravilhoso que vc é Parabéns.
Sebastião Nélson