Givaldo Alves talvez seja a reedição contemporânea de Arsène Lupin, o intrépido personagem do clássico francês “Ladrão de Casaca”, obra prima de Maurice Leblanc, publicado no longínquo 1907.
Arsène é um ladrão audacioso, impertinente, desafiador, que zomba da alta sociedade e ridiculariza a burguesia. Astuto e brilhante, Arsène tenta amenizar o seu pecado capital socorrendo e abraçando os desvalidos, emocionando corações que se arrastam atrás de si. Uma espécie de Robin Hood da Belle Époque francesa o que, definitivamente, não o isenta de sua compulsão e culpa pelo dolo que os ladrões carregam em seus cromossomos doentes.
Givaldo é um mendigo de Planaltina, articulado, sedutor, eloqüente, com retórica coerente, politicamente atualizado que, de repente, comeu Sandra que, por sua vez, recebeu uma “mensagem de Deus” para ajudá-lo esvaziar suas vesículas seminais. Ao detalhar seu ato sexual, suas diversas entrevistas divulgadas na mídia e redes sociais, seus olhos arroxeados pelos socos de um provável corno desesperado, Givaldo emocionou corações que passaram a se arrastar atrás de si.
O “Mendigo de Casaca”, que é baiano, encantou os desvalidos quando recitou à sua amada “quem me dera ser Gardel, tenor e bacharel, francês e rouxinol, doutor em champinhom, garçom em Salvador, e locutor de futebol, pra te dizer febril, bem-vinda, tua beleza é quase um crime, tu és a bunda mais sublime, aqui deste Brasil.” E Sandra, em transe de prazer extasiante, fingia não ligar para as insinuações que afirmavam que “de tudo que é nego torto, do mangue, do cais do porto, ela já foi namorada, que o seu corpo é dos errantes, dos cegos, mendigos e retirantes e de quem não tem mais nada”.
E aqui, paira a dúvida se foi mesmo um surto psicótico libidinoso ou a incorporação do espírito da famosa Geni do Zepelin.
E assim caminha a humanidade, infestada de Arsènes, Givaldos e Genis, todos enganadores, que iludem impiedosamente a fé do povo e pisoteiam a moral, bem aos moldes do meliante de São Bernardo que, após aquela improvável vitória no STJ, exige desculpas da imprensa que divulgou “mentiras” a seu respeito e indenizações milionárias dos seus “injustos e irresponsáveis” julgadores.
Bem aos moldes de Anitta, incitando a juventude brasileira alinhar-se às fileiras da ilicitude, do atraso e da corrupção.
Bem aos moldes de Caetano e uma horda dos “Sem-Rouanet” que não saem daquela Suprema Casa conspirando contra a Pátria.
Bem aos moldes de Alckmin, a personificação da desfaçatez, do oportunismo maligno e do desrespeito a quem, por anos, acreditou em sua retórica de falso moralismo. Unir-se ao maior ladrão da história a quem sempre se referiu como a escória da política brasileira bem mostra a sua condição de usurpador da esperança dos que, um dia, lhe confiaram seu voto. Alckmin encarna o “Político de Casaca”, alcunha que cabe à maioria dos políticos brasileiros.
Bem aos moldes daquela mídia e seus institutos de pesquisa que apostam na volta da roubalheira desenfreada, da corrupção degradante e de uma nova ordem mundial que os locupletem na sua sanha perversa de caça à independência e cerceamento dos direitos do povo.
São tantos os pedidos, tão sinceros, tão sentidos que tenho dominado meu asco por todo esse momento que passamos.
Mas logo raiará o dia e o Brasil em cantoria entoará o hino da esperança que nos garantirá a decência, o progresso e a liberdade.
Você traduziu o pensamento de um grande número de cidadãos que ficamos pasmos com os nossos representantes da política nacional !!
Está difícil de aguentar tanto descaramento, pra não dizer outra coisa…
Carolina Leão
Muito bom !!! 👏👏👏👏
Muito bom ! Parabéns !
Parabéns , meu Amigo Cadu , sensacional , cae como uma luva p nossos políticos , temos q Melhorar, Abs
Alfonso Sempertegui
Fala bem , não é totalmente ignorante . E pelos comentários dele executa bem suas funções sexuais
Eugênio Cação
Perfeito! Ótimo texto!
O autor desse comentário, que sequer se identifica, deveria, antes de falar besteiras, aprender a ler. Em seguida ,aprender a escrever.
Lins de Vasconcelos
Bom dia ao autor deste acredito que deveriam ser preocupar com as crianças e adolescentes que passam fome ao invés de vangloriar o mendigo e políticos , não nada de mais nisso tudo , não vejo herói , vejo sim alguém querendo aparecer , porque você não escreve sobre os verdadeiros heróis que são os profissionais de saúde que vem lutando há anos para ter um salário digno e um carga horário digna na pandemia ,auge da mesma quem foi os verdadeiros heróis ? Esses merecem serem falados não essa baboseira que todos.ficam aplaudindo acorda povo brasileiro deixa de ser Maria vai com as outras essa crônica não vi nada de interessante como diz papel aceita tudo vamos.olhar para.outras coisas que nos perturba com aumente de tudo.disso não vi nenhum comentário desse tipo o povo morrendo.por falta de não poder comprar alimentos faça um campanha.nesse sentido aí sim terá meu apoio !
Muito bom texto.
O ufanismo e infantilidade do brasileiro produz isso… é até divertido.. o problema é que viram políticos.
Eduardo Pites
Excelente texto, Cadu!
Bernadete Blom
Muiiito bem escrito CADÚ!!! Vc se supera a cada crônica!👏👏👏 Gostaria de dizer algo,porém vc já disse tuuudo !!! Parabéns amigo por sua habilidade,em nos fazer entender o que se passa “na nossa Pátria Mãe,tão distraída …”
Thais Goulart
Brilhante, Cadu! Os que manipulam os jovens teriam que ter penas dobradas! Grande abraço.
Ithamar Stocchero
Triste assistirmos toda essa inversão de valores , isso mostra claramente a ausência de princípios . Parabéns Cadu , sempre genial em suas crônicas . Abraços , nina .
Querido amigo,num pais em que se tem como candidato a PRESIDENTE DA REPUBLICA ,um homem que foi condenado por mais de dez juizes por
crimes diversos co tra o povo Brasileiro,um simples mendingo que foi usado por uma mulher completamente desiquilibrada e despudorada ,vira HEROI.
Carlos Reis
Leão, brilhante e preciso, comigo sempre.
José Paulo Agrello
Cadú, vivemos o momento do espelho do mal, os canalhas são blindados enquanto destroem aqueles que desejam o bem!
Abço.
Helio Paoliello
Chegará o dia em que o brasileiro sairá dessa demência que baila entre a necessidade de heróis — mesmo que improváveis — e a adoração de bandidos!
Adilson Veiga
É tanta miséria moral, e tanta falta de de respeito, é tão chulo que custo acreditar que isso seja assunto! Alguém pensou em preservar a família, o marido? Compaixão e respeito acabaram? Saiu de moda? Repensem posições , revejam valores e voltemos para Jesus ! Mestre!
TR Oliveira
Sim, não podemos terceirizar a nossa responsabilidade enquanto povo.
Jussara Gama
Com muita eloquência traduziu para todos o que acontece em nosso querido Brasil.
Coincidêntimente, eu, músico há mais de 50 Anos, conhecí um Givaldo Alves imitando o saudoso Waldick Soriano, que nos deu o cano em toda grana de um show em 1970, kkk. Boa amigo! Abração. Beethoven Franco.
Baita texto Cadu, um dos seus melhores. 👏
Marcos Cosmo
Brilhante, Cadú!
Sempre se superando!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Ticiano Cló
Sensacional!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sil Leão
Parabéns pela crônica verdadeira, onde mais uma vez constatamos como a sociedade está doente!
Não existe moral e nem discernimento do que é certo!
Chegamos ao caos!!!
Amei Cadú! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sônia
Ótima crônica! Como sempre!! Bjs
Flora Gertum
Acho que a política no Brasil beira a loucura e as obscenidades que acontecem não tem como comparar ou julgar. Tenho me sentido constrangida com tantas sordidez e perversão …
Marília
Cadu Leao se superae escancara a hipocrisia perene destas caras. O mendigo e o caes.
Parabens Cadu
Julio Pinheiro
Para um país que já elegeu hipopótamo (lembra do Cacareco?). Tudo é possível.
Otima crônica que revela um autor ciente e consciente das mazelas do ser humano- um imbróglio difícil de engolir .
Consola- nos apenas saber q AINDA há gente honesta e igualmente lúcida
CARLOS EDUARDO VC É UM GÊNIO DA LITERATURA PORTUGUESA! VC JÁ SUPEROU TODOS OS ESCRITORES CRONISTAS DO MUNDO INTEIRO! É VERDADEIRO GUERREIRO E DEFENDE A VERDADE COMI NINGUÉM NÃO TEM MEFO DE NAFA! É VALENTE! É OUSADO! TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER SUA PRIMA! PARABÉNS! MIRIAM GUIMARÃES NAHSSEN SE ANIS EXTIVESSE VIVO SERIA O SEU MAIOR FÃ!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤❤❤❤❤🤗🤗🤗🤗🤗😍😍😍😍😍😍😍
Se fosse Lula não teríamos mendigos perambulando. LULA VEM AÍ SEU BURGUÊS DE UMA FIGA. Kkkkkkkkkkkkkkk.
Excelente!! Infelizmente passamos por tempos de total inversão de valores.
E nós que lutemos em nossas células familiares para manter nossos filhos lúcidos e críticos a toda esta loucura disfarçada de modernidade.
Jogamos no mesmo time! Difícil é vencer o adversário que usa armas diferentes. Sequer obedecem as regras do jogo, o juiz e os banderinhas…
Schwambar
É isso mesmo, meu amigo Leão!
Estão tentando virar o mundo de cabeça pra baixo e querem a força que a grande maioria, oposição ferrenha a essas “loucuras” impostas pela midia corrupta, caminhe de ponta-cabeça.
Maravilhosa e fantástica crônica , analogia muito interessante além de um humor sem precedente. Orgulhoso pelas obras que saem desta cabeça brilhante. Célio Elias
Infelizmente doutor , não sei onde nós vamos parar !! O mundo se acabando e essas pessoas completamente sem noção!
Abraços,
Neila Gomes
Bravo. Estou aguardando TB este dia.
Maura Jacques
Estou surpresa e contente por encontrar um texto que se alinha perfeitamente com o que acredito sobre esse tema!
Texto maravilhoso , muito especial , muito inteligente!!!!!
Excelente texto! Mantenhamos a vigilância e a crítica! Mas nunca percamos a esperança!
ANITA O LULA ROUBA ATÉ SUA TATUAGEM :
Cúmulo dos absurdos, este acontecimento vergonhoso!!!! E ainda vira notícia!!!!! Vc qualificou muito bem tudo com sua crônica! Parabéns
Passamos Cadu, por um momento difícil no Brasil. Você bem retratou nossa situação.
Emerson Fidélis
Caro amigo, você disse, com maestria, tudo e mais um pouco do que eu, e a maioria das pessoas que conheço, pensam.
Tomo a liberdade de repassar este belo artigo a todos meus contatos.
Parabéns e um grande abraço.
Walter Pereira
Maravilhosa crônica 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Verdadeira expressão destes tempos asquerosos que estamos vendo e vivendo!!!!! Parabéns
Muito bom, Amigo Querido!
Era só o que faltava: mendigo tarado herói e “dadeira” culpando Deus pelas suas loucuras sexuais…..
E já quer virar deputado!!! Prefiro o Juruna!
Múcio
Uma obra prima este texto! Todavia me traz um misto de revolta e vergonha. Um povo que cogita eleger deputado um mendigo sem vergonha, que pensa em reconduzir um ex presidiário ao cargo mais importante da nação, que já elegeu um número enorme de jogadores de futebol e até macaco Tião, rinoceronte Cacareco, gorila Idiamin … E quem lembra: Vote em Tiririca porque pior não fica! Piorou e muito de lá pra cá…
O pior de tudo pode estar por vir, se o ex presidiário for eleito, poderemos ter um controle das mídias sociais aos moldes cubanos, chineses ou russos, e aí talvez nós teremos que ser um pouco de Arsene Lupin para não sermos perseguidos …
Um abraço mestre Cadu e leitores.
Osiris Martuscelli
Dr..CADÚ, o Leão sempre rugindo as verdades para o bem do Brasil. Abs. José Sílvio Rios.
PRIMO., VOCE É UM GÊNIO !!!!!! Não tenho nem palavras para expressar o seu TEXTO . PARABÉNS 👏👏👏👏👏👏
Sensacional, Cadu!
Geraldo Costa
Parabéns primo
Grande texto.
Parabéns pela riqueza e precisão do texto.
Perfeito, e de finíssima ironia ao usar versos de Chico Buarque para caracterizar os heróis de hoje, personagens da Ópera do Malandro e da Geni.
Tudo é enganação, bizarrice, brasileirismo!
Parabéns, Cadú!
FR
É a crônica que resume do porquê termos uma classe política tão baixa, vil, e corrupta.
Rey Figueiredo
Parabéns Leão, espetacular sua crônica.
Alvimar Perrela
Gostaria de fazer apenas um comentário.
E a maioria dos Brasileiros parece q vive dormindo o sono da ignorância, pois ñ percebe a jogada enquanto a mídia cobre algo tão insignificante, deixa passar oq anda acontecendo nos bastidores e oq realmente prescisa de atenção.uma lâmpada acesa durante o dia só faz algum sentido em um
quarto escuro,pq ao contrário é necessário a noite chegar para q brilhe . Infelizmente a maioria dos Brasileiros tem se limitado em um quarto escuro ( oq importa é a luz brilhar) e no resto da casa só Deus sabe oq anda acontecendo, triste isso.
Acorda Brasil para a esperança sobreviver temos q alimentá-la.
Desculpe foi só um desabafo 😞.
Cleonice Rodrigues
Putz!!! O Brasil precisa ser estudado
Xênia
Como sempre, meu prezado amigo, você escreveu nossos pensamentos! Forte abraço!
José Elcio
Dr. Carlos parabéns mais uma vez! Consegue sempre fazer paralelo de fatos ora ocorridos com o cotidiano político brasileiro, muito bom!👏👏👏
Bom dia Cadu!!
Mais uma pérola das suas já aguardadas crônicas de domingo
👏
Bommm. Muito bom forte seu texto
Abraco
Me lembrou uma antiga crônica de Sérgio Porto, contando que dois garis varriam o famoso calçadão de Copacabana e um deles, a cada gatinha que passava dava uma cantada. O outro, mais comedido, falou-lhe: – vê se se enxerga, negão, tu tás aí, sujo e fedido, e acha que vai conquistar alguém?
Ao que aquele retrucou: – uai! vai que tem alguma tarada…
A sua crônica, Dr Leão, mostra que tudo é possível neste mundo de meu Deus. Parabéns!
Lins de Vasconcelos
Há pouco tempo atrás, se o mendigo fosse mulher, posaria nua para a Playboy. Como é homem, vira candidato a deputado. Eu achei que tivéssemos evoluído…
Ubirajara Martinelli
Perfeito Cadu.
Compartilhando.
Um grande abraço.
Paulo Randal
Primo, ótima crônica. Vejo com horror, este show de horrores. Mas, penso que não é propriedade “intelectual” dos brasileiros. É do ser humano, caído e degenerado. Sigo cuidadoso do meu coração e intelecto, para não cair nesta onda…Forte e saudoso amplexo.
A que situação chegamos…. Lamentável
Vc definiu bem nossa situação moral
👏👏👏👏
Vc é brilhante! Inteligência aguçada, antenada e extremamente atualizada! Congrats meu brother!
Hernanne Medina
Mas vota Bolsonaro kkkkkk. E já está andando de Porsche. Kkkkkk
Élcio
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. (Rui Barbosa)
Fernando Renó
Perfeito!!!
Atágide Assunção
Valeu Leão!!! Atento a tudo! Sua consciência não tem tamanho! Será que só no Brasil vemos tantas aberrações como estas? Estão querendo fabricar mais um delinquente moral como Lula?
Jorge Miranda
Grande Cadu, perfeito e cirúrgico como sempre, nesse Brasil atual que “ Bezerro não está reconhecendo Vaca”
É assim caminha a humanidade.
Com essa mídia corrupta e sem verdade.
Fernando Bhering
Só no Brasil😭😭😭😭😭
Vanessa Monteze
Que país é esse??? 🤯
Giovanna Freire
Sem comentários! Excelente texto!
Jose Octavio🤦♂️
Isso é a confirmação do velho ditado: “quem nasceu para tostão jamais chega a vintém!”
Jacob Máximo
Ou atualizada: quem nasceu para bostao jamais será ninguém!!
Ataualpa
Interessante reflexão… cada cabeça, uma sentença… ser humano é complexo…e…
Abs forte