Ah, esses Luíses! Não importa aqui se com “s”, “z”, com ou sem acento. São tantos os famosos e de tantas histórias que as minhas costumeiras 560 palavras por texto seriam pouquíssimas para tentar descrevê-los, traçar personalidade, instinto, caráter ou a percepção de mundo de cada um deles.
“Luís” significa combatente glorioso, guerreiro famoso ou insigne na guerra. Tem personalidade forte, é individualista com forte tendência para se isolar e para colocar a fasquia muito alta nas expectativas que traça pra si e seus liderados na sua visão de vida. É um conformista, com gênio suave e propenso a crises de melancolia.
Luís, o santo, antes de ser canonizado em 1297, foi o Rei Luís IX de França e era conhecido pelo seu senso de justiça e grande amor a Deus e aos pobres. Portanto, São Luís não é nenhum maranhense bonzinho canonizado apenas para dar nome à charmosa capital nordestina.
E por falar em nordeste, Luiz, o Gonzaga, foi Rei numa República. Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música brasileira cujas composições descreviam poeticamente toda a pobreza, as tristezas e as injustiças de seu árido sertão.
Outro Luís nordestino, o Carlos Prestes, foi efetivamente o maior símbolo do comunismo no Brasil e representante máximo da extrema esquerda brasileira, reverenciado e aclamado até hoje pelos amantes do atraso, da incompetência e da inépcia dessa ideologia do fracasso.
Mais um Luís, o XIV, Rei de França, é autor da célebre frase “O Estado sou eu”. Conhecido como “Rei Sol”, personificou todas as características do absolutismo, e a representação completa do Estado que fazia dele um elemento político único.
Nessa mesma ordem, outro Luís, o XV também Rei de França, soltou outra pérola não menos célebre, “Depois de mim, o dilúvio”. Esta frase pouquíssima ou nada humilde, expressa de modo perfeito o delírio dos autocratas, dos ditadores, dos salvadores da pátria. Acreditam-se sinceramente a única esperança do mundo.
Qualquer semelhança com o mais famoso Luís brasileiro desde Cabral, o Inácio, por favor, é mera coincidência. Não é finalidade do texto qualquer tipo de comparação, agressão ou injúria pessoal e sim uma sugestão de um brasileiro que enfileira aqueles teóricos 49,10% da população e que, antes de tudo, pensa no Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.
Nestes primeiros dois meses temos assistido um Luís ressentido e amargo como se fosse um grande credor de um Brasil injusto. O que aconteceu, aconteceu! Está registrado na história e não há como modifica-la. Resta ao Luís olhar para a frente como um “combatente glorioso”. “Luís” é um “conformista” ou seja, aceita sem questionamento nem luta qualquer situação incômoda ou desfavorável.
Se na prática a teoria não for diferente e o rancor der lugar ao frescor de espírito, bálsamo revigorante para a mente e pensamento, pode haver uma expectação em melhores dias para o Brasil e os brasileiros.
Pensar diferente não faz homens inimigos. Faz homens civilizados que convivem harmonicamente em suas diferenças ideológicas em razão de um bem supremo.
O Brasil sempre foi e sempre será maior que as diferenças mundanas. Resta-nos, portanto e ainda, um lampejo de esperança.
Este Luiz, o In@cio, é um Psicopata de 5a grandeza!😡😡😡😡😡😡
Este Luiz, o Inácio, é um Psicopata de 5a grandeza!😡😡😡😡😡😡
квартиры на сутки
Esse bandido escroto dos nove dedos e o Luiz Carlos Prestes, só fizeram denegrir o belíssimo nome dos LUÍSES de França e os LUIZES de Portugal.
PARABÉNS PELA CRÔNICA.!!!!
Luís Alberto Leite
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Já estou perdendo as esperanças. Esse Luiz é amoral ou louco. A cachaça já chegou ao cérebro há muitos tempo.
Até quando nosso Brasil vai suportar tantos desmandos.?
Bom dia, Cadu!
Primoroso o seu texto. Sugiro-lhe um “post scriptum” onde coubesse Luiz Vaz de Camões, que dispensa comentário.
Juarez Machado
O L…querendo ou não teremos que engolir este sapo horroso por muito tempo, com suas políticas déspotas, nefastas, corruptas, da “camaradagem” e ineficientes, infelizmente.
Excelente crônica parabéns!
Genial.
Pode por na galeria das dez melhores!
Fernando Renó
Cadu,
O Nine não tem inteligência e nem muito menos inteligência emocional para superar seu ódio e sua saga pelo poder e pelo amor ao socialismo barato e hostil, muito mais preocupado em roubar o bem estar do povo e uma nação inteira em prol de uma minoria que o cerca.
Parabéns pelo texto. Gde abraço.
Alex Meira.
Prezado Caduu,
De fato seu belo texto. tá recheado de situações verdadeiras a cortejar, porém a.unica esperança é sem o Inácio
Abraço do Ozanio
Puxa, graças a Deus que meu Luiz é com Z. Ainda bem que nome próprio não é destino ou condenação.
PARABÉNS PRIMO . ESTE LUIS DE 4 DEDOS ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS ……VAMOS TER UM POUCO DE PACIÊNCIA QUE O NOSSO SOFRIMENTO VAI ACABAR. DEUS ABENÇOE NOSSO BRASIL 🙏❤️💋 ESTRELA
Boa tarde. Sinceramente, não vejo esse lampejo de esperança…
Fellet
Querido amigo! Se o “Luiz” ainda te traz esperança, o “Inácio” que significa inteligente, aquele que amadurece com as dificuldades, está progressivamente acabando com minha esperança em não vivermos um comunismo… Mas que Deus te ouça!!! Grande abraço! Ian Duarte
👏👏👏👏👏
Mais uma pérola !!!
Vitor Sanfins
Excelente, meu caro amigo! Parabéns! Grande abraço.
Ithamar Stocchero
Grande texto. Para mim o Luis dos nove dedos,o brasileiro é um câncer pra nossa nação.
LI O TEXTO .SHOW . INFELISMENRE O LUIZ BRASILEIRO É UMA FRAUDE. QUANDO SE PERDE A ESPERANÇA , PERDE-SE TUDO
ISSO NÃO VAI DURAR MUITO. MIL PARABENS!!!!!
Bom mesmo seria enxergar o Luis (z)bem no fundo do fim do fim do tunel …
Abc Cadu
Julio Pinheiro
Haja Luiz… haja luz!
Jose Octavio
Excelente, Cadú!
Ticiano Cló
Cadu ,
Vc é cultura , informação , distração.
Sabe analisar, criticar , aconselhar .
Só não pode parar .
Sebastião Nelson
Bom dia mestre Cadu, bom dia leitores.
Uma visão histórica incrível, faltaram 3 menções honrosas neste magnífico texto.
Luís Felipe Scolari ——- 7×1 ( apesar do penta).
Luís Roberto Barroso _____ Perdeu mané !
Luiz Fux ………
Um abraço a todos!
Osiris Martuscelli ( esqueci de assinar)
Acredito que a forca que ele preparou para os outros por vingança, vai ser usada por ele! Alckmin já está ansioso!!!
Belo texto!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Giovanna Freire
Cadu, ótima crônica, como sempre, porém deste Luiz Inácio, não se pode esperar coisa boa, vai repetir em maior escala, tudo de ruim que o PT fez nos seus últimos 14 anos de governo.
Bhering
A esperança e’ a ultima que morre.
Ana Lúcia Gontijo
Caro Cadu, parabéns por mais este texto escrito com a elegância e clareza de sempre, na análise de nosso momento atual e perspectivas para um futuro próximo, nada alvissareiro, conduzido por pessoas sobejamente desonestas.
Show Amigo!
Texto sensacional
Abcs
Antônio Luiz rsrsr
Como sempre um texto excelente. E esperamos todos que esse amargor e sentimento de ser credor de algo desse verme em breve esteja graçando nos reinos trevosos
Élcio
Amei o seu texto,querido amigo e pra mim, este texto que aí está é perfeito ,e, fugindo bastante da Educação que fomos criados, este Luis que aí está merece o título de ” Luis das quebradas” cuja finalidade é quebrar e destruir tudo que inteiro está . Estou tão revoltada que vou seguir o conselho de meu pai, que me foi dado há muitos anos, na época Collor, quando fiquei muito revoltada como agora🥲🥲🥲!!!!
” minha filha cuide de sua vida ,que o Brasil anda sozinho”! Acho que para evitar sofrimentos,este foi um conselho inteligente,pois somos uma gota d’água, neste oceano de insanidades que estamos vivenciando!!!!
Beijão querido Cadu,extensivo a sua linda e querida família!!!
Mas, ainda tenho esperança de um milagre, apesar do conselho, aqui pra nós!!!!!!
Sônia Saadi
Não espere deste último luis, assim mesmo , nada além do que ele é.
Sem cultura, sem vergonha de seus atos , sem verdades e outros tantos sem por aí a fora.
Ok, Cadú, sem gilvaz, para usar termo pouquíssimo usual, como a frasquia que você tascou no texto.
Uma aula de história onomástica!
Flávio Ramos
Dificilmente ele vai se dasarmar e abrir mão do discurso de ódio e da divisão que disseminou no Brasil … Infelizmente não tenho nenhuma esperança que este desgoverno possa trazer desenvolvimento e a prática da verdadeira democracia que sabe conviver e respeitar as diferenças …
Lula não governa para o povo brasileiro senão para si mesmo e seus “companheiros”…
Olha o que já fez com a máquina do Estado !!! 😥
👋👋👋👋👋 Parabéns. Muito boa crônica. Abraços.
Hélio Arêas
Brilhante!
Parabéns!!!