![]()
Amigos, não sei se vocês perceberam… mas o chato não só existe como está em plena ascensão na Terra. Virou religião, partido político e, se duvidar, até aplicativo de celular.
Multiplica-se como Gremlin molhado: basta uma gota d’água e pronto, já temos uma legião de “Homo enjoatus” circulando por aí – verdadeiros cricris pela-saco em versão 5G!
E olha… tem vários modelos de chato. É quase uma linha de produção da insuportabilidade. Os velados, que disfarçam a chatice como quem passa perfume barato pra parecer Sauvage de Dior. E os explícitos, aqueles pegajosos versão Super Bonder humano.
Eis que surge o chato narcisista. Ele fala de si como se fosse a última temporada da Netflix. Só que você não pediu assinatura, nem quer saber da infância, da ex, do cachorro ou da gastrite dele. Você só queria tomar uma cerveja em paz e não assistir a um documentário sobre a vida dele.
Tem também o chato genético: esse nasceu com o DNA da chatice. Repete histórias como se fossem Breaking News exclusivas, só que já rodaram sete temporadas, duas minisséries e um spin-off. “Já te contei do meu chefe?” – já, filhinho! 73 vezes apenas.
Agora, se você topar com o chato ansioso, corra. Esse aí é um ninja da interrupção: não deixa você terminar uma frase, completa errado e ainda discorda de algo que você nem disse. Dá vontade de pedir socorro a Jesus, Buda, Mãe Menininha e até a Madre Teresa.
E o chato dono da verdade? Esse é nível galáxia. É o Supremo Tribunal Federal da chatice. Não opina, decreta. Discordou? Bem-vindo à Faixa de Gaza.
Agora, um dos mais perigosos: o chato metido a engraçado. Esse é uma ofensa ao humor. Solta piadinha em velório, faz trocadilho em reunião séria… e, pior, insiste! Ele repete até alguém rir. Só que ninguém ri. A gente só ri de nervoso… tipo riso de refém.
Já o chato sem noção é um show à parte. O ambiente morreu, todo mundo cruzou os braços, desviou o olhar, pegou no celular… E ele lá, firme, contando história e se achando o stand-up do Faustão. É performance pura. Quer aplausos, quer ser o centro das atenções e apagar a luz de quem brilha. Tipo bombeiro do mês.
Agora, preparem-se… porque existe o chato forçador de amizade. Esse é o campeão absoluto. Te conheceu há duas horas e já pergunta quanto você ganha, quando vai casar, se já pensou em congelar óvulos…Curiosidade? Não, filhinho. Isso é invasão de privacidade com GPS ativado.
O pior? Essa praga é contagiosa. Vai que um dia eu descubro que virei um deles? Estaria então no mais pedregoso dos caminhos. Aquele mesmo do poema: “No meio do caminho tinha uma pedra”.
Só que, no caso… tinha um chato.
E aí não tem Drummond, não tem poesia, não tem solução: só resta mudar de calçada… e pedir: Alexa, silenciar criatura.
Ótimo 🤣 até me identifiquei numa dessas categorias.
Frase do saudoso Jô
_Chato é aquele que não te faz companhia mas não te deixa sozinho_
Henrique Radwanski
Muito bom,
Realmente o chato é uma figura em ascensão!!! E rápida!!…… Rsrs
Múcio Leão
Ufa!!!! Eu li do inicio ao fim, com taquicardia!!!!! Achei q vc ia falar dos PERSONAIS. … KKKKKK
Esse final com a Alexa coroou um dos melhores textos da sua excelente lavra. Embora nada ortodoxo, o comentário do Sr. Lula (tomara que não seja aquele) resume definitivamente o chato e quantidade dele no mundo. Parabéns! Notável!
PC Mesquita
Você tem toda razão meu amigo CADU, tem CHATO PRA CARALHO.!!!!!!
Lula
Cadu , sem puxar sacos pois os seus já devem estar cianosados !
As descrições do personagem CHATO são maravilhosas.
Parabéns e Forte Abraço .
Dilson Luz
Dessa vez você está impossível, Cadu! (Não é nada de chatice, pelo contrário). Mais criativo que nunca! Não podia deixar de destacar a que eu achei mais interessante, o “riso de retém” (ótima!)
Cido Carvalho
Tem um outro chato, mais moderno também: Cadu, o Chato Tecnológico.
Ele é aquele que insiste em mostrar meme velho como se fosse breaking news, não se importa com o volume do celular — liga vídeo no meio da mesa como se todos fossem plateia — e nunca presta atenção no que você fala, porque está sempre olhando para a tela. Esse também é bem comum, 😂
Para mim vc é único , insuperável.
Cadu, sempre excelente!!! 😂
Ithamar
Kkkkkk, maravilhoso.
Depois me diga em que categoria me posiciono. Preciso saber para ver se me enquadro ou migro pelo menos para uma ala dos “menos chatos”. Para ver se me toleram de forma mais confortável.
Kkkkkk!
Só falou verdade. O mundo está lotado.
Abs
Alex Meira.
Sensacional ,Cadú.
O melhor:
Alexa,silenciar a criatura…..😃😃😃😃
Estou mudando de calçada….😃😃😃😃
👏👏👏👏👏👏👏
Alex Wagner
Legal demais ! Chato genético foi top … e certeza que vai ser chato a vida toda …kkkkkkkkk
Francisco
Chato é um categoria universal e irrevogável. Muito boa a crônica. Vc devia publicar no O TEMPO ou no ESTADO DE MINAS
Pestana
Caro Cadu, tem tanto chato poraí que, em breve, há que se anexar um 9 à frente do nome. Abraços. Roberto Pires
Tem toda razão Cadu !!! Tem virado rotina no nosso dia esses CHATOS . Kkkk
Menegazzo
Cadu. Você se superou. Daher
Chato é fo-a!
Manoel
De Vitória.
Sucinto pra não ser chato.
Como sempre CADU ,parabéns pela crônica maravilhosa , e que faz parte da minha leitura matinal do domingo. A excelente definição de chato que de tão xato que é o indivíduo , a gente pode se dar o prazer de escrever o adjetivo com CH OU X satisfazendo nossa impaciência interior, por vingança!!!!
Na verdade falo sempre aqui que a CHATICE É UMA DOENÇA TÃO PERIGOSA QUE AINDA NÃO FOI DESCOBERTA A CURA!!!!!😵😵😵😵FELIZ DOMINGO
Sônia Saadi
😂😂😂😂😂Ótima!!!
Alberto Simão
Texto tão bom quanto tragicômico !
Como dizia o profeta: “Todo castigo pra chato é pouco”!
Mário Prota
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Marco Tiulio Cunha
Bom dia Cadu
Minha leitura na manhã de domingo.
Obrigado
Lincoln Neto
Kkk
Muito bom Leão!!!
Bom domingo
Elcio Spindola
Excelente! Abraço
Paulo Matsudo
Há há há…. perfeito!!!
Bom dia.
Gisa
🤣🤣🤣🤣🤣🤣Muito boa, meu amigo!
José Elcio Monteze
😂😂Bom dia, Cadu! Boa.
Bernadete Blom
O chato que habita em mim foi desmascarado pelo texto.
Gostei
Rsrs, sensacional, Super Leão! Forte abs
KkkkkkkkkkMuiito boa!
Kkkkkk maravilhoso Cadu!!
Conheço vários, dos diversos tipos descritos!
Bom domingo…
Ze Octavio
Hahahaha ri alto aqui!
E evidentemente me lembrei de um monte de chatos… todos devidamente classificados!
Fantástico!
Denis Calazans