Rio, 4 de novembro de 2023. Na mais linda cidade do mundo, um sábado ensolarado. Aparentemente como qualquer outro mas com uma sutil e charmosa diferença. Havia um clima diferente, uma atmosfera de magia, uma tensão entre os olhares, um certo nervosismo traduzido por corações acelerados de incógnitos transeuntes que se cruzavam pelas ruas e areias de suas belas praias.
Havia uma aura de esperança e fé com uma leve pitada de incerteza que somente o futebol é capaz de exercer sobre seus apaixonados, desta vez na reedição de mais uma grande final rumo à “Glória Eterna”. E lá estava o Fluminense, mais uma vez finalista ao seu maior sonho desde 21 de julho de 1902.
E nunca é tarde para pegar uma velha história e escrever um novo final. Nossa torcida novamente estava lá renovada em esperança. “Uma torcida não vale a pena pela sua expressão numérica. Ela vive e influi no destino das batalhas pela força do sentimento. E a torcida tricolor leva um imperecível estandarte de paixão”. Foi uma festa linda e memorável embalada nos cânticos inspirados no mais profundo dos amores pelo Tricolor e envolta pela névoa exuberante e indefectível do nosso máximo símbolo, o pó-de-arroz.
“Ser tricolor não é uma questão de gosto ou opção, mas um acontecimento de fundo metafísico, um arranjo cósmico ao qual não se pode – e nem se deseja – fugir.” Se tivermos apenas 1% de chance, como já tivemos um dia, jamais nos abalaremos pois teremos sempre 99% de fé.
A decisão contra o Boca Juniors não foi apenas o maior e mais charmoso clássico da nossa história. Foi uma ode à superação humana. O espírito da contenda renovou a força, a garra e a técnica ousada de Fernando Diniz para enfrentar um dos mais tradicionais e mais vitoriosos times da Terra, num jogo igual, sem favoritos e totalmente imprevisível. E a magia do Maracanã inspirou não apenas os 22 jogadores que fazem o espetáculo, mas também as suas enormes torcidas, desde o mais simplório ao mais culto dos torcedores irmanados pela mesma paixão.
E, ao final e ao cabo, “bateu, outra vez, com esperanças o meu coração, pois já ia terminando você, Libertadores. E, enfim, voltei ao Maracanã com a certeza que devia sorrir, pois bem sei que querias ficar para mim”. E ficou! Da maneira mais linda, mais preciosa e mais arrebatadora, engalanando o dia mais feliz de nossas vidas em relação ao futebol.
Vocês lutaram, guerreiros! Como bravíssimos espartanos, correram firmes em direção às suas metas e propósitos porque vocês bem sabem que o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza. Vocês estão eternizados no mais alto e belo galardão da história.
E por tudo que “hoje se apresenta, o triste se ausenta e faz-se a alegria. Corram e olhem o céu, tricolores, que o sol já vem trazer bom dia”.
E aos nossos mais nobres, mais poéticos e imortais dos torcedores, Nelson Rodrigues e Cartola, muito obrigado por enriquecerem esse texto em homenagem ao mais novo campeão da América.
Saudações Tricolores.
Título merecidíssimo. O técnico foi o grande cara na minha opinião
Alexandre Castanheira
Bom dia Dr Leão,
Acredito que no Brasil somente os Flamenguistas não torceram pro Flu, que jogaço lindo, digno de final de libertadores !!! Ótima semana, Deus abençoe
Gabriel (Samavel-Jundiaí)
Parabéns!!!👏👏👏
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Parabéns e saudações pela grande Vitória,querido amigo! Ainda bem que no meio do APOCALIPSE,SURGEM OS ” CAVALEIROS DO FUTEBOL” ,para salvarem a luta!!!!!!! Vitoriosa semana!!!!!
Sônia Saadi
Ontem fui tricolor toda a vida. Tenho meus melhores tios tricolores. Meu coração alvinegro ganhou novas cores. A emoção foi a mesma de um botafoguense. Sonhei e previ Flu campeão das Americas e Bota campeão do Brasil. A metade da profecia já se cumpriu. Parabéns pelo título e pelo texto. Um abraço Leão.
Jorge Miranda
Meu goleirão Kadu . Sou também pó de arroz desda infância . Viva nosso FLU !!!! Abraços!!! Edson Mariano
Grande CADÚ.
Parabéns pelas sua lucidez nas palavras.
Fui “Tricolor” ontem e me consagrei como um bom Brasileiro .👏👏👏👏👏👏👏👏
Alexandre Wagner
Muito bom, Leão.
Ontem torci imensamente pelo Fluminense, meu time de origem, menino, de 5 à 10anos, fanático, até que o crescimento do futebol mineiro, desviou meu amor pelo Galo.
Ontem tive que torcer calado, rodeado que estava de Atleticanos e Cruzeirenses, que torciam pelo Boca.
O meu silêncio durou até o gol do John Kennedy, quando explodi , chutando a porta do armário em que estava, para surpresa dos amigos
Desencantei, com muitas alegrias, mais ainda feliz pelas suas palavras envolvidas de pó de arroz.
Muito obrigado por me fortalecer mais ainda.
Eduardo Belisario
Faço minha a sua alegria tricolor. Com uma ressalva: nada, ninguém no futebol brasileiro atual é digno de uma crônica tão bonita e apaixonada como esta, nem o seu amado Flu.
Marco Lacerda
Cadu, sou torcedor do Fluminense devido ao meu amigo Celso Barros, ex-presidente da Unimed Rio. Foi uma bela vitória. Abraços.
Emerson Fidélis
Kadu
Adorei e torci pelo Flu para acabar a arrogancia dos argentinos👏👏👏Marujo
Infelizmente para um Flamenguista, o único consolo é ver amigos e parentes felizes!
Parabéns Cadu e nação po de arroz!
Osiris Martuscelli
Parabéns, Cadú! E BEM VINDOS A ESSE SELETO GRUPO da “Glória Eterna”!
Saudações ALVINEGRAS, Evaldo D’Assumpção.
Parabens ! Foi show. O que não falta , a partir de sgora, e assunto para escrever. Já comecou! Abc
Julio Pinheiro
Parabéns amigo. Seu time fez por onde. E a torcida também….
Seu coração está ótimo… rsrs
Ellos Nolli
CADU
BELÍSSIMO TEXTO COM FRAZES QUE TRADUZEM A SUA SERENIDADE … DE UM GLORIOSO CAMPEÃO!!!!
ABRAÇO AMIGO E VAMOS COMEMORAR MUITO!!!!
🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺
Benjamim Gomes
Parabéns Cadu! Jogo para nervos de aço!
Emerson Fidélis
Parabéns ao Fluminense e Tricolores.
Sou Vascaíno mas torci muito pelo Flu.
O Fluminense joga o melhor e mais bonito futebol das Americas, quiça do mundo.
Merecidissimo este título.
Manoel Nascimento Rocha
Parabéns Cadu, tricolor desde a infância nas terras capixabas.
Você agora depois de também ser mineiro, pois fincou raizes nestas “Gerais”, conta agora com três títulos da Libertadores, dois do Cruzeiro e agora o do Fluminense, portanto já tem direito de pedir uma música no fantástico.
Fernando Bhering
Blz . Parabéns pelo título mais importante da história!
Valter Bernat
Que alegria, hein Cadu?
Feliz por você!…
Cris Linhares
Sou de Campinas e torcedor do Guarani F.C.
Único Campeão Brasileiro do interior do país, em 1978.
Fiz faculdade na Universidade Federal do Estado do RJ.
E como não se apaixonar pelo Fluminense. Fui recebido de braços abertos por nossa torcida irmã. Levava meu bandeirão do Guarani e era muito bem recebido. De 2001 a 2009. Não teve jeito! Foi realmente uma paixão. Estava lá no Maraca, em 2008. Triste com a derrota. Mas ontem foi a redenção. A Glória Eterna. Não teve como não se emocionar!!
Parabéns pela linda crônica, igualmente emocionante!! Obrigado!!
A América é TRICOLOR 🙏🏼🙏🏼
Abração
Juliano Pereira (Campinas/SP)
Obrigado mais uma vez, Professor!!
Belo texto, meu amigo!
Lembrei muito de você ontem ao ver o jogo!! 👏 👏 👏
Múcio Leão
Viva o Fluzão e o Sobrenatural de Almeida…
Walter Navarro
Será que todo Capixaba é Flu?
Abraços a toda família, e ótimo domingo
Loretta Saldanha
Bela crônica!
Apesar de eu ser Flamenguista, tiro o chapéu para o guerreiro Flu!
👏👏👏👏👏
Marlene
Mais inspirado que nunca Leão , pela emoção e paixão de ser um Fluminense vitorioso sempre e agora campeão das Américas .
Ontem foi uma noite de glória ! Os tricolores brilharam. Gritos e olhares emocionados no Maracanã . Foi um belíssimo espetáculo ! Estar ali presente ,sofrendo e depois celebrando com os 3 tricolores do minha vida foi indescritível . E agora segura o coração que vem o Mundial !
Me emocionei …
Vai a assinatura
Maria Marta Zollinger
Bom dia amigo
Parabéns pela vitória, aproveite muito esse momento muito merecido.
Abraços tricolores e palestrinos
Francisco Le Voci
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 eu sabia!! Espero que tenha curtido muito o título ontem, foi um baita jogo
Bernardo Franqueira
Parabéns meu amigo! Bem-vindo ao time dos campeões da Libertadores…
Dan Mendonça