Querido Papai Noel,
Não estranhe, por favor! Estou meio crescidinho pra lhe escrever mas sou eu mesmo. Pelo que me lembro eu tinha uns 7 anos quando da minha última carta pra você. E não escrevi mais porque algum desavisado me interrompeu o enlevo, a magia e o encantamento que você desperta na humanidade desde sempre.
Em tempo: esse “sempre” remonta o Século IV quando a figura do Papai Noel foi criada à imagem e semelhança de São Nicolau, um bispo católico gordinho, bonzinho que adorava presentear. Ao longo dos séculos muita coisa aconteceu e o bom velhinho com traje de inverno vermelho apareceu assim, pela primeira vez, na revista americana Harpers Weekly, no final do século 19.
Acredita-se que o vermelho tenha sido uma criação publicitária da Coca-Cola. E aí, nos idos de 1931, o desenhista Haddon Sundblom, espertamente, utilizou a imagem da lenda em um comercial da própria Coke, acrescentando um saco de presentes e o indefectível gorro de pompom branco.
E a Finlândia, hein? Gélida, charmosa e esperta, resolveu surfar na onda do Papai Noel. Montou uma estratégia sensacional de marketing para estimular o turismo local e deu, em 1950, uma certidão de nascimento pro rechonchudo e construiu uma vila na Lapônia que se tornou o seu lar-doce-lar. Esse é o curso resumido da história.
Um misto de decepção e tristeza tomou conta daquele momento, Papai Noel. Não tive coragem de contar pra minha irmã, 1 ano mais nova. Aquele “Papai Noel é o pai da gente” jamais deveria existir a bem dessa deliciosa ilusão.
Nunca me esquecerei dos olhares de minhas filhas diante de você, amigo. Embevecidas e emocionadas. Você é a personificação da instituição “família”, o elo inquebrantável da harmonia e mercador incomparável da esperança.
To ouvindo um zum-zum-zum que você estaria desapontado com os andamentos das coisas por aqui e não está com muito saco de nos encontrar. E tão dizendo que a economia é a responsável pelo seu desânimo. Tente acreditar na nossa mídia, Papai Noel. A tchurma é fera!
Segundo ela, o dólar está subindo ou em função de memes, ou pela vitória do “Laranjão” ou ainda pela desastrosa atuação da equipe econômica do PR anterior. Só isso! Releve, amigo!
Tão falando também que você tá meio puto mas entenda que a alta dos combustíveis, segundo aquela mesmíssima imprensa, também é uma boa pra todo mundo.
E esse negócio de comer carne todo dia tem que acabar mesmo. E, claro, aquelas enchentes no sul aconteceram por incompetência da turma do meio-ambiente da gestão passada.
Não nos prive de sua visita! Se está havendo qualquer tipo de desacerto, não é de agora, segundo a tchurma. É da famosa herança maldita Portanto, venha!
Mas se você está meio desconfiado dessa gente, sugiro que reserve um lugarzinho no seu saco de esperança e presentes para injeções de respeito, comprimidos de responsabilidade, vacinas de decência e pomadas de moral. Alimente bem suas renas, corra em direção à essa tchurma e presenteie-os. Faça a sua parte!
Não sei se aceitarão ou entenderão sua iniciativa, mesmo porque presumem-se acima do bem e do mal.
Caso não aceitem, sugiro aquele seu infalível plano B com supositórios de malagueta ou enema de urtiga para que possam se aprazer, não apenas com a via de administração desses medicamentos mas com o extraordinário efeito que deles decorre. Quem sabe melhoram?
Feliz Natal, Papai Noel! Não deixe de vir. Perdoe-os! No mínimo, “eles não sabem o que fazem”.
Excelente crônica Dr. Carlos! Continua afinadissimo 👏👏👏
Cadu, mais uma vez impecável! Criativo e divertido, ao mesmo tempo com uma boa pitada de informação! Genial!
Cido Carvalho
Creio que eles sabem o que fazem sim,Cadu!!!😪😪😪
Cadu meu amigo … sensacional !!!
👏👏
Marcos Menegazzo
Cadu meu amigo … sensacional !!!
👏👏
Marcos Menegazzo
Caro mestre Cadu e leitores
Neste Natal, que possamos renovar nossos corações com os valores que constroem um país mais justo e digno. Que a ética, a honestidade, a integridade e a honradez sejam as luzes que iluminem nossos caminhos e guiem nossas escolhas.
Que a estrela da esperança brilhe no céu do Brasil, reacendendo a fé em dias melhores, em um futuro onde a justiça e o respeito prevaleçam.
Que cada gesto de bondade e cada atitude de solidariedade sejam sementes plantadas para um amanhã mais próspero e fraterno.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz, amor e renovação para todos nós!
Osiris Martuscelli
Oi Leão!
Primeiramente um Natal muito feliz para você e sua família.
Em seguida mais uma vez lhe cumprimento pelo alcance de suas palavras, em uma contra partida pela situação em que vivemos em uma analogia perfeita.
Realmente êste bom velhinho deve estar muito P da vida.
Haja supositórios.
Finalmente você foi muito Cristão em repetir as palavras do Senhor, “êles não sabem o que fazem” , pois estes fdm sabem realmente o que fazem.
Grande abraço!
Eduardo Belisario
Incrível!!!😂😂😂😂😂
Guima
Melhor impossível!!!!
Cristina Ramos
Ho! Ho! Ho! E assim caminha a Humanidade! Parabéns pela escrita!
Feliz Natal a todos vocês, querido amigo! Grande abraço.
Ithamar Stocchero
Sensacional ,Cadú.
O melhor foi o supositório e o enema.
😂😂😂😂
Alex Wagner
Muito bom !
Bom dia. Nada como uma pitada de Cadu pra temperat o Domingao…Boas festas padrinho. E que Deus e Papai Noel nos proteja!
Julio Pinheiro
Que texto incrivelmente maravilhoso!! Muito obrigado por esse presente de Natal!! Não tem como
não bater palmas!! Bjs bjs parabéns
Como sempre Cadú, você escreve o que pensamos… Como sempre, nos presenteia com cultura e humor nas entrelinhas das verdades! Parabéns meu querido amigo!!!
Feliz Natal e Boas Festas!
Grande abraço! Ian Duarte
Bom dia Cadu! Já ri muito ,antes mesmo de começar a ler a .matéria! Muito engraçada a introdução! Como sempre ,parabéns, pelo bom humor com que nos brinda aos domingos com suas crônicas! Não podem faltar.
Sônia Saadi
Adorei! Excelente!
Ticiano Cló
Sensacional! Repassando….
Cris Linhares