Arte é a força das cores, dos traços, dos cinzéis, das tintas, do ferro, do aço, do mármore, enfim, tudo aquilo que, em mãos sensíveis e inspiradas, se transforma em expressão.
Adquirir uma ou várias obras de arte implica em escolha. Seria como a tentativa de formação de um belo discurso. Ao dispormos as obras num determinado grupo, organizando-as por escolas, matizes ou época, formamos uma sentença, uma frase, uma afirmação.
Segundo Kátia Canton, “… obras de arte são como palavras que, combinadas e recombinadas, formam frases que permitem uma leitura plena de sentido.”
Pode-se afirmar, sem dúvida, que na construção do repertório de uma coleção está implícito o ato de garimpar toda uma sensação visual até que o conjunto resultante, expresso às vezes por uma única obra ou mais possa evocar uma mensagem, uma sensação ou uma forma de expressão.
O sentido do colecionismo é, portanto, mais do que estético ou econômico. É polifônico. Tem algo de simbólico.
À parte as características formais e o investimento que se faz para sua aquisição, “as obras de arte são um instrumento para o diálogo de quem as possui ou as expõem com as dinâmicas que envolvem a construção de seu tempo, o entendimento de sua história e sua própria existência no mundo” , sentencia o crítico Walmir Ayala.
Ao ser perguntado como era possível criar Moisés a partir de um bloco de carrara, Michelangelo, com a calma dos iluminados, respondia que Moisés estava lá dentro. Restava-lhe aparar os excessos do mármore.
Em contrapartida, o artista contemporâneo recria as pulsações da vida, buscando na arte uma forma de mobilizar o mundo globalizado. Tem um papel social e político claro e assumido a partir de uma plena e inquietante liberdade de expressão além, claro, de uma forte tendência contestatória dos absurdos e das mazelas que atingem a dignidade latu sensu. Portanto, “uma obra de arte não responde a perguntas, ela as provoca” assegura o genial Leonard Bernstein.
Talvez seja este o grande responsável pelo impulso hoje ao colecionismo que, bem dosado, com conhecimento e disciplina necessários ao bom investimento e com a sempre indispensável assessoria dos mais experientes, seja uma das mais extraordinárias formas de crescimento pessoal, cultural, e artístico.
Concluo dizendo que a arte está além de seu valor econômico, sua modalidade, sua técnica. Ela faz bem ao espírito. Transcende ao imaginário. Repousa. Alegra. Instiga. Incomoda. Enfim, encanta.
Nota do Autor: Na imagem que ilustra o texto a obra “Too Soon” de Waltercio Caldas, 77 anos, um dos mais importantes e premiados artistas brasileiros, respeitado em todo o mundo com trabalhos em importantes coleções e museus no exterior. “Too Soon” está reproduzida em livros e catálogos de mostra e Bienal. Na mesma imagem a peça contracena com outra obra, a “chaise longue” Le Corbusier, de 1929, um clássico do modernismo mundial e acervo permanente do MoMA de NY.
Parabéns Cadu pelo lindo texto que nos conforta sobremaneira neste dia das mães onde milhares delas estão em albergues longe de seus filhos e familiares. Um dia triste para nós gaúchos . Tua mensagem nos abranda e nos enche de esperança para a reconstrução de nosso estado gaúcho . Um abraço do teu amigo de sempre Uebel
Perfeito ! Sintetizou muito bem o que signica a arte em nossas vidas … A arte de viver retratada através de todas as formas de arte que despertam nosso olhar, nossos ouvidos, nossas bocas, nossos questionamentos, nossa criatividade … Tentam abarcar o real através do simbólico e do imaginário … Despertam sobretudo nossa sensibilidade e gosto pela estética !!!
Excelente! Parabéns!!!
Tem uma boa do Ferreira Gullar também:
“A arte existe por que a vida não basta!”
Carluz Miranda
Excelente! Parabéns!!!
Tem uma boa do Ferreira Gullar também:
“A arte existe por que a vida não basta!”
Kadu vc estava sumido! Agora volta com esse texto maravilhoso “ 0 sentido de uma coleção de arte”. Eu desde pequeno tive inclinação e admiração pela criação artística apreciando em particular a música. “O tipo de arte mais perfeita pois nunca revela seu último segredo”, Oscar Wild. Com o coração aberto a indispensável assessoria dos mais experientes, tive o previlégio de tê-lo como meu guru nos meus primeiros passos para construir minha modesta coleção nas artes plásticas. “Temos a arte para não morrer da verdade”, Friedrich Nietzsche. Parabéns
Carlinhos Lima.
Você como um grande apreciador das Artes, só poderia colocar de forma tão impressionante esse sentimento de paixão que ela nos leva. Parabéns!!!!!
Cícera
Muuito legal!! 💐👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vanderlei Lopes
Bom dia ! Parabéns Carlos Eduardo pela bela definição da arte ! Sempre gostei de pintar alguns quadros e não sabia por que não me considerava um artista !!!?? Achava natural e simples a elaboração de minha ARTE !! Dentro de sua definição de ARTE , me sinto um artista !! Como sempre PARABÉNS!
José Maurício Figueiredo
No meu ponto de vista
A arte existe pq a vida é uma arte.
É só olhar ao nosso redor além das obras linda da natureza q Deus pintou .
Para sobreviver nesse mundo precisa ser um artista, eternizar a coisas boas ,apagar as ruins .
Na pintura da vida as pincelada tem q ser prescisa , para ser compreendida .
Fé,amor, Família ,emprego,paz,
guerra, tristesa,angústia e etc… faz parte dessa obra q pintamos ,observamos e muitas vezes ñ compreendemos.
Mas vivemos e gostamos.
Cleonice Rodrigues
Faço das tuas palavras a minha tbm!
Genial, parabéns Cadu.
Quem aprecia e entende “Arte” irá compreender, aceitar e vivenciar melhor estas verdadeiras palavras. Também aqueles mais inteligentes e abertos a novos conceitos.
A frase de “Leonard Bernstein” é fantástica. Não a conhecia e representa muito bem o enunciado desta bela crônica de hoje.
Parabéns.
Alex Meira
” O sentido de uma coleção de arte ” . Também incluo o sentido das escritas em suas belas crônicas . É arte Cadu ! . Abraços , nina .
Genial, Cadu! Parabéns pelo estilo e conteúdo!
Cido Carvalho
Genial, parabéns Cadu.
Quem aprecia e entende “Arte” irá compreender, aceitar e vivenciar melhor estas verdadeiras palavras. Também aqueles mais inteligentes e abertos a novos conceitos.
A frase de “Leonard Bernstein” é fantástica. Não a conhecia e representa muito bem o enunciado desta bela crônica de hoje.
Parabéns.
Alex Meira
Como sou grata a você pelas aulas sobre arte contemporânea!!!! Vc meu irmão ,é um professor incrível!!! Amo!!!!
Silvana
Excelente Cadu!Acho que a arte do Waltercio não me tocou.Prefiro outras.Gostaria de saber sua opinião 😉Forte abraço.
Edgar Tom Back
Muito bem colocado
Rey Figueiredo
Parabéns pelo brilhante texto, Cadu! Uma verdadeira Obra de Arte!!!!!
Sônia Saadi
Sem arte,a vida não tem cor,por vezes sabor,através da arte nos remetemos aos sonhos maiores,suas coinicas, são sempre motivo de reflexoes.Te agradeço o privilégio de me enviar sempre sua arte.Grande abraço.
Mestre, o que houve? O que causou tamanho hiato em suas crônicas?
Confesso que estou atordoado sem saber o que opinar pois suas palavras em si já são arte com mais significado que uma foto modernista.
Abraço
Osiris Martuscelli
Show Leão!!! Gostei muito!
Mauro Deos
Ótima resenha. Li com muito gosto. Tenho uma pequena coleção de quadros, todos são apreciados diuturnamente. E como diria a inesquecível Dilma: e noturnamente também!
Henrique Radwanski
Abraço obrigado viver com arte a vida e-mais leve e feliz
Manoel Macedo
Magnificent!👏👏👏👏
Volney Pitombo
Belo texto, Cadu!
Parabéns!
Múcio Leão
Cris Linhates
Brilhante… além de colecionar obras, colecionamos amigos apaixonados pela arte, conhecidos porcausa dela….
Opa! Olha o Cadu de volta!Cercado da arte por todos os ladod!
Abraco
Julio Pinheiro
Muito bom esse seu artigo, Leão! Você conseguiu expressar bem o que a arte representa para a vida, em especial para os colecionadores que, muito além do valor comercial, de certo modo, se realizam através de suas coleções!👏👏👏👏👏👏
José Elcio Monteze
Sensacional!
Amei! 👏👏👏👏👏👏
Marlene Leão
Vou completar a Nota do Autor: … instaladas no belíssimo apartamento do meu querido Cadú: -um templo da arte.
E vou revelar aquela pontinha de ciúme que brota nos corações de quem ama quando se sente postergado em algum privilégio afetivo cultivado sistematicamente.
É que deixei de ser o primeiro leitor das crônicas do Dr. Carlos Eduardo Leão, que me as enviava, sempre, antes da publicação.
Mas perdôo, porque o bem-querer é magnânimo…
E também porque a qualidade do texto é inexcedível!
Parabéns, Cadú.
Leão, vc é o cara!!!
Sensacional!
Guima
Sensacional.
A arte é eterna. Todo o resto termina.
Jorge
Leão, todo artista é um louco ou criança que não amadureceu porque não tem censura interna para bloquear a beleza que capta para nos revelá-la em toda sua inteireza.
João Batista Oliveira Neto
Meu primo querido, vamos lá.
Obras de arte são tantas, não é mesmo?
E as vezes a pergunta:
” Jura que isso é arte?
Eu conheço uma:
VOCÊ. E que obra de arte!!!
👏👏👏
Soemis Leão
Eu acredito, verdadeiramente,que “a vida é um arte”.
👏👏👏👏👏
Alexandre Wagner
Kadú querido amigo, que coisa boa ter um amigo que consegue transcrever o que sentimos e não temos o “Especial Dom” de podermos repassar em tão perfeita síntese o que vemos ou sentimos.
Mais uma vez, PARABÉNS, pelas inúmeras vezes que Lemos e iremos Ler o que Vc nos presenteia.
Grazie Mille
Excepcional, Kadu
Você escreve tão fácil quanto Michelângelo esculpe.
Forte abraço
Saldanha
Amo aprender arte com vc!
Obrigado por compartilhar o belo texto.
Marcone Moreira
Muito bom, Cadú!👏👏👏👏
Excelente e pertinente observação
César Almeida
Top top meu amigo Cadu é pura verdade quem não entende de arte , não entende mais nada
Afonso Leonel
Muito bom, Cadu! Bom dia!
Bernadete Blom
Deitado na minha chaise longue , deliciei- me as usual com seu texto.
Como um colecionista ( mas na minha praia) sei do que você fala!
Um forte abraço com saudades!!!
Elcio Espíndola
Cadu, tem meu apoio integral, um grande abraço.
Emerson Fidélis
Bom dia Leão.
Estava fazendo falta o registro das suas observações temporais com a manifestação da sua grande sensibilidade.
A arte é a produção consciente de um ideal de beleza e harmonia, que concretiza a expressão da subjetividade humana. É como uma forma de amor que pode se manifestar das mais diversas formas.
Continue sempre presente.
Abraços fraternos. Manoel Rocha. Vitória – ES.
Muito bonito
Parabéns.
Arthur Cavalcanti
Um primor este seu artigo . Parabéns Amigo !!!!
Maria Elvira
👏👏👏❤️❤️ o que bc transmite através de seus textos é uma arte. Bjs
Flora Gertum
Confesso que não entendo deste assunto, mas fiquei com mais boa vontade para a arte contemporânea após a sua explicação, doutor. Certamente ela reflete este tempo caótico que estamos vivendo.
Atágide Assunção
Bom dia!!!! Depois de um longo silêncio você voltou a escrever!!!! Que bom receber sua crônica.
Felet
Saudades de vc amigo querido!!
Para mim, uma obra de arte o que vc escreve. Mas infelizmente, não consigo ver uma obra de arte em “too soon” . Vejo como a roupa invisível do rei: um espertinho falou que ele vestia o todos os outros “espertinhos” o seguiram dizendo a mesma coisa, para não parecerem idiotas ou diferentes. Até que uma criança em sua ingenuidade disse a verdade…o rei está nú!!! Essas “obras , para mim, estão “nuas…”. Mas sou somente alguém sem referência ,.sem experiência… Quem sabe um dia, eu consiga mudar meu pensamento…
Um grande abraço de quem sempre te admirou!
Ian Duarte
Muito bom Cadu
Fábio Nahas
Muito bom! 👏🏻👏🏻
Daniel Rebouço