![]()
Pela segunda vez — SEGUNDA! — fui vítima de um crime cibernético. E, como sempre, o golpe foi tão bem executado que até o FBI teria batido palmas. Mas família é família, e nada deixa um parente tão feliz quanto te lembrar que a culpa é sua, sua e exclusivamente sua.
“Como você cai num golpe desse jeito?”
“Você tinha que desconfiar!”
“Uai, mas você nem é tão velho assim!”
O que me intriga, de fato, é o “tão”. Significa que velho eu sou — apenas não o suficiente para justificar meus erros. Sou um modelo em transição: Velho Light, Idoso versão Beta, prestes a ser atualizado para Alzheimer 1.0. Nada como o carinho familiar para te diagnosticar gratuitamente com demência leve. Ou já moderada? Há controvérsias!
Resumo da ópera: perdi 16 mil reais em 2 minutos conversando com minha “filha” Luiza no WhatsApp. Tudo, absolutamente tudo, me dizia que era ela. Até a doçura! A gentileza! A conversa fluía tão bem que até eu, o tal do não-tão-velho-assim, me rendi. Pois é: era uma Luiza fake. Uma versão dissimulada, pirata, clandestinamente doce.
Quando percebi o golpe, com a fina ironia diagnóstica da Thaïs, que não só identificou a fraude como me classificou oficialmente na categoria “idoso em prévia instalação de obsolescência” — mantive a conversa com a golpista para conseguir o flagrante na Polícia Civil, tida e havida como a CIA dos crimes cibernéticos.
Ingênuo.
Cheguei na unidade “super especializada”. Especializada em quê, até hoje não sei. Talvez em arqueologia tecnológica. O ambiente tinha a atmosfera de filme pós-apocalíptico, só que sem os efeitos especiais. Um ventilador de teto girando na velocidade “agônico”, poeira histórica, e servidores públicos que me olharam como se eu estivesse atrapalhando o nada que estavam fazendo.
Expliquei sobre o golpe, o flagrante, a conversa em andamento.
Eles me olharam com a compaixão de um prédio abandonado.
“Aqui só atendemos casos acima de 150 mil.”
Claro. Roubou 16 mil? Parabéns: você é apenas um detalhe estatístico, indigno de atenção. Crime leve. Furto emocional. Um resfriado financeiro.
Mas, num gesto magnânimo, me mandaram para outra unidade. A diferença entre elas? O CEP e o nível de poeira. De resto, o mesmo: indiferença, descaso e a convicção de que o bandido é o verdadeiro cliente do sistema.
Saí de lá convencido de que estamos absolutamente à mercê. Vulneráveis. Expostos. Protegidos por uma rede de segurança com mais buracos que queijo suíço, só que sem o sabor.
Ao avistar um posto móvel da PM, senti uma esperança tímida. Fui tratado com respeito, educação, boa vontade… Parecia uma simulação, uma experiência imersiva de “Brasil possível”. Cheguei a olhar ao redor, pensando: “Perdão, isso aqui é Genebra?” Não! Era apenas um paraíso cordial… absolutamente inútil e inofensivo contra o crime digital.
Se a eficiência fosse proporcional à simpatia, o crime estaria resolvido antes do BO terminar de imprimir.
Mas não estava. Porque, no fim, somos assim: 10% esperança, 90% “ah, Brasil…”.
Incompetência!
Incompetência?
Será?
Sei não…
Cadu, bom dia!
Lamento muito, é revoltante.
Parabéns pelo texto!
Abraço.
Bernadete Blom
Cadu, acabei de ler, ri pra não chorar!
Silvane
Kkkkkkkk
Triste mas é real!
Minhas condolências!
Tal e qual os demais brasileiros!
Gostei muito do texto e espero que tenha recuperado sua do esperança, pois o dinheiro já era !!!
Meu amigo querido, te entendo perfeitamente!
Há 2 meses, caí em um golpe semelhante e também irrecuperável.
E também com diagnóstico de Alzheimer 1.0
Múcio Leão
Putz Cadu .Como ficamos super vulneráveis!!!! Por mais que a gente se policie, por segundos pode relaxar , e os proficionais do crime atuam nesta lacuna , neste lapso . Não se culpe, os “caras” são fodas . É como diz o amigo abaixo : saudade do etelefone antigo e analógico .abraços. Edson Mariano .
Saga surreal, mas , nos tempos atuais, moderna , sofisticada, e diriam : o Brasil não é p amadores… ou pessoas honestas , do bem ….quem fez o L esta feliz da vida .. vc dividiu um pouco com os pobres , dizem … não temos solução…vamos virar a Venezuela de hj daqui 20 anos quando tudo estiver no fim do túnel sem luz , poderá aparecer um filho do Trump e cerca o Brasil , e passa a limpo… será ???
Chico
Bom dia. Sexta feira eu iria ao salão do automóvel , quando fui confirmar os ingressos comprados pelo site oficial , me informaram que eram falsos
E isso aí 😱😳🤷♂️
Celso Buzzo
Situação desoladora.
Sensação de impotência,que gera a nossa total insignificância.
Mas acredite .
Isso não pode e não vai continuar .
Alex Wagner
Boa noite Cadu! Agora virou moda esta variedade de golpes!!! Infelizmente sempre caímos em alguns deles! Ando com saudades do telefone antigo!
FELIZ SEMANA PRA VC, AMIGO!!!!
Sônia Saadi
Os golpes atuais evoluíram e são muitos, devemos inicialmente confirmar, conferir e desconfiar é o que nos resta.
A tecnologia trouxe comodidade, praticidade e agilidade nas interações e relações das pessoas, bem como trouxe maior risco com golpes de diversas formas.😢😡
Cadu, boa noite. Também fui vitima de um golpe cibernético , idêntico ao seu. Tudo estava armado para parecer que conversava com a minha filha, fake, fake. Perdi $3.900,00 e ainda tive de aguentar as críticas da família: “Pai, você caiu neste golpe?”
Sérgio Mascarenhas
Parabéns pela crônica meu querido amigo CADU, outro dia eu quase caí numa dessa.
Luís Alberto Leite
Meu amigo isso é Brasil 🇧🇷 estamos sendo atacados de todos os lados e essas tentativas de golpe todo dia tem um mais novo e de atualizações em atualizações vamos vivendo. Forte abraço meu amigo
Jorge Abel
Eta Cadu, como sempre texto impecável, porém fico aqui imaginando como é possível ainda alguém cair neste tipo de golpe, mas como conheço você de sobra, constato que SIM, pode acontecer.
Bhering
” Cômico se não fosse trágico ”
Isso é Brasil 😭
Gisa
Sinto pelo ocorrido mas o texto como sempre está ótimo!
Guilherme Ribeiro
Cadu, mais uma vez voce verbaliza o sentimento de muitos. Eu mesma já precisei ir a delegacia, devido a assalto, e fui tratada da mesma maneira, num ambiente tão bem descrito no seu texto que arriscaria dizer que foi o mesmo local. Mas não…. É que são todas basicamente a mesma coisa. E, infelizmente, a mesma ineficiência. Que Deus nos acuda! 🙏
Homi!!
Como foi isso?!!!
Denis
Leão
Triste mesmo constatar que nada podemos contar das instituições , enquanto o crime cresce em PG😔
Elcio Espíndola
Lamento pela perda e o parabenizo pelo alerta. Precisamos ficar vigilantes.
Emerson Fidélis
Sinto muito Leão pelo dano material, mas, mais ainda pelo dano moral e pelos aborrecimentos e descrença nas nossas instituições que, teoricamente, deviam nos acolher e defender.
Manoel Rocha
Dr Carlos, basta alguns segundos de desatenção e vc se torna vítima. Muito eficiente para cumprir certas ordens, a área de segurança desaparece nos crimes cibernéticos. Talvez, medo de chegar na “Bastilha” brasileira sediada em uma praça muito conhecida em Brasília. J B A Reis
Pois e Cadu.Neste ponto,ouso ate cumptimentar o meliante pela perfeicao do crime…O resto e figuracao!Lamentavel descaso
Abc
Julio Pinheiro
Ora, ora, Cadú! Me surpreende uma pessoa, como você, estar reclamando… Afinal, você já esqueceu que o “seu” presidente (com minúscula mesmo….) já decretou que não existem ladrões, nem vigaristas? São apenas “profissionais” “trabalhando” competentemente para comprar uma cervejinha, para fazer um churrasco na laje, e outras “cositas” mais… Se “ELES” não estão dando conta sequer de resolver a questão dos aposentados “surrupiados” (ROUBAR, NÃO SE PODE FALAR!), do pequeno golpe do Banco Master, e outras façanhas mais, você acreditou que meros 16 mil iriam comover à alguma ôtoridade? Ora, eles tem muito mais coisas a fazer. Especialmente alguns joguinhos num dos muitos “bets”, forma de cassino (proibido no Brasil, desde o governo Dutra, não é?). A Thais está certa! Seja bem-vindo à categoria dos “velhinhos” ingênuos! Ah! Desculpe-me pela extensão do comentário, e o excesso de asteriscos… Bom domingo! Evaldo, na “sabedoria” dos seus 88 anos….
Carlos – Doutor , até você ? Não acredito !!!! Você tem razão . É uma loucura .
Maria Elvira
Com o maior sentimento pela perda, ao que parece irreparável, não posso negar que ri pela sua brilhante retratação dos fatos e ambientes! Sinto muito e torço pela reparação! Grande abraço
Ithamar Stocchero
Excelente. Infelizmente, revoltante.
Michel Pavelecini
Cara, rir pra não chorar ..!
Bom dia
Ontem também tomei um golpe , comprei ingressos para o salão do automóvel , pelo site oficial , quando fui confirmar me informaram que eram falsos !!! Me informaram que tinham vários casos assim e fica por isso mesmo!!!!😳🤷♂️
Vc não viu o lado bom da coisa. Os crimes cibernéticos farão as pessoas perder o cabelo. E aí, a mais moderna tecnologia de implante entra em campo. Os 16 mil viram gorjeta 😉
Pestana
É tempo de ficar “experto” e desconfiar de tudo.
Se não vai ser tetra já já.
LFAR
Caramba meu amigo
Só tem artista vagabundo
Tonho Bumachar
“Eles me olharam com a compaixão de um prédio abandonado.”
“Um resfriado financeiro.”
Usa as palavras com maestria, Leão.
👏🏼👏🏼👏🏼
Alexandre Miranda
Bom dia Cadu.
Sua crônica me lembrou Millôr Fernandes.
Composição de comicidade e tragégia!
Triste este nosso Brasil.
Mas num país em que um condenado em 3 instâncias é retirado da cadeia numa canetada e vira Presidente na mão grande,podemos esperar mais e mais golpes.
Abs
Tom Back
Putz Cadu. Estamos no mesmo barco.
Como sempre um belo texto embora esse lamentável.
Não liga não, vida que segue.
Um grande abraço.
Paulo Randal
E ainda vai ser chamado de “babaca, cumé que cai nessa”????
José Horácio
Cadu
Mais um alerta, lamentável, que serviu para bela crônica!!! Ótimo ler Você!!!
Bom domingo e boa semana!!!
💚🤍❤️
Benjamin
Prezado Carlos, sei como é. Já passei por algo semelhante.
E, é verdade, estamos sós. Contamos apenas com funcionários que nos ouvem, nos deixam desabafar e nos olham com uma piedade irônica e hipócrita.
Infelizmente, esse é o país onde vivemos.
Felet
Triste constatar que você foi apenas mais um para entrar na estatística. Além do prejuízo, perda de tempo e aborrecimento. País realmente destruído!
Cido Carvalho
Dr Leão, meu Prezado, DE DEUS este texto , Me POUPOU agorinha R$.5000, vc sabe , sou um profissional na área de Turismo, e um amigo de Sao Paulo, há 7 min, está gravando áudios pedindo para eu emitir uma passagem para ele, e estou vendo que NÃO É Ele!! CONGELEI.. obrigado, Não estamos tão sóa!! Obrigadoo!! Domingo Abençoado e NÃO VOU CAIR no Golpe.rsrs😱👽🤖
Dr Leão, meu Prezado, DE DEUS este texto , Me POUPOU agorinha R$.5000, vc sabe , sou um profissional na área de Turismo, e um amigo de Sao Paulo, há 7 min, está gravando áudios pedindo para eu emitir uma passagem para ele, e estou vendo que NÃO É Ele!! CONGELEI.. obrigado, Não estamos tão sóa!! Obrigadoo!! Domingo Abençoado e NÃO VOU CAIR no Golpe.rsrs😱👽👽🤖🤖🤔🤔🧐🧐
Eita Cadu !!!! Não tá fácil .
Os caras estão se aperfeiçoando cada dia mais .
Triste !!
Menegazzo
Indignada!!! Revoltante. . Tbm já caí !!!! Nao se sinta culpado! Rita
90% dos crimes cibernéticos do mundo sao realizados por brasileiros e russos segundo a Interpol.
Somos (e infelizmente) seremos liderenca do mal-feito pois nossa cultura e permissiva para isto.
De toda forma vamos continuar amando e trabalhando pelo nosso pais(Freud Explica🫣)
Cuide-se meu caro Cadu
Cervantes
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥰
👏👏👏👏👏👏👏👏
Os crimes digitais… existirão pq são como se fosse o Universo/ galáxia/ Espaço sideral cibernético… ao qual não temos acesso…
Abs e Parabéns! Como sempre Preciso!
Pois é Cadu… na epoca de nossos avós, se comprava viaduto!! Kkkkk relaxa, vida que segue…
Ze Octavio
Solidária! Acho que no fundo, não acreditamos no atual mundo admirável…
Cris Linhares