Eu não tenho dúvida de que o amor nasceu daquela famosa desobediência acontecida no Jardim do Éden. Não se sabe ao certo se foi por fome mas o fato é que Eva não resistiu à suculência daquela maçã pendurada na frondosa “árvore do conhecimento” e não se fez de rogada. Tascou-lhe uma dentada, gostou e acabou oferecendo a Adão que, inconteste, caiu de boca e adorou.
O que aconteceu depois todos sabemos. O casal desobedeceu o Criador, ponto final! E não teve jeito. Adão e Eva foram expulsos, tornaram-se mortais e pecadores. Mas, como a obra de Deus é completa, acabaram por descobrir o amor.
De lá pra cá, amar e amor talvez sejam, em todos os tempos, os temas mais decantados em prosas, poesias, frases, cânticos, contos, arte, teatro, cinema e outras manifestações humanas.
E as frases, desde as mais lindas e poéticas quanto às mais irreverentes e engraçadas, algumas delas eternizadas pelo saudoso Jô, pontuam o nosso cotidiano de enlevo ao tema num contraponto que torna a vida ainda mais bela, apaixonante e divertida.
Enquanto Quintana postula que é “Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo…” vem um espirituoso e contrapõe dizendo que “O amor não é aquilo que te deixa sem fôlego. O nome disso é asma.”
Shakespeare ao dizer que “O amor não se vê com os olhos, mas com o coração” inspira o burlesco que dispara: “O amor não traça o seu destino. O nome disso é GPS”
Num momento de esplendor poético o francês Vitor Hugo afirma que “Morrer de amor é viver dele” e inspira Gandhi na sua genial definição de que “O amor é a força mais sútil do mundo”. Ambos dão asa a um folgazão dizer que “O amor não atrai os opostos. O nome disso é imã.”
E Sêneca, hein? “O amor não se define; sente-se.” Sensacional! E aí o encantamento cede lugar ao inconveniente que solta “O amor não lhe dá forças pra superar os obstáculos. O nome disso é tração nas quatro rodas.”
“Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido.” Bem Vinicius de Moraes! Quase não precisa de assinatura. Bem pândego, quase broxante, diria, fica por conta do divertido “O amor realmente não mostra o que existe dentro de você. O nome disso é endoscopia.”
Essa do Cooke, “Sábios são aqueles que se entregam às loucuras do amor” contrapõe-se perfeitamente à essa máxima da galhofa de que “O amor não é aquilo que lhe faz provar várias posições na cama. Isso é insônia.”
“Encontrar o amor é descobrir o que faltava na vida” do excepcional Ruskin, não merecia qualquer senão ou qualquer brincadeira. Mas não há limite para o popularesco irreverente e “O amor não é aquilo que toca as pessoas lá no fundo. O nome disso é exame de próstata” surge como algo alegre, divertido e engraçado que tão bem faz à vida.
Concluo, na certeza de que o amor, na sua mais abrangente definição, seja filosófica, poética ou irreverente, está presente no melhor da vida e do viver. Faz parte da existência humana, às vezes pleno, às vezes velado, às vezes esquecido, às vezes indiferente. Não importa.
Importa ele existir!
Cadu
Maravilhosamente deliciosa sua crônica, assim como o amor…..
Daher
Excelente, Cadú, comprova que o amor é eterno, imorrível e imbrochável…
Jair
Sensacional !
Lintz
Fala aí, amigão.
Gostei .
O que importa é a existência do “AMOR” e suas nuances.
🤗
Alex Wagner
Vc deu muita sorte na vida, é boa pinta é bom médico e agora poeta é muito bom amigo, só não deu sorte com seu Fluminense,
Caro Cadu, brilhante como sempre em nós transmitir diferentes versões do amor. Parabéns. Abraços
Hélio Arêas
Parabéns Cadu! Criativo, leve, divertido, e algumas vezes profundo! 👏👏👏
Cido Carvalho
Muito bem elaboradas seus contra-pontos, Cadu.
Emerson Fidélis
Adorei! Ri, me diverti lendo sua crônica, aprendi… Amei cada contraponto! Você se supera a cada publicação! Parabéns querido amigo!!! Grande abraço! Ian Duarte
Legal demais, Leão
Kkkkkkkk muito engraçada sua crônica sobre o AMOR! Morri de rir!!!! SE me permite eu colocaria o seguinte título :rsrsrsrs
*O AMOR VISTO SOB A ÓTICA DE UM MÉDICO!!!!* Brincadeiras a parte:: Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏. muito espirituoso!!AMEI
Sônia Saadi
Ola Cadu. Hoje a inspiracao bateu forte, hein?
Love is in the air!
Abraco
Julio Pinheiro
Prezado Leão!
Muito bom!
O amor é esta mágica que você em seus contrapontos, poderia ficar sentado dias, anos, eternidade, mais contrapontos encontraria, infinitas!
É o amorrrrrr…..
Indescritível!
A maior de todas as mágicas!
Só Deus poderia criar!
Eduardo Belisario
Adorei! Ri, me diverti lendo sua crônica, aprendi… Amei cada contraponto! Você se supera a cada publicação! Parabéns querido amigo!!! Grande abraço! Ian Duarte
E bom e necessártio ressaltar-se que só o AMOR é o remédio para todos os males, e para o qual nunca se desenvolve resistência para os seus efeitos. Só o AMOR poderá salvar o mundo, dele varrendo todas as mazelas capitaneadas pelo ódio. Evaldo
Querido amigo ,
Somos privilegiados por receber seus textos recheados de inteligência , mas principalmente de esperança e muito amor ….um beijo com saudades !
Bom dia mestre !
A única palavra contrária ao que disse é ROMA!!!!
Ainda sim um lugar para amar!
Osiris Martuscelli
BRAVO!!!!
💚❤️💚❤️
Benjamim
Que amor! Que fofo! Kkkkkkk
Walter Navarro
Bom dia!
Adorei os contrapontos do amor..
Flávia Albuquerque
Bom dia Cadu !!
Uma definição melhor que a outra . Kkk
Mas concordo com você .. O amor está presente no melhor da vida e do viver .
Abraço
Marcos Menegazzo
Bom dia! Parabéns ! Muito divertido !
Minhas modestas contribuições :
“O amor é uma questão de beleza e paciência ! Se der certo , beleza; se não der, paciência!”
“Se a essência do amor se baseasse na capacidade de enxergar a beleza interior, o penis não seria cego “
Ambas de autores desconhecidos, pelo menos por mim !
Abraços Fraternos
Lincoln
Excelente! Divertido! Parabéns! Grande abraço
Ithamar Stocchero
Excelente Cadu.Diante de tantas aberrações acontecendo no nosso País,uma leitura leve e prazerosa.Abs
Tom Back
Parabéns, querido amigo e colega Leão. Reflexão excelente sobre o amor, lindo desfile de grandes mestres, sabendo-se que há grande diferença entre o amor e o gostar, pois, fazer algo por gostar significa fazer com objetivo supérfluo, vem da boca para fora e dura pouco tempo, como saborear uma comida ou praticar qualquer coisa, mas dizer que faz algo por amor é expressar o fazer que vem do fundo do coração, portanto, durável ou para sempre. Ailton de Araújo Cerqueira
Muito boa, inspirada pelos poetas e galhofeiros!
H.Radwanski
Muito bom!! Adorei
Flora Gertum
Bom dia Leão
Bem divertido kkkkk
Mais uma :
Vinicius proferiu: “ Que não seja imprtal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”
E o Elcio disse:
“ Isso não é sobre o amor e sim sobre o escapamento da minha SVJ”kkkkkkkkkkkk
Elcio Espíndola
Carlos Ediardo é fantástico nas suas crônicas.
Adorei! Te amo papai!
Lulu
Bom dia !!!!
Muito bom 👍
Abraço
E por falar no amor, TE AMO!!!!
Silvana Leão
Como sempre criativo e brilhante…
Ellos