Gente, vocês viram a nova propaganda da Jaguar? Se não, vejam aqui agora ou lá embaixo ao final do texto. Vamos falar um pouquinho dela?
Sempre fui aficionado por carros e Jaguar está na minha lista. Tive vários e posso testemunhar com autoridade sobre essa lendária marca, sinônimo de alta tecnologia aliada à linhas sempre elegantes, sóbrias e altamente requintadas, mas que, nessa terra de Marea, nunca fez muito sucesso.
Jaguar marcou gerações como símbolo excelso de requinte junto ao Rolls, Bentley, Aston, todos ingleses e talvez dois degraus acima das igualmente famosas Mercedes e BMW no tocante a charme e encantamento. Claro que existem outras marcas mundiais extraordinárias que deveriam estar nessa lista mas não é o escopo principal do texto.
O intento é a referida e improvável propaganda da marca que assombrou o mundo automotivo nos quatro cantos da Terra. A princípio pensei numa publicidade de maquiagem, de moda ou de dança. Lembrei-me também dos melhores momentos da Zara ou C&A o que fez Elon Musk questionar se a marca ainda vendia carros ou se tinha mudado de ramo.
Não havia nenhum automóvel. Havia um grupo de pessoas, que mais pareciam integrantes da cultura woke, dirigindo-se à sua turma numa mensagem muda de um “acordei” para uma nova vida colorida, leve, moderna e diversa das influências burguesas representadas pelo público alvo da marca.
Essa foi a minha primeira impressão mas querendo desacreditar no que estava assistindo muito em função da história que transformou a Jaguar numa lenda viva representada pela força e elegância de sua marca registrada, um felino saltador, agora substituído por uma tipografia com letras minúsculas, arredondadas, espaçadas e sem qualquer charme.
Nessas horas é bom respirar fundo e deixar essas primeiras emoções assentarem-se. Não existem mais doidivanas na arte da propaganda e não subestimo essa turma de marketing. Estratégia é a palavra chave e nas mãos mais experientes pode, além de mover montanhas, mudar concepções, paradigmas, estilos e conceitos os mais tradicionais em nome da renovação, do frescor e das novas tendências que movem e transformam o mundo.
Nunca a Jaguar chamou tanto a atenção ao longo de sua história como agora. A situação agonizante dos negócios da marca, como acontece veladamente em outras concorrentes nesses tempos sombrios, deu lugar a um sopro de oxigênio e uma esperança de uma nova vida.
“Esta é uma reinvenção que recaptura a essência da Jaguar, retornando-a aos valores que a consagraram”, disse Gerry McGovern, Chief Creative Officer (CCO) da Jaguar, responsável por mais de 2 milhões de visualizações da recente propaganda no YouTube e quase 200 milhões no “X” de Musk.
No dia seguinte ao lançamento, um teaser foi publicado prometendo novidades nos próximos dias sob a máxima “Confiem na marca e guardem os julgamentos até que nossos planos sejam completados”.
Dito e feito! 2 de dezembro a Jaguar apresentou seu novo carro conceito na Miami Art Week. Totalmente irreconhecível, a vanguarda exótica tomou o lugar do tradicional. A começar pelas cores, rosa e azul, as mesmas da “chocante” propaganda, cobriam os carros conceitos que darão origem aos futuros automóveis da marca, sempre elétricos, que serão direcionados a um público mais jovem comprador de luxo, vanguarda e requinte.
Em se tratando de tradição, não tenho dúvida da continuidade do sucesso. A Jaguar britânica parece fiel às teorias evolucionistas do darwinismo e à sua lei da seleção natural que prevê o ocaso de quem não se adapta à evolução.
Tenho a nítida impressão que, se vivo, o inglês Charles Darwin compraria esse novo Jaguar. A dúvida fica por conta da cor, se rosa ou azul.
Segue o vídeo:
Muito bons teus comentários sobre a Jaguar. Valeu
Paulo Kuczynski
Sinceramente? Não gosto de carros com design futurista…😘
Calú
Os caros são lindos!
Será que vão superar a má fama de que quebram muito, a ponto dos compradores recomendarem que deve-se comprar sempre aos pares, para você não ficar a pé? Kkkkkkkk
Joberto
Muito bom texto, a meu ver foi uma tentativa de reavivar a marca que andava caminhando pro fim. Deu certo em chamar atenção, mais que qualquer ação recente da Jaguar. Sobre o protótipo em si, esperava algo mais próximo da produção, e não um conceito distante.
Vitor Hugo
de fato bastante impactante e gerou bastente curiosidade em muita gente .
achei a mudança radical e bastante arriscada . só o tempo vai dizer se acertada.
a ver…
Wagner
Com sinceridade, Cadú??? Um abuso do mau gosto, do feio, do que eu não gosto… Vai da música, aos modelos e seus prováveis ( nem sei ao certo) personagens. Modernidade? Pode ser… Horroroso??? Com certeza!!! Grande abraço! Ian Duarte
Medonho! Que pena!!!
Guima
Bom dia. Tudo bem com você?
Parabéns pelo belo desenvolvimento do seu pensamento, uma bela reflexão. Coco Chanel fez isto na época dela, revolucionou a moda.
Sabemos dos riscos. Estamos atentos a eles e avaliando os impactos futuros de um insucesso desta nova linguagem de produto, nos negócios.
Tenho uma reserva quanto a esta nova linguagem, mas concordo com sua visão, quanto às coisas nas mãos das pessoas do MKT.
Muito obrigado.
Abraços.
Barreto
Todo esse alarde é para tentar ressuscitar a marca moribunda, e pelo andar da carruagem continuará moribunda, ou será engolida pelos bilionários indianos, chineses ou sauditas.
Boa tarde meu amigo Cadu !!!
Realmente uma grande mudança na marca …
Parabéns pela vitória do seu Flu sobre o meu Palmeiras 👏👏👏
Marcos Menegazzo
Acabei de descobrir que sou uma espécie em extinção
Célio José de Oliveira
O carro ficou tão feio quanto a propaganda, sem classe, sem beleza, sem as linhas curvas e harmoniosas que caracterizavam a marca. Parece um Hot Wheels.
Se aquele lançamento for real vai ser o novo escolhido dos happers , funkeiros, influencers e jogadores de futebol.
Mas essa nova geração cabeça de p…. gosta é disso.
Bom domingo, Cadu!
Beijos para a Thaís!
Isabela
Eu tb sou um apreciador da marca e estou desapontado. Aguardemos os próximos psssos! Um abraço e ótimo domingo!!
Righesso
Acabei de descobrir que sou uma espécie em extinção.
Belo texto Dr Leão! Eu tb sou apreciador da marca e lamento essa desconstrução… mas com certeza há um apelo comercial para esta marca quase extinta nas ruas! Depois dessa não vendo nunca mais o q tenho… vai valorizar, e muito! Aguardemos. Grande abraço
Cadú – Sem comentários. Em temas dessa linha, você me conhece muito bem…. Mas, desejo-lhe sucesso. Evaldo
Parabéns Cadu! Mais uma vez você consegue nos fornecer material para reflexão. Primeiro com a escolha do vídeo, e em segundo com esse texto “despretensioso” mas provocativo ao extremo. Impossível não se tocar e não se refletir, que polêmica bem apresentada! Genial!
Cido Carvalho
Ola Cadu. E impactante. Por enquanto e o que tenho a declarar…
Abc
Julio Pinheiro
Muito boa a propaganda da Jaguar. E bem sútil.
Emerson Fidélis
Mestre, bom dia! Uma virada total de chave em posicionamento, vamos aguardar os novos passos
Lucas
Se eu tivesse $ pra comprar, depois desta propaganda, jamais compraria uma. Não compactuo com nada da esquerda e ainda mais essa agenda woke.
Cadu não compro nada dos que apoiam a esquerda, não vejo Tv, não assisto filme tendenciosos e atores esquerdistas kkk sou radical!!!
Mas eles com certeza alcançaram o objetivo… todos falam do jaguar…
ML
O que é o poder da Mídia, de uma hora p outra, os jovens todos estão com a doença do Porsche Cayenne. Até Osvaldinho ( que eu até então não sabia que gostava das Máquinas), entrou nessa.
É, Kadú, o Mundo mudou demais. Mas acho que para o Jaguar terão de esperar um pouco, hihihi
Loretta Saldanha
Leão
Dificil engolir isso
A Jaguar protagonizou uma das propagandas ( para meu gosto) mais sensacionais de todos os tempos, não sei de já falamos so re isto ou mesmo se vc viu na época:
Ocupava as duas páginas centrais das revistas, do lado esquerdo a foto de uma Mercedes escrito RICH e na pagina à direita a foto de um Jaguar escrito CHIC
A síntese de tudo o que representava esta marca!
Entendo o momento de estertor , mas desconfio ( e não estou respeitando mais) os atuais profissionais de MKT que vem fazendo cagadas monstras e destruindo empresas e marcas
Elcio Espíndola
Bom dia amigo !
👍
Bom dia. Belo texto Leão. Escreves muito bem. E apesar de torcer para o Inter, fico com um Azul.
Michel Pavalecini
Ultimo suspiro..
“ jaguar” de decadas deixa de existir e um lugar comum surge
Espero que sobreviva .. sem historia e pes proprios em mundio bilario e voluvel.
Como se pagar para ver.
Pena …
Sem dúvida tudo é uma questão de gosto.
Nessa não acompanharei Darwin .
Paulo Matsudo
Bom-dia Cadu!!! Não entendo de carros , porém lendo a sua crônica, vejo que é expert no assunto. Devo dizer- lhe que ,a princípio é incompreensível visualmente, em se tratando de uma propaganda relacionada a veículos ! Parece propaganda do Apocalipse e produz um sentimento muito ruim em quem a vê! Foi isto que senti! Aliás está cultura ” inutil” Worker( não sei se escrevi certo) é de muito mau gosto e para nós que somos conservadores, levou inumeras marcas famosas que num arroubo de modernismo a adotaram, a um grande fracasso em seus negócios! O design do Carro é maravilhoso e a propaganda e cores deles horríveis!!!! Neste mundo tão louco,será que vai dar certo? ” QUEM VIVER VERÁ “!
Sônia Saadi
O marketing é tudo
Não mostrou nada da marca
Mas
Criou uma expectativa do nada
Para mostrar a nova tendência de design do carro futurista
Q por sinal parece uma
Obra de arte
Tenho certeza q você vai adquirir mas essa 💪🏻💪🏻
Abdisio Lemos
Bom dia! Muito bom !
Lincoln Lopes Ferreira
Só falta colocarem uma banana presa com fita isolante no carburador.
Meu Deus, o que está acontecendo no mundo??!!
Paulo Bressane
Mataram o Jaguar! Já estava em extinção, então nada mais natural (Hey Charles) que acabar de vez com o belíssimo símbolo no capô. Tudo que fazia referência aos modelos clássicos e de sucesso da marca foi apagado das suas redes sociais, deixaram apenas este vídeo e o conceito de visão de futuro. Afinal, se a humanidade caminha acordada para este futuro não binário, nada mais natural que apagar os antigos estereótipos de força e tradição que fizeram o sucesso da marca e criar este novo conceito. A escolha de MIami para a estréia não poderia ser mais perfeita, afinal, neste novo mundo, foi lá que Maurizio Cattelan, estreiou suas “obras de arte” tão valorizadas ultimamente na Sotheby’s e que deram um novo significado a expressão “preço de banana” .
Grande abraço Cadu, sempre leio suas crônicas e desta vez resolvi deixar minha opinião.
Lauro Avellan
Sei não! A ver !
Alexandre Gastão
Jaguar woke
Vou sentir sdds do jaguar antigo!!! 🥰
Giovanna Freire
Ponto de vista interessante, Cadu. Veremos o que o futuro reserva para essa nova jaguar!
Jaguar depois de passar para Arquitetura na Univ Federal
Eduardo Cruz
Linda performance do novo Jaguar que tu tanto gostas. E eu sei que é teu sonho de consumo . Um abraço do Uebel desde Porto Alegre
Péssima mudança, se quer parecer Tesla, lança outra marca. Virou um Jaguar Transex
Eduardo Cruz
💯 concordo, a vontade é comprar um modelo antigo e guardar para coleção. Acredito que ninguém é contra a evolução, este novo conceito deveria fica num segmento ultra esportivo e não representando a marca como um todo
Ricardo Cavalcanti
Executivos narcisistas aprovam algo grotesco como essa, se der certo ok, se não der? Vão arruinar outra marca.
Perfeito, Cadú, também sou fã da marca, e torço pela sua recuperação. Forte abraço!
Flávio Ramos