Antes de falar sobre o Transplante de Barba, uma das cirurgias que mais cresce nas nossas Clínicas especializadas em Cirurgia do Cabelo, faz-se mister um preâmbulo sobre a história desse fascinante atributo estético do homem desde Adão.
A partir da sua marcante presença nas faces masculinas através dos tempos, a barba tem sido vaidosamente cultivada, prazerosamente adorada e admirada por civilizações, sejam da antiguidade ou mesmo contemporâneas.
Já em outras civilizações dos mesmos períodos ela tem sido obstinadamente difamada e criticada. Portanto, a barba é um traço harmonioso da masculinidade definitivamente polêmico desde Adão.
E por falar em Adão, o primeiro varão dos humanos é frequentemente representado através da arte como tendo um rosto imberbe até a sua saída do paraíso quando aparece com uma barba cheia no seu julgamento por Deus, igualmente barbudo, no episódio do fruto proibido, na clássica simbologia bíblica de transição do menino para o homem.
Cai por terra, portanto, a teoria que comer maçã faz a barba crescer.
A importância da barba no transcorrer dos tempos é incomensurável para a humanidade. Michelângelo não teria esculpido o extraordinário Moisés com aquela barba de perfeição divinal nem Rossini teria a transcendental inspiração para escrever a sua obra prima, o Barbeiro de Sevilha.
Esse pensamento se aplica a boa parte de pensadores e filósofos através da história. Talvez sem a sua imponente barba para apoiá-lo, as contradições dialéticas de Marx poderiam ter sido muito menos impactantes.
É muito interessante como os homens, independentemente da idade, classe social ou ideologia orgulham-se em comparar suas barbas com os atributos naturais dos leões, tigres e outros felinos numa clara analogia aos símbolos que estes animais representam tais como poder, dominância, virilidade, imponência, agressividade, status, força, ousadia e, sobretudo, coragem, características tão apreciadas pelos homens através de uma cultura machista ainda latente, muito embora velada nos dias de hoje.
É certo, pois, que apesar das mudanças em estilo, tendências e razões outras, uma coisa se percebe através da cultura e dos tempos: barba é sinônimo de masculinidade e este título não lhe poderá ser tirado tão facilmente.
Direto ao ponto, o transplante de barba está indicado aos totalmente imberbes, barbas falhadas ou ralas e camuflar cicatrizes na face em locais da barba e bigode, principalmente nas estigmatizantes marcas deixadas pelo lábio leporino.
A área doadora de eleição é a região da nuca, a mesma utilizada para tratamento da calvície. Os fios de cabelo do pescoço podem ser utilizados para casos bem menores e bem selecionados.
A técnica FUE, a preferida atualmente, consiste na retirada das unidades foliculares, fio a fio, diretamente da área doadora sem a necessidade de incisões lineares que dão lugar a milhares de pequenos orifícios de 1mm de diâmetro que deixarão cicatrizes puntiformes, os famosos “white dots”.
Portanto, cirurgia sem cicatriz, só conheço as espirituais. Assim mesmo de ouvir falar, mas sempre salvaguardando o meu profundo respeito pela fé.
Anestesia local associada à sedação assistida por anestesista é a preferência. A recuperação pós-operatória é surpreendentemente rápida assim como os resultados impressionam pela naturalidade.
Isso posto, fica fácil entender o porquê da cirurgia de barba ser, atualmente, a “queridinha” dos homens do século XXI.
Mas tome cuidado! Esta é uma cirurgia para o especialista tarimbado. Além de estar na cara, requer muita experiência pela riqueza de detalhes técnicos envolvidos na sua realização.
E os aventureiros se avolumam e não faltam no mercado.
Da minha parte, sem barba!
Muito boa essa sua crônica, Cadú! Algumas ressalvas: grande parte dos homossexuais hoje, são MUITO barbudos. Então, acredito que estilizar a barba como presença de masculinidade, necessita de “novas certificações” para a atualidade. Homens como Nicolas Tesla e Einstein, conhecidos por suas inteligências, ou não usavam nada ou apenas bigodes. Enfim, o assunto é imenso e controverso. Mas sua crônica é fantástica! Parabéns! Grande abraço! Ian Duarte
Adorei, Cadú!
Ticiano Cló
Excelente Cadu! Esse seu estilo único de chegar ao ponto é o que prende o leitor. Genial!
Cido Carvalho
Kadu Excelente como sempre

Kadu
Excelente como
Excelente Cadu!
Ótimas ponderações!
Abraços
Múcio
Cadu, este é um dos assuntos que você domina bem e pode escrever sobre ele com autoridade. Um abraço.
Emerson Fidélis
A unica barba que eu não aguento e a do Sapo…
Abc Cadu
Julio Pinheiro
Sou muito orgulhosa de você pelo seu pioneirismo nessa cirurgia tão importante pra nossa especialidade! Te amo!
Luiza
Bom dia!
Muito boa as citações com personalidades marcantes, mas um pouco frustado, pois esperei até o fim, você entrar com um personagem que você sabe, talvez evitando por não ousar dar-lhe um adjetivo merecido.
Mas valeu, pois foi espetacular!
Abraço!
Eduardo Belisario
Excelente crônica, valorizando essa marca da masculinidade.
Henrique Radwanski
Sempre uma excelente leitura !
O transplante de barba realizado em mãosde cirurgiões experientes e qualificados tem excelentes resultados.
O texto escorreito me faz pedir ao grande especialista Dr. Carlos Eduardo uma explicação técnica: é possível fazer transplante de barba interpessoal, tipo mulher trans doa barba a homem trans? Se for viável penso em abrir uma agência de intermediação entre interessados. O tema é apaixonante!
Parabéns, doutor, o universo abecedário ( lgbtit… ) está em polvorosa!
Como sempre Cadu,excelente crônica.Na geração do meu pai o bigode impecável era a preferência. Mas na geração do meu filho a barba é escolha maciça.Ótimo para o seu dia a dia,porque clientes não faltarão.Mas prepare que em breve os dentistas anunciarão nas suas redes sociais que eles sim são os profissionais mais indicados para tal procedimento!!Triste realidade.
Abs
Tom Back