Que me perdoem a tradição e os tradicionalistas, mas o Réveillon é uma das comemorações mais chatas e cafonas dos humanos. Dos humanos brasileiros então, nem se fala!
E aí, a gente chega numa fase da vida que nos é permitido pensar alto, falar, escrever e, principalmente, compartilhar sensações e sentimentos de uma existência inteira sobre esses costumes e heranças que se arrastam por décadas.
Réveillon está totalmente démodé. É muita breguice, idiotice e tantos outros “ices” da vida que vêm atravessando gerações e se imortalizando com o mais importante dos “ices, a chatice.
Réveillon é aquele momento mágico em que vestimos branco porque, claro, a paz no Brasil começa pela roupa, ou qualquer outra cor determinada pela numerologia de Instagram. Um must!
Comemos arroz de lentilha que tem gosto de meia-noite e pulamos olimpicamente as sete ondinhas decididos a uma mudança radical no novo ano. Esse “tudo vai mudar” dentro da famosa máxima “novo ano, novo eu” perdura em média até meados de janeiro, se tanto!
As festas, os ritos, os fogos, as comidas, a parentada, os abraços, os votos, as brigas, as crenças, os shows, as oferendas! Quanta cafonice, meu Deus!!
Perdoe-nos, ó Senhor! Ao invés de tirarmos o último dia do ano para reflexões as mais intimistas, um momento a sós com nós mesmos em prol de crescimentos pessoais e espirituais, sempre juntos com quem amamos, lá estamos nós aceitando convites para comemorações familiares, estas mesmas que, na sua maioria, alteiam-se à culminância da chatice. Com exceções, claro!
Há sempre aquele cunhado chato, o irmão petista, a prima esnobe, crianças mal-educadas, os papos enxuga gelo, o cachorro histérico, o gato suspeito e a empregada emburrada. Uma bênção!
E a hora dos abraços? É tanta hipocrisia que saímos abraçando pessoas que nunca nos deram um dom dia ou mal conhecemos. E abraçar aquele primo “canhoto” que lhe deseja muito trabalho em 2025? Isso exige um banho de descarrego!
E por falar em descarrego, nem os despachos nas areias das praias estão livres de assaltos aos seus famosos frangos de macumba. E, dependendo do tipo de oferenda, nem Iemanjá passa incólume pelos gatunos.
Assistir 20 minutos de fogos de artifício é um sacrifício sobre-humano. Pra que tanto? Sem esquecer que os milhões gastos para essa explosão dos céus ultrapassam orçamentos de muito municípios e servem apenas pra galera gritar “que lindo” e pra Vic e Bartô, meus adoráveis cãezinhos, esconderem-se debaixo da cama em profunda crise existencial.
A contagem regressiva não pode faltar, claro! Três, dois, um e o champanhe, ou espumante ou a sidra, dependendo da classe social, explode em sete cores revelando então as sete mil chatices que eu guardei somente pra contar neste texto.
Por algum motivo, acreditarmos que aquele minuto que separa 2024 de 2025 tem o mágico poder de transformar nossas vidas. Todo mundo vira coach de si mesmo.
Vou ser mais zen, vou economizar dinheiro e vou focar em mim são os juramentos daora. O “vou emagrecer” é a queridinha das promessas mas não resiste ao primeiro e cafoníssimo “vamo queimar uma carninha” e comer pão com alho como se fosse personagem da “Última Ceia” de Leonardo.
O mais irônico, porém, é que passamos muito tempo planejando o Réveillon, mas esquecemos que, ao fim e ao cabo, o ano muda mas os boletos continuam chegando, o presidente é o mesmo e o trânsito volta já no dia 2.
Feliz Ano Novo! E boa sorte tentando cumprir suas metas até, pelo menos, o Carnaval.
Meu amigo Cadu !!! Suas colocações são fenomenais .
Falou tudo 👏
Marcos Menegazzo
Mais uma vez expressou como ninguém a futilidade na qual nos aprofundamos em nossa sociedade e deixamos de lado a espiritualidade e moralidade que deveria imperar em nosso cotidiano.
Uma massificação de conceitos e costumes ultrapassados que apenas destroem ou afastam bons costumes que deveriam sim ser a ordem do dia neste mundo carente de compreensão, de acolhimento e de tolerância.
Segue meu desejo e votos a todos de um mundo melhor, sociedade mais tolerante, comprometida com o trabalho e respeito ao próximo.
Forte abraço.
Alex Meira.
🤣😂😃😃🤣🤣
By the way, feliz 2025, Cadú!
Verdade Cadu! Feliz Novo Ano!
Rômulo Mene
Pois e . Duro mesmo e,alem da chatice, e acordar no dia seguinte, com ressaca,o IPVA já definido,o dolar beirando 7,o Dino indo e vindo,e outras cositas mas . O que me anima e que talvez tenhamos Cadu 2xx/semana…sera?
Abraco
Julio Pinheiro
Excelente como sempre, Cadu. Só que hoje mais ácido, um belo tapa na cara da hipocrisia que existe em torno desse assunto!
Cido Carvalho
É isso mesmo amigo, sem tirar nem por .Como sempre você coloca tudo muito bem .
Maria Elvira
Faltou cunhado atleticano 😅😅😅
Daniel Rebouço
Boa tarde mestre Cadu e leitores,
A verdade está refletida neste texto. Acrescenta se o fato que foi contrastado pela decadência moral da rede Globo ao fazer uma festa com o nível da duble de cantora Anita de um lado e o SBT que mostrou um show Gospel de louvor a Deus! A “chatice” creio eu está muito mais pela percepção coletiva que estamos à beira do abismo econômico com dois anticristos a nos empurrar: um careca e outro com a falta de um dedo em uma das mãos.
Mas saberemos contornar em nome do Senhor!
Bom ano a todos !
Osiris Martuscelli
Kkk, concordo plenamente com seu artigo.
Que tal um fim de ano em Cabo Frio?
Paulo Bressane
Muito bom Leão.
Também acho muito chato.
Infelizmente passou a ser, apenas” um “ festa pra fora” quando deveria ser um momento de “irmos pra dentro “ de nós mesmos, de fazer uma autoavaliação para que possamos melhorar como indivíduos e, a partir daí, melhorar o mundo .
As mudanças devem ser em cada um de nós. Assim e só assim, melhoraremos coletivamente.
Abraços fraternos.
Manoel Rocha. Vitória – ES.
Muito bom, Cadu. Momento de reflexão, autocrítica, renovação. Acende-se um botão: alegria! Num átimo, a realidade crua.
Eita festa chata!!! Kkk é tudo verdade!
Mariângela Lima
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂meu filho, não consigo parar de rir!
“ abraçar o primo canhoto” foi demaissss
Vc é perfeito!!!
Mamãe baba!
Ontem foi a virada do ano?????
Não reparei…😂
Silvana
Muito bom, meu amigo!
Concordo com você em tudo:é uma chatice só
Múcio
Boa tarde ! Muito bom , como sempre !
Considerando ser o meu aniversário, e o fato de não ser adepto de bebidas alcoólicas , minha situação é que Vc descreve , elevada a enésima potência !
Que Deus nos salve !
Amém !
Abraços Fraternos
Lincoln Lopes Ferreira
Feliz ano novo, Cadú! É o que posso te desejar! Aceito o que li, mas discordo da maioria dos parágrafos. Poderia aqui, tentar discernir sobre a minha opinião em cada um deles. Mas acredito, que a amargura com que escreveu essa sua crônica, seja motivo de reflexão minha e sua, colocando aqui a minha admiração e meu respeito por você ( sempre disse isso).
Feliz Ano Novo! Grande abraço! Ian Duarte
A verdade dói, né doutor? Texto sensacional!!
Roni
Acho q o doutor Ian está confundindo amargura com realismo. O articulista colocou em tela aquilo que a maioria das pessoas sentem nas não tem a sua coragem de se expressar. É só ler a maioria dos comentários aqui. Quem está amargurado é o senhor com essa realidade triste de se aceitar. O show de fogos no Rio foi um fiasco como tem sido essas comemorações no resto do Brasil.
Petronio Garcia
😂😂😂😂😂😂😂
Ótimo! Ranzinza Mor Master Plus….
Theodoria
Falou tudo e mais um pouco, isso mesmo ano novo e mesma vida de sempre. Vamo que vamo 2025…🙏🙌🤝👏
Cadu, há alguns anos que comemora esta data, em casa, só com a família.
Emerson Fidélis
Nem tradicional essa data é na verdade! Tradição fake hehehe
Bom dia CADU! Posso dizer que agora vc superou tudo e todos neste texto! MILHÕES DE PARABÉNS PORQUE VC ESCREVEU JUSTAMENTE O QUE A MAIORIA PENSA E TENTA ENGANAR-SE!!! A queima de fogos é insuportável pra gente, imagina para os animais 😩😩😩 e a canalhice política nem se fala! Parabéns novamente , amigo! Abraços
Sônia Saadi
Nota 1000.
Feliz 2025!
Raul Canal
Acredito que a maioria concorda com o texto. Saúde é o que interessa, mas vale a pena sonhar.
Um forte abraço.
Walter Pereira
A maturidade nos revela cada coisa …
Eu já não gosto mais desta festa como antes . Obrigada por fazer me enxergar os motivos . Achei que eu estava ficando chata . Parabéns pelo texto muito lúcido !
Cadu, sensacional!
Apesar da “cafonice”(rs,rs,) desejo a todos um Feliz 2025, com muita saúde, paz e harmonia.
O tempo não muda, ele apenas nos transforma.
Abcs.
Excelente crônica, Cadú, além de libertária e oportuna. Diz o que muitos pensamos e pouco dizemos. Não há como comemorar a passagem sem os chatos habituais… Aproveito o espaço para desejar a você e aos seus um feliz ano novo, com as crônicas semanais que enriquecem os nossos domingos.
Flávio
Bom dia ,Campeão.
Mais uma vez você respondendo as minhas expectativas.
Concordo plenamente.
Um Feliz e próspero Ano de 2025,para você e família.
Um forte abraço.
👏👏👏⭐️⭐️⭐️
Alex Wagner
Uma das coisas mais chatas da vida humana na Terra são os ciclos repetitivos… e, infelizmente, para sair deles é preciso ir contra o “efeito manada”… e sim… vc será julgado por isso… rsrs
FHR
Concordo plenamente com você . Réveillon um dia foi uma festa elegante . Acabou o glamour , ficou pra trás . Gostaria de compreender que ” virada é essa ? ” . Talvez em um sonho mude tudo , do dia 31/12 para 01/01 . Milagres existem .
Retratou bem este evento.
Mas a vida é assim mesmo, e vamo que vamo.
Abs.
Bhering
Bom dia, Cadu! Concordo com você. Ab.
Bernadete Blom
Concordo em numero e grau.
Fernando Rodrigues
👏👏👏👏👏👏👏👏
Feliz ano novo meu amigo!!
Pura verdade
Caro Leão: concordo totalmente. Vc consegue com maestria sintetizar nossos sentimentos.
Abs.
Luiz Otávio Mourão
Cadu meu amigo. Acho que no Brasil o Réveillon foi ressignificado. Não comemoramos o ano vindouro mas a sobrevivência ao último ano graças aos nossos representante legislativos, do vereador ao soberano da nação.
👏👏👏👏👏👏👏👏Exato! Feliz ano novo. Saude 🍷🍷Paz não!!! Só qdo o SENHOR me buscar!
Bozola
Caríssimo Cadu.Concordo plenamente com o que escreveu.Acho que a minha comemoração foi ímpar.Com os filhos e netos e um jantar divino.Me falaram que o show da virada na Globolixo foi com a Anita😫Será que alguém se aventurou nesta bizarrice?
FELIZ 2025.
Tom Back
Bom dia!
Concordo plenamente com o que escreveu!
Abs
Domingos André
🙌
Cris Linhares
Não posso deixar de concordar 🤣
Mas feliz Ano Novo, mesmo assim, doutor!
Atágide Assunção