Numa entrevista coletiva histórica, competente, técnica e, sobretudo, afinada, Presidente e seus Ministros tranquilizam a nação com ações de eficácia inquestionável.
O juramento de Hipócrates é um clássico deslumbrante. Tive o privilégio de fazê-lo por duas vezes, há 39 anos e há pouco mais de um ano na formatura da minha pequenininha, Luiza. O Diretor da Faculdade convidou os pais médicos presentes à cerimônia para renovarem o seu juramento e o fiz com minha mão direita estendida e sobreposta à da minha filha, num dos momentos mais emocionantes da minha vida.
Este juramento já foi “atualizado” algumas vezes, mas sempre mantendo a belíssima essência original. Parte dele, “Prometo solenemente consagrar a minha vida a serviço da humanidade” e “A saúde e bem-estar do meu doente serão as minhas primeiras preocupações”, são apenas dois preceitos pétreos e atemporais, escritos em grego jônico, século V. aC, na bela ilha grega de Cós.
Portanto, por juramento e obrigação de ofício jamais subestimei meus doentes, as doenças e seus agentes causadores e me manterei fiel a eles até o meu fim. Este preâmbulo se faz necessário pois escrevo com redobrada responsabilidade já que opinam o cidadão e o médico.
4ª feira, 18/3/20, cirurgia suspensa, saí para caminhar com Thaïs pelas ruas do “Funcionários”, bairro onde moro. BH está com 30% da sua vitalidade, da sua pujança, dos seus carros, dos seus transeuntes. O céu de um azul infinito, sem nuvens não esconde um sol redentor e esplendoroso que nos aquece, nos fortalece e, sobretudo, nos protege quando dosado com responsabilidade.
O semblante desse povo alegre e hospitaleiro com quem cruzávamos estava tenso. Um misto de insegurança e medo por um porvir incerto e de nuances aterrorizantes, puderam ser facilmente observados por quem, como eu, habilitou-se aos diagnósticos há tanto tempo. Mineiro é desconfiado, Cadu! Já posso até ouvir daqui, alguns críticos dessa “observação clínica”. Mineiro é prudente e essa característica peculiar muitas vezes se confunde com desconfiança.
Não tenho a menor dúvida da gravidade do problema como também não tenho dúvida do negativismo apocalíptico e sem precedentes da mídia extrema e a quem ela protege. São duas teses muito conflitantes que assumo de peito aberto e que divido com vocês em busca de um pensamento responsável que possa trazer acalento, um dos pilares da medicina milenar.
Objetivamente, o que é real? Estamos no verão e o vírus gosta de baixas temperaturas. Apenas 10% da população brasileira tem mais de 60 anos contra quase 40% da europeia no tocante a grupo de maior risco. Até agora são pouco mais de 8 mil casos suspeitos, 300 casos confirmados e três mortes, sendo um paciente de 75 anos com doença pulmonar prévia grave e outro com mais de 80 e comorbidades associadas. Medidas profiláticas para contensão da pandemia são exemplares no Brasil através do Ministério da Saúde numa atuação conjunta com os demais Ministérios em “cruzada de guerra” sem precedentes. Liberação de verbas públicas, facilitação de pagamento de obrigações fiscais, aumento do Bolsa-família, entre outros. Cuidados de higiene, evitar aglomerações, atenção total à terceira idade, adequação de locais públicos, adiamento de grandes eventos. Atenção na infraestrutura, no transporte público, aeroportos e rodoviárias. Esforços da autoridade de saúde em agilizar vacinas, Hospitais , leitos de medicina intensiva e re-agendamentos de procedimentos eletivos. Até aqui, tudo ok. Louvável. Notável.
Objetivamente, o que é exagero? Previsões apocalípticas, irreais e fora de contexto diante das estatísticas médicas e das diferenças epidemiológicas do Brasil em relação ao hemisfério norte. Incentivo à uma nefasta e desnecessária paralisação do país sem nenhuma contrapartida fiscal e trabalhista para tal, o que pode gerar desemprego, fome, diminuição de resistência, infecções e muito mais mortes. Instalação de pânico, desespero, desconfiança e quebradeira geral, pode levar o país a uma situação de penúria econômica que desestabilizará suas ações políticas e sociais. Tudo com a anuência de alguns governadores, em grave estado terminal, que jogam pra torcida. Que torcida?
Infelizmente, existe um enorme interesse das esquerdas orquestradas mundo afora. O triste é a utilização da saúde e vidas para fins tão espúrios. Vale lembrar que em 2020, já temos 80 mil casos de dengue confirmados no Brasil, com 19 mortes, 300 casos de sarampo, somente na cidade de São Paulo e, pior, 17 brasileiros morrem de fome por dia no Brasil deixado por Lula e Dilma. Que nos sirva de reflexão.
Eu e Luiza estamos a postos, Presidente. É só chamar.
Mais uma vez aplausos!
JOSÉ GERALDO DUTRA
Parabéns! !!! Puro e verdadeiro! Preciso compartilhar com o povo! Um grande beijo!
????????????????????????????????????????????????
Parabéns. Li seu texto e concordo plenamente. Me coloco muitas vezes no lugar dele. Com certeza não está sendo fácil.q Deus o abençoe e o proteja. E nós fazemos nossa parte.
Mariisabel Deina
Escrita perfeita sob vários parâmetros. Intuição. Português casto.Ideação perceptiva perfeita. Parabéns. Abraço afetuoso
Eduardo Lauar
Perfeita alusão… Parabéns…a mim faz bem ouvir sua sensatez social … vez que seguimos as cirúrgicas!
Lourival César
Parabéns Cadu ! Excelente como sempre ! Gostaria que todos brasileiros lessem esse seu artigo !!
Parabéns Dr. Eduardo Leão, excelente texto, muito bem escrito, falou a pura verdade!!!
Sérgio Mascarenhas
Super oportuno e muitíssimo bem escrito o comentário que faz um paralelo entre a Fala do Presidente Bolsonaro e o famoso filme ” A Escolha de Sofia”. O comentário, defende Bolsonaro e compara a mídia esquerdista ( globolixo e outras), a Hittler, o Nazista alemão, que destruiu seu País , no século passado e deixou um rastro de perseguicao, morte e terror em todo o planeta.
Para ler, refletir e repassar… Parabéns ao comentarista.
Geysa Vanderlei
Sensacional o parâmetro de “A escolha de Sofia”com a Saúde e a Economia! Parabéns!
Amado Mestre, vc é fantástico!
Estou sempre à espera da próxima!
Sou sua fã!
Guima
Amado Mestre, vc é fantástico!
Estou sempre à espera da próxima!
Sou sua fã!
Guima
Parabéns, Cadu.
Juarez Avelar
Brilhante raciocínio!!
Francisco
Leão sempre brilhante
Ewaldo Bolívar
Lindo artigo Leão assino embaixo. Abração
Le Voci
Gostaria de cumprimentá-lo pela beleza do artigo “ A escolha de Bolsonaro” Fantástico !!!!!
Célio Elas
Excelente demais seu artigo de hoje
Parabéns
Alexandre Meira
Show as escritas do sr dr
Bertoldo
Boa noite
Dtr,boas palavras nos estamos precisando e concordo plenamente ,um abraço
Gelson
Parabéns Cadu . Mais um texto claro e sensato . Abraços , nina .
Tu ta de brincadeira?
ridículo o Pronunciamento!!!
IAnalisou de forma sensata , e á luz dos fatos e verdades . Parabéns pelo texto . Bolsonaro, conseguiu montar a melhor e mais tecnica equipe de governo dos últimos 50 anos . Somente faz isso , quem é honesto e quer o bemu do Brasil e do povo . Concordo plenamente
IAnalisou de forma sensata , e á luz dos fatos e verdades . Parabéns pelo texto . Bolsonaro, conseguiu montar a melhor e mais tecnica equipe de governo dos últimos 50 anos . Somente faz isso , quem é honesto e quer o bemu do Brasil e do povo . Concordo plenamente
Uma crônica emocionante ao lembrar da Escolha de Sofia.
Eu já estava ansiosa esperando por este texto, engasgada com tantas pauladas e distorções da fala do nosso presidente, que não tem papas na língua mas está fazendo o que é necessário neste momento. Realmente vc estava inspirado quando escreveu. Beijos à você e Thais
Isabella Lima
IAnalisou de forma sensata , e á luz dos fatos e verdades . Parabéns pelo texto . Bolsonaro, conseguiu montar a melhor e mais tecnica equipe de governo dos últimos 50 anos . Somente faz isso , quem é honesto e quer o bemu do Brasil e do povo . Concordo plenamente
Parabéns Kadu…sua resenha coloca luz sobre toda a situação vivida pelo nosso presidente….o Único que menciona Deus em sua vida e isso vai salva-lo dessa corja de hienas que se alimentam somente da carniça que eles mesmo se tornaram.
Sendo um discípulo tão grande do mestre Dr.Evaldo…fico feliz de ver sua grande estatura como médico. Que Deus o conserve sempre no limiar das bênçãos.
Excelente , Dr Carlos Eduardo, Deus é mais !
Infelizmente temos que conviver com políticos corruptos pilantras que pegaram carona no caminhão do Presidente. Diferente de todos os últimos , seus valores éticos cristãos e Morais é o que incomoda esses comunistas dissimulados que não amam seu país.
Muito bom chefe ! Compartilhei!
Anacelia Gorini
Parabens Kadu
Um texto bem fundamentado em momento delicado e grave.
Abraço
Renato Lage
MIRIAM G. NAHSSEN
É VERDADE BOLSONARO E UM HOMEM DE DEUS.NUNCA HOUVE NO BRASIL UM PRESIDENTE FALAR SOBRE DEUS
.AMEI O SEU BLOG
Parabéns !
Ótima matéria!!!!
Leila Gontijo
Parabéns chefe ! Ótima reflexão .
Sérgio Eduardo
Texto maravilhoso! Falou tudo o que muitos trazem no coração! Deus seja louvado pela vida de cada um que consegue ver a verdadeira realidade e expressar as verdades com excelência em palavras… As medidas que tem sido tomadas no Brasil estão dando baile nos outros países desenvolvidos primeiro mundo, Bolsonaro está tratando a situação com muita seriedade e agindo em diversas frentes, nos outros países não estavam levando a sério…
A cada dia ficou mais sua fã.
Maura
É meu caro Cadu, o problema é que é uma escolha de Sofia por dia! E o Capitão vai fazendo como pode! Um Botafogo, o outro tem que apagar! Parabéns, um abraço.
Ithamar Stocchero
Gostei e repassei para inúmeros amigos e grupos
João Batista Oliveira Filho
Ver
Julio Pinheiro
Boa Cadu. Alias ,porque nao trabsferir o Fundo Partidario para o combate? Quero cet
Sensacional. Concordo 100%
Fernando Basto
Como sempre muita lucidez, Kadu . Assim a arte do bisturi e letras se completam. Eta capixaba das areias da praia da Costa bão,sô!!
Édson Mariano
Verdade …. no Brasil a maioria dos políticos trabalha contra o país
Juliana Chiari
Dr Leão parabens pelo texto! Orgulho por tê-lo como nosso representante!
Vanessa
Muito bom, como sempre
Bhering
Muito bom, Cadu. Como sempre, aliás.
Parabéns pelo texto
Sérgio Menin
Sempre bom
Patrícia
Vc deveria estar presente nas reuniões do Planalto.
Bem informado, consciente e, sobretudo, como médico, capaz de avaliar os prós e contras da quarentena
a que nos submetem.
Cris Ramos
Calma Cadu. Nesta hora nem é conveniente polemizar sob todos aspectos. Temos que ter serenidade. Entendo teu lado que é parecido com o meu. Gde abraço, Rolf
Rolf Gemperli
Este Rodrigo Maia e um pilantra! Nao vi cortando fundo partidário e etc
Abração
Maurício Freitas
Li e gostei, como sempre inteligente e bem redigido. Mas acho que a escolha será feita _apesar de Sophia._ Nenhum país irá permitir um relaxamento do confinamento para colocar a economia em andamento…o aumento na mortalidade da população será um tiro no pé.
Bem, talvez a Korea do Norte.
Henrique Radwanski
Perfeita alusão… Parabéns…a mim faz bem ouvir sua sensatez social … vez que seguimos as cirúrgicas!
Lourival Cesar
Muito bacana Cadu. Como sempre muito lúcido.
Um grande abraço.
Paulo Randal
Muito bom artigo
Parabéns
Marcos
Compartilhado, chefe!!!
Sylverson
Muito bom , Carlos Eduardo !
Ludmila Oliveira
Boa Leão. Parabéns. Você é um ponto fora da curva.
Manoel Rocha
Muito boa crônica.
Tenho pena de Bolsonaro. Atacado por todos os lados por políticos e repórteres que querem a todo custo ver a destruição da soberania nacional.
Fellet
Excelente
Luís Marcio Ramos
Pela ótica Maia , Dória, Globo, vamos firmes para a falência!
Osiris
Brilhou mais uma vez, meu amigo!
Você tem nas veias um literato prosaico!
Carlos Inácio Almeida
Parabéns dr. Leão, admiro sua clareza e capacidade de síntese. Um grande abraço aqui do Rio, Hazel Fischdick.
Realmente Cadu, estamos em dificuldades. Vamos ver como vai sair desta o Bolsonaro. Seu impeachment foi montado. O tempo vai nos dizer quem tem razão.
Emerson Fidélis
Gostei!!!!
Silvane Nolli
Talvez algumas pessoas não percebam que importa nan seja o lado pessoal do Bolsonaro com sua comunicação não polida mas o Bolsonaro transpessoal, o que ele representa simbolicamente. Ele a nossa esperança de barrar a esquerda comunista. Eles querem o poder para transformar o Brasil numa Venezuela. Parabéns Leao
Jorge Menezes
Perfeito, Leão! Entre a cruz e a caldeirinha… nada fácil!
Cris Linhares
Muito bom
Mais uma auto superação
Abdisio Lemos
Excelente crônica, você como sempre “ BRILHANTE “.!!!!!
Luís Alberto Leite
Escreves impecavelmente bem !
Angélica
Show – Na próxima não poupe o maior dos hipocritas – o almofadinha Que só foi eleito quando decidiu utilizar – sem permissão – o codinome Bolsodoria
Toni Ruston
Cirúrgico!
Rodrigo
Perfeito. Muito bom ter a oportunidade de ter entre nós pessoa de tanta sensibilidade e leitura precisas. Mais uma vez Prof que você possa nos representar por muitas e muitas oportunidades. Grande abraço
Fernando Mattioli
Parabéns, acertou na mosca.
Antonio Cunha
Excelente !
E ainda com espaço para Medicina com “M” maiúsculo !!!
Mário
Excelente! Muito bom
Roberto
Talvez algumas pessoas não percebam que importa nan seja o lado pessoal do Bolsonaro com sua comunicação não polida mas o Bolsonaro transpessoal, o que ele representa simbolicamente. Ele a nossa esperança de barrar a esquerda comunista. Eles querem o poder para transformar o Brasil numa Venezuela. Parabéns Leao
Nestes momentos de apreensão e temor, fico feliz em ver que conserva sua lucidez. Seus textos são ótimos, escreve muito bem. Também interpreto o discurso desta maneira, agiu como líder que é, não sucumbindo as caprichos da mídia e mostrando uma realidade já descrita por cientistas, médicos e presidentes de outros países como Holanda e Japão.Parabéns Cadu, sigamos em frente.
André Gianini
Sensacional!!!!! Uma abordagem perfeita
para um tema tão polêmico!!!!
Silvana
Leāo é Phoda!!!!!
Ricardo Lemos
Sensacional! Como sempre! Seus textos soam como música ao meu ouvido Cadu
Tatiana Tirnieux
Esqueci de assinar – Tony Ruston ????????????
PERFEITO- na próxima não poupe o mais hipocrita de todos – aquele que só se elegeu quando adotou o codinome Bolsodoria
Mais uma vez o Dr. Leão vai ao ponto central da fala do Presidente e nos brinda com mais um excelente artigo.
É um prazer lê-lo.
Flávio
What do you want to do ?
New mailCopy
Parabéns, BRILHANTE sua crônica e mais ainda, sua análise serena e educada, postada com elegância.
Parabéns mais uma vez.
Sergio A Penazzi Jr. SBCP.
Muito bom Leão mostrando a realidade
Sua ótima crônica lembrou–me Nelson Rodrigues, pois sinteticamente, ela aborda o “óbvio ululante” (nada a ver com o sumido Lula…). Abraços, Evaldo
Perfeito, Leão! É exatamente assim! Um prazer ler suas crônicas.
Muito bom Cadu!
Palavras de alento! Estamos precisando
Perfeita sua reflexão e comparação com o filme! Infelizmente não temos na imprensa e na oposição (responsável pelo caos do sistema de saúde atual) nenhuma boa vontade em aceitar nada diferente dos seus dogmas capengas!
Parabéns!
Mucio Leão
Penso que pensamos igual… Ze Octavio
Penso igual a vc . Boa analogia com Escolha de Sofia ! ????????????????????
Estimado amigo e Colega Carlos
Uma vez mais sua crônica tocou em pontos nevrálgicos com uma análise fria e imparcial.
Parabéns e um grande abraço
Muito bem colocado, parabéns
Perfeito Leão! Ricardo
Ricardo
Perfeito Leão!