Quando Benjamim Franklin disse que “da morte e dos impostos ninguém escapa”, certamente não pensou no IPTU de BH, que deveria trocar seu “I” de Imposto por um “E”, passando a se chamar “EPTU” – Extorsão Predial Territorial Urbana.
Que o Brasil figura entre os países mais tributados do mundo com carga tributária excedendo os 35% do PIB, nós sabemos. Que dentre os 30 países mais tributados é o que oferece o pior retorno em benefícios à população, também sabemos. Que trabalhamos 4 meses/ano somente para pagar impostos, estamos carecas de saber, graças aos estudos do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.
Até aí, tudo bem. Poderia ser até 50% do PIB, desde que tivéssemos um retorno digno, competente, responsável, transparente desse dinheiro suado, conquistado por um povo trabalhador e decente, visando, entre outros, saúde, educação e segurança de primeiro mundo para todos.
Estamos longe disso, muito embora haja alguma esperança pelo grande espírito de justiça e patriotismo demonstrado por aquele cara que senta atualmente naquela cobiçada cadeira. Esse mesmo espírito não existe na PBH. Não quero falar de leis. Quero falar de bom senso e exemplos de outras cidades com mesmo padrão sócio-econômico objetivando suscitar aqui um amplo e necessário debate.
O tamanho do imóvel, número de cômodos, dimensão do terreno, valor do metro quadrado, bairro e tipo de construção são os principais balizadores na determinação do valor venal do bem sobre o qual incidem alíquotas determinadas diferentemente por cada município para finalmente chegar-se ao valor do tributo.
No bairro mais nobre de Vitória, a bela capital dos capixabas, um imóvel de 500m2 com mais de 20 anos de construção tem o tributo anual calculado em algo próximo a R$ 3.000,00. Em BH, com essas mesmas características, o valor ultrapassa R$ 30.000,00. No Seis Pistas, que não parece mas já é Nova Lima, a mesmíssima morada tem o seu IPTU com os preços de Vitória como acontece também em Brasília e Goiânia, sendo que a diferença do valor venal dos bens em questão não ultrapassa 20%. E o IPTU de BH é muitas vezes maior.
Comprar um imóvel não passa de uma aventura financeira. Aqui em BH começamos com 3% de ITBI sobre o valor final do bem, passando pela Escritura Pública, Taxa de Registro do Imóvel e, para quem financia, Taxa de Assessoria Técnico-imobiliária, Custo Efetivo Total(CET) e Taxa de Interveniência. Com esse IPTU fica claro que se trata de um “aluguel” pago à PBH de um bem que é seu.
“Você quer pagar menos IPTU, Cadu? Vá morar num bairro de 3ª num AP de 80m2”. Muito embora isso não desmereça ninguém, essa solução, partindo de alguém de dentro da PBH, é típica de quem não pensa, não planeja e não gere responsavelmente a coisa pública, demonstrando bem o nível de governantes que nos lideram.
Eu não estou querendo pagar o mesmo imposto de um bairro pobre, idiota! Eu quero justiça tributária. O fato d’eu poder pagar o que você estipulou não me tira o direito de questionar esses absurdos. E os menos abastados? Os que perderam seus empregos ou fecharam seus negócios pela política “do fica em casa” do seu querido prefeito? É justo? O problema da PBH é gestão, meu caro. E digo mais! Essa cultura tacanha de quem teve mais “sorte na vida” ter que pagar extorsivamente por isso como se fosse um pecador precisa ser mudada na sociedade.
E pra ter “sorte na vida”, Zé Mané, acorde cedo, tome seu banho e vá trabalhar.
Parabéns, Cadu. De pleno acordo. É de fato uma extorsão partida do governo municipal.
Hélio Arêas.
😪😪
Parabéns, Cadu. De pleno acordo. É de fato uma extorsão partida do governo municipal.
Hélio Arêas.
Disse tudo, Cadu. Um absurdo!
Bernadete Blom
Texto perfeito, mas fico pensando: o que podemos fazer. Votar bem não resolve, é isso está mais que comprovado. Nossos candidatos, se não são corruptos, acabam vendidos pelo sistema. Nós brasileiros somos muito acomodados. Pagamos. A mídia poderia ajudar, não?
Certíssimo! Parabéns seu corajoso!👏👏👏👏👏
Guima
Perfeito Cadu.
Este Kalixo já deu.
Está milionário.
Meu apartamento é exatamente o mesmo do ano passado e o imposto reajustado!Porque???? Parabéns mais uma vez👏🏻👏🏻👏🏻
Edgar Tom Back
Realmente é um assalto Cadu !!!! A gente fica muito puto e paga !!
Édson Mariano
Exelente crônica . Temos a obrigação moral dando a resposta nas urnas . Parabéns Cadu , você como sempre brilhante nas suas colocações . Abraços , nina .
Caro Leão, mais um vez você ilustrou muito bem, com suas palavras, o cenário atual sobre os impostos altíssimos, mas com retorno precário para nós os trabalhadores, que damos duro no dia a dia.
O IPTU e acessórios representam parte de algo maior.
Parabéns pela coragem e posicionamento.
Kennedy Rossi
É REALMEBTE UM ABSURDO. CÂMARA DE VEREADORES NÃO PODE REVISAR ESSE ABSURDO????
Esta extorsão é em todo o país meu amigo Cadú, não é privilégio de BH.!!!!
Luís Alberto Leite
Exorbitente e irreal. Há uns 8 anos atras fui à prefeitura pra reclsmar do preço do IPTU e da classificação do meu imóvel que constava ” alto luxo”. A resposta deles foi…tire o revestimenyo de marmore e granito e essas lanças nas pontas da grade do predio que são consideradas, pasmem, luxo.. o predio tem 40 anos, 3 andared… conclusào, virou de “luxo” apenas e subiram mais o IPTU.
Muito bom Cadu.O iptu está exorbitante.Roberto Paolinelli.
Parabens Dr Leao pelo texto! E a você pela excelente complementação!!!
A maioria sendo conduzido por canalhas!
E se você, pessoa comum, não se envolver e tentar mudar isso, ninguém o fará! Está na hora de acordarmos!
Tatiana Tornieux
Muito bem!!!!!
Tomou papudo!!!!
Muito bem escrito e explicado. Pior que não tem a quem recorrer.
Cecília – Santos(SP)
Oi Cadu, esse seu blog está fazendo enorme sucesso. Recebi de duas pessoas diferentes.
Legal. Parabéns
Sérgio Menin
Excelente crônica !
Parabéns mais uma vez !!!
Leila Gontijo
Caro mestre e leitores,
Se ao menos tudo fosse revertido para benefício da população…
Somos não só extorquidos pelo estado mas literalmente roubados, um exemplo está na conta de água que você paga. Uma parte do valor se deve a tratamento de esgoto. Eu me pergunto:tratar é matar nossos rios? Você pesca ou pode beber água do Arrudas ou qualquer rio que passe por sua cidade?
Mas é para gastar na segurança pública. Muito bem, gastam muito nisso, não precisamos de muros, concertinas, câmeras, carros blindados.
Qualquer hora a Bastilha cai novamente! Brevemente irão cobrar o imposto do ar sem Covid!
Um abraço a todos!
Osiris Martuscelli
VERDADE ……Aqui também na minha Cidade o povo tá revoltado. Com o aumento do IPTU . MUITO TRISTE para os pobres. 😢😢❤️💋
Estrela Galvão
Carlos Eduardo, considero vc um homem de coragem . Não tem medo de falar a verdade
Esses políticos da esquerda Não pensam no povo e sim no seu bolso. Parabéns mais uma vc é pela tão extraordinária crônica expondo a situação do IPTU de Belo Horizonte
Vá em frente com suas verdades mostrando o que essa política suja é capaz de fazer
Grande abraço primo
Realmente não dá para entender. Esta discrepância entre as cidades com imóveis de valores semelhantes mostra a incoerência e incompetência (ou roubalheira mesmo) dos nossos governantes. Sempre mais preocupados com seus poderes e de seus partidos que com a população.
Parabéns pelo texto. Muito bom.
Abs, Alex MEIRA
Também estou sofrendo com este imposto. É um absurdo.
Emerson Fidélis
Excelente texto. Ou acordamos ou ficaremos sempre a mercê de uma classe hipócrita, despreparada e mau intencionada.
Alexandre Kalil é o típico político que devemos lutar para que saia da política brasileira. Não é o único, infelizmente. Estamos cercados de políticos desta estirpe.
Em São Paulo temos o Ricardo Nunes, que assumiu após a morte de Bruno Covas.
Bruno era o “poste” de João Dória, e Ricardo agora funciona como seu capacho. Governador caviloso, estúpido, age de forma absurda, prejudicando a população que governa.
Temos que lutar para que Alexandres, Ricardos, Joãos, e tantos outros oportunistas levianos saiam do comando da direção de nossos destinos.
Este é um ano de luta.
Empenho, esta é a palavra.
Parabéns Dr Leão pelo texto, e que Deus lhe continue dando saúde e inspiração para continuar nesta luta, que todos sabemos, é e será árdua.
Abraços.
Luís Fernando
Um verdadeiro assalto a mão desarmada.
Somos reféns desses políticos vagabundos.
Wanderley
A sensação é essa mesma:
ser proprietário do imóvel e ter que pagar aluguel…
🤬
Carluz Miranda
A sensação é essa mesma:
ser proprietário do imóvel e ter que pagar aluguel…
🤬
Já dizia um Turco, amigo do meu saudoso pai: Bagá, eu bago. Mas bufa, eu tenho dereito. Rs. Assim caminha a humanidade amigo! Abraço. Beethoven Franco
Amigo, gostei do EPTU. ….muito bom !
Extorsão pura!
Múcio
Esse artigo é um verdadeiro exercício de cidadania. Acho apenas que o senhor foi muito elegante e educado com quem não merece nenhuma consideração pela postura horrível ao majorar as taxas desse imposto sem pensar nos desempregados pós pandemia. É uma canalhice sem perdão, doutor.
Lindomar Assis ( de SP)
A questão ,sem dúvida, é de caráter !!!
Alexandre Wagner
Governar dessa maneira é fácil. Ao invés de diminuir o tamanho da máquina pública, fica mais fácil aumentar impostos. O pior no caso do aumento do IPTU e a conivência da Câmara Municipal, é o famoso toma lá e dá cá. Se tivéssemos bons políticos seria outra coisa.o pior ainda por ser num momento que toda população teve perdas com a pandemia. Mas o IPTU não quer saber, se o proprietário perdeu o inquilino do aluguel, e esse quebrou e seu negócio fechou, o IPTU não perdoa, vai ter que pagar. E para terminar o pior de tudo: se vc atrasa o IPTU a prefeitura manda pra cartório, a pessoa periférica deixa o IPTU, Cemig, Copssa pra trás para poder alimentar, e o pior é que fica vom nome no Serasa, e ainda tem que pagar taxas altíssimas do cartório. Sinceramente não sei a saída para isso.
Caro amigo, queria que fosse diferente ? O nosso prefeito e sua equipe sempre olha e pensa com o umbigo. Vc foi educado em escrever sua crônica. Abração
Realmente um absurdo o IPTU que eu pago.
Durante a gestão desastrada do Crivela durante três anos, amargamos um grande aumento, ano a ano.
Só nos resta pagar, e com certeza reclamar desse absurdo.
Este ano já sei que vem outro aumento….
Bom dia,Kadu!
Primeiro queria agradecer a sua presença em nossa concessionária Mercedes Benz.
Apoio inteiramente a sua posição sobre os valores cobrados em BH.
Henrique Maia
Na última frase você resume tudo que ele não quer. O que ele quer é acordar sem despertador, receber uma “auxílio” qualquer e passar o dia coçando e se embebedando reclamando da sorte que o abandonou. Triste sina de quem não compactua com este penassem To é sustentar os orçamentos nababescos da política que deseja manter este ciclo pecaminoso. Parabéns pra lucidez meu amigo.
Célio José de Oliveira
Na última frase você resume tudo que ele não quer. O que ele quer é acordar sem despertador, receber uma “auxílio” qualquer e passar o dia coçando e se embebedando reclamando da sorte que o abandonou. Triste sina de quem não compactua com este penassem To é sustentar os orçamentos nababescos da política que deseja manter este ciclo pecaminoso. Parabéns pra lucidez meu amigo.
Boa!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Alberto Simão
Corretíssimo. Expõe o cerne do achaque que sofremos
Alex Schott
Concordo com você , Alex Schott. O Dr. Leão com juba cívica , é polivalente! Abs. José Sílvio Rios.
Valeu Querido Cadu!!!
Essa farra tem que acabar!!! Vamos em frente!! 💪👏👏👏👏
Benjamim Gomes
👏👏👏👏👏
👏👏👏👏excelente parabéns!!
Abração bom domingo
Maurício Freitas
Ninguém deveria pagar um “aluguel” desse valor sobre um imóvel que é seu! A mesma coisa com os IPVAs! Absurdo…
Atágide de Assunção
Show Cadu!
Perfeito.
Parabéns!
Forte abraço.
Tonho – Vix
Realmente é absurdo. Revoltante. REPASSANDO!!!!
Fellet
Em BH você tem que pagar para morar no que é seu!…
Absurdo o valor IPTU….
João Castanheira
Bom dia Cadú! Quando e se acontecer do nosso povo se rebelar contra essas extorsões, aí começaremos a viver realmente com JUSTIÇA!
Helio Paoliello
Cadu, realmente esse IPTU de BH está na estratosfera.
Somos reténs deste tipo de governo, que temos de abolir nesta próxima eleição.
Ninguém aguenta essa carga tributária e ainda tem governantes que tripudiam e elevam este tipo de imposto.
Um absurdo e não nos dão nada em troca.
Fernando Bhering
Sou seu vizinho, sei bem o que é isso aí. Num ano de pandemia, aliás 2 anos, aumento de quase 10% num imposto que já era muito caro. Isto é um roubo a mãos armadas sem possibilidade de defesa. Crime ediondo, com certeza.
Melhor voltar para Vila Velha!
Fique em BH porque aqui em Vila Velha a coisa tá querendo ficar feia também. Mas vamos à luta e não deixaremos.
Luís Magnago
Parabéns Dr.Leao bem expressado
Paulinho
Corretíssimo e brilhantemente explicado!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Ticiano Cló
O imposto tem que ser alto, pra bancar os excessos da máquina pública e os desvios costumeiros! Alguém tem que trabalhar!!!
Giovana Freire