Escrever sobre “calvície” sempre dá ibope porque desperta grande interesse em, pelo menos, metade dos homens da Terra que já sofrem ou sofrerão inexoravelmente com o problema que passou a existir logo após Adão morder a maçã.
Não, não, não! Vocês não estão entendendo. Maçã não causa calvície, mas aquela mordida tornou Adão um pecador, um simples mortal sujeito a desenvolver e passar à sua descendência essa entidade clínica que se tornou, ao longo da história , o maior trauma estético do homem de todos os tempos.
Na história antiga, Cleópatra preparava poções à base de urina da serpente Naja que se misturava com algas nativas formando um guisado que ela, toda noite, aplicava nas áreas calvas do general romano Marco Antônio, seu grande amor, numa tentativa de revitalizar seus parcos cabelos. Uma espécie caseira de Capiloton ou Loção do Vicentino de Moeda da época.
Na história contemporânea o compositor Roberto Roberti compõe a famosa marcha carnavalesca “Nós os carecas” com o arrebatador refrão “é dos carecas que elas gostam mais”. Vamos e convenhamos, mas essa afirmativa é conversa pra boi dormir, altamente suspeita e com total conflito de interesse já que o compositor era proprietário de uma lustrosa careca.
Um parênteses: confesso achar o termo “careca” um tanto pejorativo e grosseiro. Tem um ar deselegante, diria. Embora imortalizado de norte a sul pela cultura popular e não molestado, por enquanto, pela nova ordem mundial de nomenclatura de gênero, confesso que prefiro os termos “calvos e calvas” antes que o “calves” passe a predominar por exigência de idiotas, cada vez mais em ascensão nos quatro cantos do mundo.
Muito embora a grande evolução da Restauração Capilar trazida pela técnica FUE seja uma realidade, a sua situação no mundo não é das melhores. Há hoje uma invasão da especialidade sem precedentes na história da Medicina. Todo mundo quer ser “cirurgião de calvície”.
Se esse “todo mundo” se detivesse apenas a médicos, mesmo sem treinamento para a arte, seria aceitável muito em função da legislação brasileira que permite ao graduado em Medicina fazer o que bem entender na sua profissão. Se errar, porém, e não tendo título de especialista naquilo que se aventura, o problema é com o CFM e a Justiça.
Pra piorar, diferentes profissionais não médicos que atuam na área da saúde estão se aventurando no Transplante Capilar Estético. Muito pior ainda são as denúncias de técnicos, tatuadores e cabeleireiros estarem se juntando à “tchurma” num flagrante exercício ilegal da Medicina. E esse fenômeno é um problema mundial, by the way, que parece não preocupar muito as autoridades oficias de saúde apesar das reiteradas denúncias das Sociedades Médicas da Especialidade, mundo afora.
Restauração Capilar não é apenas colocar cabelo na cabeça dos calvos. É uma especialidade que trata os mais diferentes problemas do couro cabeludo, sejam genéticos, doenças clínicas, tumores, traumas ou queimaduras. Calvície, falhas ou falta da barba e sobrancelhas apenas fazem parte desse amplo campo de atuação de uma abrangência técnica colossal.
Longe de se caracterizar em “reserva de mercado”, a Restauração Capilar, historicamente nas mãos dos cirurgiões plásticos e dermatologistas há mais de 70 anos, é Medicina raiz, sujeita às complicações inerentes ao seu exercício, exigindo do profissional competência para tratá-las.
Cabe aqui um alerta aos calvos para terem critério na escolha do profissional. Os maus resultados e complicações irreversíveis avolumam-se nas boas Clínicas. Medicina é coisa séria e não permite aventuras sob pena de estigmas que machucam indelevelmente o corpo e a alma.
ilustração: istockphoto.com
Perfeito e completo
Excelente !!! Sempre uma boa leitura para acrescentar e esclarecer. Parabéns Leão ! Li para Cláudio que gostou muito também .
Muito bom o seu texto, meu querido amigo!!
👏👏👏
Múcio Leão
Olá, Cadu! Ótimo texto. Abraço.
Bernadete Blom
Meu amigo Cadu !!! Não tá fácil assistir as autoridades de saúde de braços cruzados , vendo essa bando exercer de maneira ilegal a medicina .
Marcos Menegazzo
Perfeito
Doutor
Desde tempos imemoriais já se sabia Deus fez algumas cabeças brilhantes e em outras colocou cabelos.
😂😂
Cadú, declaro que ao ler o título enganei-me com o conteúdo , embora brilhante e esclarecedor como soe ocorrer, achei que fosse outro tipo de careca…..mas gostei! Abraço!
Hélio Paoliello
Parabéns Professor Leão, mais uma vez, pelo texto lúcido, divertido, real e de excelente instrução!! Sou seu fã!
Bacio Fratello
Carlos Sanseverino
Texto fundamental!
Hoje 50% do meu movimento é recuperar sequelados
de outros “profissionais”.
Do jeito que vc me falava em 2016
Tiago Miolo
Um bom cirurgião como o Dr. Carlos Eduardo faz a diferença.
Emerson Fidélis
Abordagem incisiva a respeito de tema grave q ocorre na medicina , mas tb na advocacia e outras profissões : o atrevimento dos oportunistas. Texto elegante, corretíssimo, como sempre nos brinda o Blog do Leão
Ardizoni
Infelizmente esta é a realidade em que vivemos. Graças à estupidez inerente aos nossos Judiciário, Executivo e Legislativo que criam leis estapafúrdias, a interpretam como lhes convém ou as modificam e vetam por princípios pessoais ou partidários, tornando a nossa medicina aristocrática um ato desgovernado em nosso meio e cujas atrocidades serão julgadas de forma arbitrária e ineficiente pelo mesmo judiciário que permitem tais barbaridades. Infelizmente, seguimos com a impunidade inerente em um País em que, cada vez mais, nos faz parecer que o crime compensa. Triste realidade, Deus queira que eu esteja enganado.
Parabéns pelo texto e pelo claro e sensato alerta aos calvos e calvas. Graças a Deus, a minha calva tive a felicidade e inteligência em tratá-la com vc, Mestre dos Mestres da restauração capilar.
Alex Meira .
Ola Cadu. Qual e o endereco do seu Consultorio mesmo?
Abc. Julio Pinheiro
Uauuu, @Carlos Eduardo Leao, que texto incrível! Informativo , cirúrgico , persuasivo, ácido (na medida), leve, bem humorado, educativo e delicioso de ser lido!
Parabéns!
AP
A Medicina nasceu sem Especialidades. Evoluiu, apurou conhecimentos. Agora, voltou ao que era. Cada um faz o que quer. Sobrará tratar sequelados. Forte abraço
Ithamar Stocchero
É muito triste o caminho que nossa ciência está tomando! Crônica extremamente necessária, papai! Parabéns!
Lulu
Artista completo, intelectualmente e manualmente.
Sensação inebriante ao ler o texto, tão bem redigido. Com inteligência e sarcasmo.
Parabéns Dr Leão. Artista completo.
Hilda Alfaro
Bom dia mestre Leão e leitores.
O que dizer em um país que tem mais faculdades de medicina que a Índia e que proporcionalmente supera até a China? O mercado é imposto por corporações educacionais pertencentes a poderosos que se preocupam apenas com a renda, o lucro. Não há hospitais de ensino crescendo na mesma velocidade. Nós próprios médicos somos responsáveis pelo nosso futuro sombrio seja por aceitar lecionar para tais grupos, para pós graduações, vendendo conhecimentos para terceiros e não dizendo um basta a tudo isso!
A invasão das especialidades é uma mera consequência da permissividade associada à não existência de vagas para residência médica., mas também pela crise econômica e moral imposta por anos de governos de esquerda que induzem ,impelem a massa imbecil a apenas copiar modelos que acreditam ser lucrativos!
Osiris Martuscelli
Excelente crônica! Mostra o antes, durante e a atual situação das especialidades médicas, tão sucateadas e menosprezadas pelos que delas necessitam. A restauração capilar é só mais uma a sofrer ” invasão”. Uma pena… Grande abraço! Ian Duarte
👏👏👏top. Bom que eu e vc não temos que preocupar rss
Bom domingo
Maurício Freitas
Meu caro Leão,
Ao começar a ler esta sua crônica, imaginava que que o assunto seria a respeito de um certo careca que há muito nos incomoda, ficando aliviado ao perceber que não chegaria à tanto e que o assunto era à respeito de interferência de profissionais desqualificados que se intrometem à realizar trabalhos em áreas que não têm competência.
Realmente estes caras são loucamente corajosos e irresponsáveis.
Mas êste problema acontece não só na área médica mas em urras também, como na engenharia.
Existe muitos que se atrevem também à construir, cometendo tantas falhas que muitas vezes não acontecem tragédias porque a Nossa Senhora do Concreto Armado impede.
Muito bem posto!
Grande abraço!
Eduardo Belisario
Muito pertinente , pois é coisa séria mesmo!
Elcio Espíndola
Totalmente de acordo!
Cris Linhares
Bom dia, Cadu. Muito oportuna sua crônica de hoje. Parabéns. O campo da medicina está sendo invadido vergonhosamente pelos chamados ou autointitulado “esteticistas” e à luz do dia, com a leniência das autoridades sanitárias e dos órgãos de fiscalização dos Conselhos de Medicina. E vivamos com essa babel de “especialistas”.
Muito muito bom como sempre!
…apesar do meu lustroso teto…
Denis Calazans
Bom dia! Muito bom e oportuno!!!
Lincoln Lopes Ferreira
Ótimo como sempre!! Bjs
Que maravilha, Cadu! Assunto importante, abordagem agradável, passando do divertido histórico e popular até a realidade atual séria! Esse foi mais Cadu do que nunca, abusou da eloquência e criatividade! Parabéns!
Cido Carvalho
A vida é feita de escolhas.
Já está passando da hora de dar uma freada nos excessos e abusos que estão sendo cometidos a todos momentos por profissionais não qualificados. Até médicos.
Muitos pacientes tem sido enganados e lesadoa.
É necessário saber escolher o profissional que vai realizar o procedimento, qualquer um, por mais simples que possa parecer.
Os danos podem ser muito severos e definitivos.
Parabéns pela crônica. Abraços fraternos.
Manoel Rocha. De Vitória- ES.
Excelente texto!