Quando você chega aos “enta”(40, 50, 60…), bem-vindo ao clube: é como entrar num túnel sem volta, mas com muito conteúdo. Aos 50, você ganha um brinde vitalício: duas dores novas por dia, sem escolha no cardápio. Já aos 60, parabéns! Você desbloqueou o modo “o que vier é lucro”. É tipo videogame, só que com menos mobilidade e mais hemogramas e exames de glicose.
Mas vamos combinar: envelhecer virou privilégio de luxo. Tem fila de espera! Então que se danem as dores, as juntas que rangem mais que porta de armário velho, as rugas que parecem mapa hidrográfico, as orelhas que crescem descontroladamente (sério, parecem cinzeiros para charutos!), o nariz apontando pro chão como se tivesse perdido as esperanças, e os óculos – seus novos melhores amigos inseparáveis. Ah, e nem vamos falar das “cositas más”, porque tem coisa que nem Freud explica.
Agora, mesmo com saúde (olha que milagre!), tem umas modernidades que me assustam: a tal “autonomia assistida”. Nome bonito pra dizer que estão te cercando como se você fosse um panda em extinção. Já deixo claro: se eu ainda posso decidir a hora de comer, o que comer, onde ir e com quem reclamar da vida, por favor, não venham me colocar numa redoma de vidro com borda de borracha.
Quero mais é viver! Com um certo risco calculado, claro, como andar sem bengala ou comer um torresmo sem consultar o João Serro Azul. Porque viver não é só evitar o fim, né? Às vezes, um pequeno excesso é o tempero que falta na moqueca capixaba da existência.
E tem mais: esse negócio de esconder notícia ruim achando que o vovô aqui não vai aguentar é o novo spoiler da vida real. “Ah, não conta pro vovô que o mundo tá em guerra, que o dólar subiu e que não vai ter jeito pro IOF…” Gente! O velhinho século XXI quer saber sim. Quer decidir o que fazer com o pouco ou muito tempo que ainda tem. E, sejamos francos, depois dos 60 a gente já vive no modo sem tempo, filhinho.
Queremos proteção, sim. Mas sem que ela vire uma jaula acolchoada com cheiro de lavanda. Não me venham com falas do tipo “calma” ou “deixa de teimosia” só porque eu não quero fazer o que vocês acham que é melhor pra mim. Isso não é cuidado, é tentativa de golpe de Estado. A revolução da bengala vai começar!
E claro, no fim das contas, a gente só quer manter a coisa mais preciosa que resta: a autonomia. Enquanto eu tiver cérebro, quero usá-lo – nem que seja pra reclamar do barulho, do preço da gasolina ou dos jovens que falam “cringe”.
Até que chegue o glorioso Dia D, aquele “pá-puf” súbito e elegante, que é o final feliz de todo ser humano esperto. Porque, sinceramente, não se trata de viver mais. É sobre viver com dignidade, com liberdade e com uma boa dose de sarcasmo até o último suspiro.
E isso ,Cadu. Enquanto não estivet dando brngalada a torto e a direito, me deixe fazer o que eu quiser. Autonomia já!
Abc
Julio Pinheiro
Viver com dignidade e liberdade é a verdadeira essência da vida. Que tenhamos liberdade para escrevermos nossa história, rica em autenticidade e coragem até 7 dias antes daquela missa.
Célio José de Oliveira
Ótimo 😊
Maravilha Cadu! Um bálsamo para nossa geração, que os nossos cuidadores tenham essas sábias inspirações!
Cido Carvalho
Excelente Cadu! Resumindo toda a verdade! Torresmo e moqueca capixaba, a sua elegância de sempre e o Havana na velhice faz de você um grande Lord!
Rômulo Mene
Viver com dignidade e liberdade é a verdadeira essência da vida. Que tenhamos liberdade para escrevermos nossa história, rica em autenticidade e coragem até 7 dias antes daquela missa.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Silvana Leão
Parabéns pela bela crônica.!!!
Luís Alberto Leite
ATÉ O NOSSO ÚLTIMO SUSPIRO…
👏👏👏👏👏👏👏👏
Alex Wagner
Muito bem descrito o caminho real. Inevitável. Mas, se não estou morto, estou lúcido, capaz de querer , andar, apreciar, sorrir , etc , o q fazer aos 8.9. kkk
Boa tarde ! Perfeito ! Parabéns !
Lincoln Lopes Ferreira
SENSACIONAL😂😂😂😂😂😂😂😂
Grande verdade!
Esta tal “autonomia assistida”
tem sido o meu grande problema!
Juro meu filho, q aos 91 anos e lúcida, poderia ter pelo menos
uns 10% de autonomiazinha!
Bjsss
Falou tudo Cadu !!
Cinzeiro de Charuto foi demais .
Kkk
👏👏👏
Marcos Menegazzo
👏👏👏
Muito bom Cadu.
Você tem o dom da palavra e escrita.
Paulo Randal
Leitura leve e divertida, perfeita para uma manhã de domingo, mesmo para quem ainda não chegou nos enta.
Forte abraço do seu amigo Lucas Albuquerque.
Meu amigo tenho um amigo que diz assim, meu amigo Abel depois dos 50 o dia que vc acordar sem dor meu amigo vc morreu !! 😬😳😂😂
Vc sempre com o dom da palavra e seu texto fantástico
Forte abraço!!
Jorge Luis Abel
Que maravilha, adorei. Espero continuar como um panda livre e libertário até o fim. Humor é o melhor remédio pra tudo nessa vida!
Sempre escrevendo muito bem !!!
Leitura fluida e agradável em qualquer tema
Eu brinco sempre, e digo que se Deus realmente existir, se for meu amigo, há de me mandar um raio na cabeça quando achar que eu não tenho mais utilidade para mim e os meus semelhantes…
Aliás nesse mundo meio sem pé , nem cabeça, estou cagando pra viver…
O que espero é não ficar a vegetar antes disso…
Eu só acrescentaria no último parágrafo, o último suspiro ou o último peido… O que vier antes
Bom domingo para você e sua família.
Dan Mendonça
Muito muito legal
Verdade verdadeira
Alfonso
Adorei!
💊🎯
Passando para meu grupo de faculdade. Como vc deve saber eu fiz UFSM no RS. Hoje todos temos + 60!
Henrique Radwanski
Bom dia Cadu!!!
“Até o último suspiro “ AMÉM!!!!🙏 Parabéns rsrsrsrs👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
FELIZ DOMINGO!!!!!🎁🎼😘😘😘😘
SÔNIA SAADI
Excelente 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Lincoln Neto
Adorei Cadu, comecei o domingo bem humorado
Abracão
Paulo Kuczynski
Valeu Cadu!!!
Vamos sorrir sempre!!!!
Terça é dia!!! 💚❤️💚❤️
Benjamim Gomes
Excelente como sempre Dr carlos Eduardo Leão
Maravilhoso este texto! Ontem em um jantar falávamos sobre alguns filhos se tornam chatos e não respeitam a necessidade de autonomia do idoso. Como sempre, um texto gostoso de ler e de lembrar. Você é TOP demais querido !!!
Parabéns, grande amigo e colega. Boa reflexão. Verdade pura! Forte abraço. Ailton de Araújo Cerqueira
Beleza de texto, grande Cadu! Complementa com sabedoria e bom jumor, os muitos semelhantes que recebemos todos os dias. Abraços. Roberto Pires
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Repassado à exaustão!!!!
Alberto Simão
Boa estória
LFAR
Bom dia Cadu. Belo texto. Já está nos EUA para acompanhar o Flu? Forte abraço do seu amigo.
João Serro Azul
Autonomia… sintetizou o mais importante:
Andar … pensar … falar com coerência.
A algum tempo me perguntaram se eu não ia aposentar no q respondi:
Agora que aprendi como fazer como posso parar?
Aos 76 a mão ainda não está tremendo.
Abc.
Adissi
Maravilha! Perfeito!
Ticiano Cló
Muito bom
Kkkkkk
A orelha que cresce e o nariz que desce foram muito bons
Vinicius Felicio
Sensacional amigo 👏👏👏👏👏👏
Bom dia
Adorei parabéns sumiu
Apareça.
Arthur Cavalcanti
Best ever. Bom dia
Jorge Menezes
Bom dia Cadu. Eu, que já estou nos 90 e uns anos, sinto-me um ser que acumulou conhecimentos ao longo da vida para desfruta-los (com acento agudo no a) no final da estrada. Não me sinto um velho, mas sim um idoso que vive ainda das benesses que Deus nos proporciona. E vamos que vamos, com fé e altivez. Grande abraço.
Hélio Arêas
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Helênio
Estou com 91. Ainda lucida
Vou repassar para a familia . Talvez lendo.me entemdam