Será que o coronavírus erradicou as outras doenças no Brasil e no mundo? Não tenho notícia de outra causa de morte esse ano. Estranho, não?
O cronista vive do “insight”. Algo que o inspire e o faça correr pro teclado e escrever. E tem que ser rápido se não ele, o insight, passa e perde-se o fio da meada. Hoje, a minha fonte de inspiração são os doutores Honório Menezes, de excelente texto, e André Miolo, de criativos “stories” no Instagram. Pensamos igual, somos médicos e por essa máxima razão super respeitamos o coronavírus mas, por incrível que pareça, achamos que há nele um lado oculto a ser estudado.
Desde que apareceu no mundo e aqui no Brasil, o corona chinês praticamente erradicou outras “causa mortis”. Ninguém mais morreu de outra coisa. Acabaram- se os infartes e AVCs, que até ano passado matavam 300 mil brasileiros/ano. A dengue, coitadinha, caiu totalmente no ostracismo. Mas também, só matou 754 em 2019 e nos dois primeiros meses de 2020 apenas 94 mil novos casos. Caiu de moda, filhinha. Você não é mais notícia. Desnutrição, Enfisema, HIV, Diabetes e Câncer desapareceram dos atestados de óbito brasileiros.
Tuberculose não tem nem glamour nem importância. Matou mais de 4 mil patrícios em 2019 e por um “lapso” jornalístico desapareceu do noticiário. Acidentes de trânsito são coisas do passado na traumatologia médica e não mata mais ninguém. Esse verdadeiro milagre estende-se à violência. Nenhum tiro matou qualquer brasileiro desde que o coronavírus chegou por aqui o que nos faz crer que a única morte que se admite é a causada por ele. Até alguns governadores tem instruído as pessoas a morrerem de coronavírus e que, na dúvida, seja sempre ele, o coronavírus, o causador. Se alguém, por rara violência, morrer por um tiro na barriga, a causa mortis será o covid-19 caso não se tenha certeza do calibre do projétil assassino.
Quando não mata, há forte suspeita de que o coronavírus promova alterações mentais a serem estudadas pela ciência. Ciro Gomes se juntar ao Poste e Lula, de gravata verde-amarela, falar bem do governo e defender Bolsonaro de ataques da imprensa, são exemplos inequívocos desta suspeita clínica. Alguém sabe do paradeiro de Ronaldinho Gaúcho? Alguém tem notícia do Flamengo, do Palmeiras ou da Seleção? Quem saiu do BBB? Alguém se arrisca? Ou seja, gente, a extrema-imprensa que já é sabidamente lesada pelo vírus da inconsequência, piorou com esse análogo chinês e não há outra palavra em seu dicionário venal que não seja coronavírus, disseminando pânico, desestabilizando a nação na espúria tentativa de derrubar o presidente, a única chance que ela tem de continuar respirando.
Estou escrevendo e assistindo a CNN, uma versão atualizada da Globo. Na entrevista de hoje, o time governamental reunido estava acrescido de Ministérios afins, além da Saúde, numa atuação multi e interministerial, importante na logística do combate. Mas os ferinos estão aqui vociferando de que isso é uma perda de prestígio do competente Ministro da Saúde. É inacreditável! Perguntado se ele deixaria o governo, antes de Mandetta responder, Braga Netto, o chefe da entrevista, tomou o microfone e se antecipou ao arguido, respondendo com um sonoro e definitivo “não” e que “não há essa possibilidade”. Mas, uma âncora loira, bem ao estilo Barbie paraguaia, entendeu que Braga Netto respondeu, titubeante, que, “por enquanto não”. E outros comentaristas seguiram a linha da Barbie e, dissimulados, criam uma narrativa imoral, mentirosa e de instabilidade institucional. Eu assisti ao vivo, meus caros jornalistas. Vocês não têm vergonha na cara de tentar iludir, criar factoides e, torpes, enganar seus assinantes? Concordo com Mandetta. Isso é sórdido.
O coronavírus, além de mais um problema pandêmico da humanidade, é, no Brasil, o álibi perfeito para os incompetentes, os oportunistas, as viúvas da boquinha, os Lava-jateiros, além de grande aliado da extrema-mídia que nele encontra sua única esperança de sobrevivência, o que seria mais um milagre do “made-in-China”.
Fontes pesquisadas
MUITO LEGAL!
GRANDE ABRAÇO
Excelente texto, real para os tempos atuais, bem humorado e inteligente como sempre!
Um abraço chefe.
Anderson Ramos.
Caro Kadu.
Li.
Delicie-me com a descrição de “Sai da rua velho” .
A Eliane sofreu o mesmo preconceito quando caminhava no quarteirão com a cachorrinha.
Fazer o que?
Gostei da crônica mesmo!
Emílio Epifanio
Brilhante Cadu estamos juntos tenho a mesma cabeça…….branquinha……Abço forte.
Hélio Paolielo
Muito bom, meu querido Cadu! Fiquei com ciúme deste Cristiano, que nem conheço e com certeza mais novo que nossa amizade!
Eu ainda não preciso de acompanhar no Tif’s mas já estou pensando em virar seu paciente ( minha coroinha está virando uma saída das entradas!
Obrigado por um texto alegre para variar!
Só acho um erro fatal: a foto do início, aí nós não temos chance!
Um grande abraço!
Mucio
Oi Cadu! Que beleza de crônica! Pra estar descontraído assim, nem deve estar assistindo aos variados noticiários da Globo. Acertei? Boa noite!
Angelina Lopes
Que bom, podermos rir um pouco, diante de tanta notícia ruim. Adorei!!!!
Exelente e muito divertida crônica . Parabéns Cadu !!! . Nina
Esqueci de assinar: Donizete Pepe!!!
Excelente crônica, caro Cadu. Cirúrgico, como sempre!!!
Momento ótimo pra essa crônica, me lembrou do garoto Chuck no avião..( só entende quem leu). Muito bom! Abraço do seu amigo Fábio Bongiovani.
Estava sem internet. Li agora e me diverti demais…. só vc mesmo. Este conselho havia te dado há um bom tempo kkkkk abração
Ellos Nolli
Boa!
“Pior que greve de caminhoneiro”…KKKKKKK
Henrique Radwanski
Bem humoradíssima e tão verdadeira!!! Cá entre nós, homens grisalhos são imbatíveis!!! Relaxe…
Cris Ramos
Bom dia,Dr. Carlos.
Tenho recebido seus textos pelo twitter.
Este ficou especial.
Uma mistura de comédia, política com muita realidade.
A Patrícia não pode ler o seu texto sob pena de achar que fomos comedidos em nosso estoque de combate pandêmico. Afinal, depois do cataclisma conjugal domiciliar dos Cristiano’s , ficamos nos sentindo inseguros.
Parabéns mais uma vez pelo texto.
Divulgação feita
Grande abraço.
O.s
P.s.: não mexa em sua cabeça de prata!
Reynaldo
Divertidíssimo, Cadu! E, assim, vamos levando! Eu ainda tenho a sorte de morar em um prédio onde ocupamos, com filha e genro, nora e filho, mais seis netos, três andares. Trocamos os andares nas comemorações. Almoços de sábados, mantidos em casa. Parabéns pelo brilho da letra! Grande abraço.
Ithamar Stocchero
Vai ter que pintar o cabelo ou comprar um jeta, kkkk
Maurício Freitas
É bom poder sorrir outra vez !!! ????
Parabéns! Rssss
Espetacular, caríssimo amigo Leão!!!
José Elcio Monteze
Excelente meu amigo Cadu
Carlos Roxo
Cadu
Bem escrito, como sempre, exprime nossos sentimentos de sessentões, observa tbem a tbem a preocupação feminina, parabéns
Continue escrevendo essas pérolas.????????????????
Grande Cadu!!!!!
Puxa vida , achei que só eu me sentia assim , e já passo dos 67 ….
E olha que o carro é vermelho também.
Bom gosto da idade.
Grande abraço.
Seremos outros após o “efeito corona”Certamente melhores, Cadu
Walter
Magnífica! Me identifiquei geral!!!
Mandou bem , com certa irreverência ????????????
O bom humor é algo que encanta. Confesso que vai ser difícil de nos acostumarmos com seus cabelos negros ou em 50 tons de outras cores mas pelo amor de Deus, não pinte acaju. Grande abraço amigo.
Hoje, pelas circunstâncias, melhor do que sempre. JB Ardizoni Reid
Ótimo pra descontrair A gente precisa deste “time”da
TV
Grande abraço
Muito bom , vc fica melhor assim!!
Me diverti um bucado, seu véinho serelepe!
João Batista Oliveira Filho
Otimo Cadu!! Precisao cirurgica!!
Reynaldo Dietze
Kkk. Ótima! Mas por favor, nunca pinte as madeixas… Abraço
Margareth Amorim
Kadu
Vc escreve muito bem e fala de maneira poética da loucura que é esta pandemia: quarentena. Ela está mexendo muito com a gente e até levando ao conhecimento profundo da pessoa com que vc vive uma vida inteira e so começa a conhecer agora. Será que tenho que casar de novo? So sei que festa não terá , pois a crise levou todo nosso dinheiro e lua de mel também não, podemos nos contagiar
Beijos
Daniela
Sensacional!!!
O bom humor cura tudo!!
Ao final do isolamento não existirão mulheres
louras.
E nós, morenas, estaremos grisalhas!!
Hahaha ????
Aff, quantos babacas! Você é o máximo papai, adorei o texto!
Luiza
Excelente amigo!
É disso que está faltando nessa quarentena
Paulinho
Isso, Cadu! O bom humor nos salva! Sempre…
Cris Linhares
Mais um espetáculo de texto.
Parabéns.
Reynaldo Figueiredo
Parabéns amigo, sou seu fã!
Rafaelle Muricy
Meu caro Cadu estou rindo até agora da sua crônica. Só não sei se me acostumarei com vc de cabelo acaju 49
Célio José de Oliveira
Cadu, pensando bem, você louro vai ficar jovem. Experimente nesta fase de quarentena.
Emerson Fidélis
Kkkk
Muito boa Kadu
Renato Lage
Parabéns Dr Carlos Eduardo Leao. Colo vc sempre diz excelente !!!!
Cadu, muito bom , vc ve q o virus ta afetando tudo, até um X5 tem inveja de um Cayman, faltou vc responder, isso nao é carro, é um mito
Elvio
Muito bom!! Bem-humorado e retratando o que muitos estão vivendo.
Meu pai tem 63.
Sempre garotão.
Este “corte de idade” imposto a ele tem sido de grande consciência sanitária, mas um super “baque” pois o mesmo nunca se sentiu nesta idade e também pouco a aparenta.
Forte abraço, Professor.
Fico aqui imaginando o esportivo vermelho. Rsrs. Principalmente por saber seu apreço por carros.
Juliano Pereira (Campinas/SP)
Eu e Ricardo adoramos!!!
Demos boas risadas Cadu!!!
Mara Reali
Desta vez vc se superou .Excelente texto!
Obs; sofro da mesma dificuldade capilar.
Julio Pinheiro
Muiiito preocupada daqui, pois temos a mesma idade…????????????
Adorei, Cadú!
Muito poético!
Saldanha
Adorei, me fez rir muito!!!!
Fellet
Desta vez está impagável querido Cadu!!! Sergio leite
Você é magnífico Dr. Carlos. Precisamos de alegria ! Parabéns pela crônica . Abraço.
Diogo
Adoro o blog do Leao. Ainda tenho tinta para pintar a raiz dos cabelos. Kkkkk. Mas a unha não consigo fazer Kkk
Alda
Hahahahahahaha ameeeeei!!!!! Precisamos rir um pouco de tudo isso!!! Pior que é desse jeito!!! Parabéns!!!!
Dr Carlos, sua crônica de hoje foi deliciosa!
Ri muito, seu humor aguçado, sem exagero, com gostinho de quero mais!
Muito obrigada por começar o dia com uma gargalhada!!! Mesmo com os cabelos totalmente brancos!
Guima
Muito bom!!!
Como participo do grupo de resistência ao rejuvenescimento fake (tingimento capilar, complexos vitamínicos …) fico com meus 50 tons: DE CINZA!
Nenhuma cor tem tantas variações !!!!
Abraço,
Homero Gusmão
Adorei Kadu!!
Ian
Leão, excelente crônica. Ri muito.
Jorge Miranda
Texto leve e agradável, mas ,Como sempre excelente!
Ruddy
Rsrs, muito bom e divertido, Cadu
Sérgio Menin
Sensacional !! Realista e didático . Parabéns!!!
Manoel Mário
Parabéns pela crônica!
Realidade crua e nua, mas com humor!!!
Vai passar…
Abs.,
Gustavo Mercadante
Como sempre muito bom e, desta vez, com ótima dose de humor. Sem excessos. Parabéns.
Manoel Rocha
E olha que a gente ainda está calma, né?
Thaïs
Essa mais humorada e sem política ficou ótimo!!!
PC Sales
Adorei!!!
Lydia
Cômico, hilário. Porém é a realidade. Parabéns
Muricy
Incrível! Parabéns pela crônica!!
Mauro